Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Caraúbas terá reparos para a melhoria no Sistema e Abastecimento terá suspensão em fornecimento dias 11 e 12, sexta e sábado


Durante visita na cidade de Caraúbas, no dia 26 de outubro passado, o Gerente Regional da CAERN, com sede em Mossoró, Francisco Nehilton Negreiros de Barreto foi recepcionado pelo Secretário de Governo Édson Moraes no gabinete do prefeito Ademar Ferreira da Silva,  quando  na oportunidade anunciou melhorias no abastecimento  d’água do município. Em Entrevista   ao blog Icém Caraúbas o Gerente Regional da CAERN, Francisco Nehilton Negreiros de Barreto disse que estariam trabalhando para ver quais as soluções a curto, a médio e longo prazos.
Na oportunidade ele ressaltou: “Sabemos que o sistema de abastecimento d’água do município de Caraúbas, é precário, antigo”, atestou. Segundo ainda o gerente do órgão,o abastecimento implantado no município em 1978, foi previsto para atender a uma demanda em até 10 anos, no máximo de pouco mais de 1.500 usuários ou ligações.
Mas com o crescimento e o desenvolvimento da cidade não teve como tornar-se eficaz a oferta, principalmente porque praticamente não foram feitos investimentos compatíveis, principalmente na rede de distribuição.
 
Em relação à UFERSA ele disse: “Com a chegada da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (UFERSA) a cidade de Caraúbas, com certeza vai trazer um grande desenvolvimento, e nós estamos tentando nos preparar para este período pelo qual esta passando o município de Caraúbas, com medidas em curto prazo, que são: retiradas de vazamento da adutora, onde há algumas semanas atrás já foram feitas algumas revisões e a metade dos vazamentos já foram solucionados”. Ele também pediu para a população de Caraúbas que se prepare para uma paralisação no Sistema de dois dias no abastecimento de Caraúbas.
Paralisar para Melhorar
Nehilthon está alertando à população de Caraúbas   que, nos dias 11 e 12 vai haver uma paralisação em todo o sistema de distribuição e abastecimento , quando serão verificadas  todas as tubulações e tirados Todos os vazamentos desperdícios d’água ao longo da adutora e no sistema de captação e distribuição d’água de Caraúbas.   “Aqui vai um alerta para a população que durante estes 2  dias se preparem, para não passar por dificuldade  no tocante ao abastecimento como um todo” alertou Francisco Nehilton” destacou o gerente regional da companhia de águas e Esgotos.


Comunidade do Apanha Peixe

Zona Rural
O Gerente Regional da CAERN também falou da adutora da comunidade do Apanha Peixe: “Com relação à adutora do Apanha Peixe nós estamos já preparando algo em curto prazo, para chegar água em algumas comunidades, como a situação de São Geraldo que é crítica e estamos pensando em melhorar a situação do poço”, prometeu. Também o gerente assegurou ao povo de Caraúbas que  vai ser feita uma  fiscalização minuciosa da adutora, aonde informações chegam até nós que existe uma quantidade enorme de furtos, o conhecido gato. “ Vamos procurar saber quem são as pessoas que estão cometendo estes furtos e conseqüentemente punir os infratores, pois se tirar os gatos que segundo informações são muitos e não houver nenhuma punição, conseqüentemente eles vão voltar a praticar os mesmos delitos”. Disse.
Regiões mais altas-
Em relação à situação das regiões mais altas da cidade, que às vezes     demora 15 dias para a água chegar as casas mais distantes, ele disse: “Nós estamos preparando um projeto junto ao governo federal que já foi pré - aprovado, onde vai ser investido  mais de 8 milhões no município de Caraúbas, onde vai ser instalado esgotos para o esgotamento sanitários e também a melhoria do abastecimento de água, em que consiste, nas melhorias na rede de abastecimento, construções de mais reservatórios e com certeza vai resolver definitivamente o problema do abastecimento de água no município de Caraúbas”. Finalizando suas declarações Nehilton  comprometeu-se: “Então a solução definitiva para vocês é com esta obra. No entanto, nós iremos fazer um trabalho paliativo e iremos ver um local mais apropriado para colocarmos uns Boosteres para abastecer esta região que irá diminuir a falta de água nas localidades mais altas da cidade e com certeza a rotatividade do abastecimento de água na cidade irá melhorar significativamente, enquanto o projeto não for executado. O projeto estáprevisto para o final deste ano. Juntamente com o Gerente Regional da CAERN - Francisco Nehilton Negreiros de Barreto, a equipe técnica da CAERN, como também, o Secretário de Governo - Edson Moraes, Secretária de Políticas do Campo e Meio Ambiente - Sheyla Gurgel e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - José Maria Júnior, quando da vinda do gerente regional da CERN à Caraúbas no dia 26 de outubro.

Fonte: Equipe de Assessoria da PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário