Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011


Prefeitura Municipal de Caraúbas
Secretaria Municipal de Saúde

INFORME SOBRE DIABETES MELLITUS

14 DE NOVEMBRO - “DIA MUNDIAL DO DIABETES“

“Segundo dados da Federação Internacional do Diabetes: existem 245 milhões de pessoas no mundo com diabetes, no Brasil temos 10 milhões e aparecem 500 novos casos por dia.”
 É uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Há três tipos de Diabetes Mellitus, que são: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
A causa exata ainda não é conhecida, no entanto acredita-se que alguns fatores são predisponentes, como por exemplo: sedentarismo, obesidade, cirurgias (principalmente as pancreáticas), dislipidemias e hereditariedade.
Os sintomas mais comuns do diabetes compreendem a micção aumentada, sede aumentada, apetite excessivo, perda de peso e hiperglicemia.
O diagnóstico é através de relatos clínicos do indivíduo, acompanhado dos valores glicêmicos.  O nível esperado da glicemia em jejum está entre 70 a 100 mg/dl.
O diabetes é uma doença que traz como complicações a hipoglicemia, hipertensão arterial, comprometimento renal e da visão, além de neuropatia (pé diabético).
O tratamento para o diabetes consiste em conscientização do indivíduo sobre a problemática, alimentação adequada e equilibrada, prática regular de atividades físicas, uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico e monitorização dos níveis glicêmicos periodicamente.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CARAÚBAS

A saúde é um direito social básico e de cidadania.  A Secretária Municipal de Saúde adota uma Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População, realizando a cada mês uma campanha educativa.
No mês de outubro a campanha trabalhada foi “Hipertensão e Diabetes”.

Na atenção a Diabetes foi realizado:
·         Trabalho educativo com palestras nos postos de saúde pelos profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF);
·         Visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas suas áreas de abrangência, levando informações sobre o diabetes;
·         Participação de profissional da saúde no programa de rádio da Secretaria Municipal de Saúde “Bate Papo Saúde”;
·         As equipes da Estratégia Saúde da Família receberam kits para realizar os exames de glicemia em sua comunidade;
·         Na zona urbana e rural as equipes organizaram pontos estratégicos dentro da sua área de abrangência, com o objetivo de levar informações à comunidade e fazer o teste de glicemia na população de risco;
·         Realizado trabalho na feira-livre, usando a Unidade Móvel de Saúde, onde os profissionais fizeram a parte educativa e o teste de glicemia, esse trabalho foi realizado nos dias 15/10 ( feira livre, setor frutas e verduras), 22/10 ( próximo ao Banco do Brasil) e 29/10 ( próximo ao mercado público).
      Fonte: Secretaria Municpal de Saúde
 F

Nenhum comentário:

Postar um comentário