Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secretaria de meio ambiente busca solucionar questão dos resíduos sólidos e participa de reunião regional do Consórcio do Alto Oeste

Em mais uma reunião a nível regional com representantes dos 44 municípios participantes do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Alto Oeste, no intuito de viabilizar ações no sentido de garantir a logística de implantação de sistemas integrados de aterros sanitários. Apresentados alguns estudos da realidade de cada cidade no tocante do manuseio e controle do lixo.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), divulgou o estudo para que cada município saiba e se conscientize sobre sua realidade e possa fazer um trabalho melhor em sua logística e manuseio dos resíduos.
Caraúbas foi destacada no trabalho junto às cooperativas, com o reaproveitamento e a reciclagem, na organização de seus catadores, além de ser um dos únicos a conter uma coleta diferenciada de lixo hospitalar.
O secretário de políticas do campo e do meio ambiente , Lucinaldo de Souza, acompanhado do presidente da ACRESEA, Rivaldo Fernandes, estiveram no evento onde tiveram a oportunidade de ficarem mais informados sobre a preparação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Atualmente, Caraúbas luta em busca de um novo terreno novo para definir uma nova Unidade de Transbordo, e assim extinguir o lixão da cidade que causa riscos a saúde pública. Segundo, Lucinaldo, conhecido também como “Naldo do Recanto”, já havia o procedimento pronto para aquisição de um novo terreno, porém o mesmo faleceu e dificultou a compra de seu bem que agora está sobre o poder de seus familiares. Estão em andamento novos estudos de terrenos e da disponibilidade destes.
A expectativa é iniciar o trabalho em aterros controlados, mais viáveis para o meio ambiente saúde pública, unindo ao trabalho de reaproveitamento de resíduos recicláveis. Outra luta travada pela municipalidade, é a de angariar recursos e assim promover uma boa manutenção dentro do consórcio de resíduos sólidos. Segundo dados da própria SEMAH, 90% de todo o estado nunca receberam nenhum recurso federal para os serviços ligados ao saneamento.




Fotos: ASSCOM - Prefeitura de Pau dos Ferros
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário