Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Artistas e jovens Caraubenses prestam homenagem ao Dia da Arte e abrem consulta pública sobre a cultura local

Comemorando o Dia Nacional da Arte, o Conselho Municipal de Política Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN, realizou programação especial na manhã desta quarta-feira, dia 12, para o lançamento da consulta pública com o objetivo de acolher propostas para o Plano Municipal de Cultura. O lançamento foi realizado no auditório no Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão", contou com a participação de artistas, instituições, sociedade civil.
Segundo o Conselho Municipal, a disponibilização da consulta pública trata-se de um momento no qual todos os cidadãos do município podem participar ativamente, pois a consulta pública busca o aperfeiçoamento das metas do Plano Municipal de Cultura, com as contribuições dos diversos segmentos da sociedade. Indivíduos, grupos e atores culturais são convocados a contribuir para que transformem a atual realidade cultural do município. A consulta representa uma oportunidade para dar visibilidade, legitimidade e transparência ao processo de consolidação do Plano.
O encontro foi aberto com a participação Canindé Costa, que é membro do Conselho Municipal de Política Cultural, com voz e violão. Canindé Costa é um dos talentos caraubenses, professor da Escola Estadual Lourenço Gurgel, Canindé desenvolve trabalho com a música dentro da Igreja católica de Caraúbas.
Após a abertura, o Clube Amantes da Poesia “Leto Fernandes” se apresentou através dos violeiros Damião da Silva e Zé Monteiro, mostrando um dos principais destaques da cultura nordestina, a cantoria de viola e a poesia popular.
Logo na sequência, as oficinas do Ponto de Cultura se apresentaram com a participação dos jovens talentos caraubenses, através do Grupo de Teatro “Os Amadores”, sob a coordenação da monitora Raquel Nunes. Para finalizar as apresentações, diversos meninos e meninas, comandados pelo instrutor e músico, Allan Kardeck, mostraram todo o talento musical através da orquestra de violão.
Marcos Roberto, secretário municipal de cultura e presidente do conselho local, destacou: 'Considero o evento muito produtivo, pois foi possível apresentar ao público presente produtos da cultura caraubense já tradicionais e outros que estão sendo construídos através das oficinas na Casa de Cultura. O engajamento da sociedade no processo de construção do Plano Municipal de Cultura fará a diferença que estamos esperando para consolidar um ambiente favorável aos diversos atores culturais caraubenses."
A Vice-Presidente do Conselho e Coordenadora Municipal de Cultura, Terezinha Fernandes Gurgel, apresentou as apostilhas da consulta pública para preenchimento de opiniões que serão utilizadas para aprimoramentos de ideias para o Plano Municipal de Cultura. Segundo ela, as metas do Plano Municipal de Cultura em seu conjunto, projeta o cenário cultural para os próximos dez anos e se tornará um importante referencial para garantir o compromisso das próximas gestões.















Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

Colaboração: Gidel de Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário