Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prefeitura Municipal de Caraúbas
Secretaria Municipal de Saúde

INFORME SOBRE TUBERCULOSE
17 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DE COMBATE À TUBERCULOSE
“Segundo dados do Ministério da Saúde, a tuberculose é um importante problema de saúde pública, estima-se que 57 milhões de pessoas estejam infectados pelo bacilo da tuberculose no Brasil. Anualmente são notificados 72 mil casos novos e 4,7 mil mortes em decorrência da doença”.
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges( as membranas que envolvem o cérebro).
É transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença.
O principal sintoma é a tosse por mais de 3 semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno.
A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A vacina BCG, obrigatória para menores de 1 ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por esta vacina.
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente. Após 15 dias de iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou campanha de tuberculose no mês de setembro.
·         Informações sobre a doença, tais como, sintomas e transmissão, foram repassadas casa a casa pelos Agentes Comunitários de Saúde;
·         Trabalhos educativos nas unidades de saúde pelos profissionais das equipes de saúde da família;
·         Realização de reuniões com o tema “ tuberculose”nos grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes.
·         Busca ativa de casos já tratados para serem reavaliados, paciente e familiares;
·         Busca ativa de casos novos, pessoas com tosse a mais de 3 semanas;
·         Realização de programa de rádio “bate papo saúde”
·        Realização de baciloscopia ( exame de escarro ).

Enviado por: Wellton Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário