Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atenção mulheres!

Infarto: sintomas são diferentes nas mulheres

A dor no peito ainda é o maior sinal, mas é possível a pessoa ter um ataque cardíaco sem esse sintoma clássico. E as mulheres são o principal alvo.
Você sabia que os sintomas do infarto são diferentes nos homens e mulheres? E mais. Essa diferença  é ainda mais acentuada em mulheres com menos de 55 anos.
“A dor no peito é o sintoma mais comum, mas engana-se quem acha que esse é único sintoma. Pelo contrário. Nas mulheres o infarto pode ser caracterizado por dor nas costas, queimação no estômago e náuseas”, explicou o cardiologista Fernando Albuerne.
Ele alerta que identificar os sinais é importante para o atendimento correto e rápido. “Normalmente, as pessoas suspeitam de infarto, quando ocorre a dor no peito e logo procuram atendimento médico. Na mulher, os principais sintomas do infarto são dores torácicas e nas costas. Como são bem difíceis de serem caracterizadas, o mais comum é pensar que é uma dor muscular, negligenciar esse sintoma e não procurar atendimento”, destacou o cardiologista acrescentando que para a vítima do infarto, a diferença entre a vida e a morte pode estar na rapidez do atendimento, daí a necessidade de conhecer os outros sintomas e procurar atendimento rápido.
Essa demora na busca pelo atendimento pode justificar o elevado número de mortes em mulheres por infarto. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o infarto mata 30% das pessoas antes da chegada ao hospital e as mulheres são as principais vítimas.
Os médicos ainda são sabem explicar com precisão porque esses sintomas são tão distintos. No entanto, a estrutura do organismo feminino leva a alguns direcionamentos.
“Sabe-se que as artérias das mulheres são mais finas em relação às dos homens, e os receptores de dor são diferentes, mas ainda não há uma explicação fisiológica ou genética exata para essa diferença”, falou Albuerne.
O risco de uma mulher ter infarto aumenta após a menopausa e se intensifica depois dos 65 anos. No caso do homem, as chances de ter a doença são maiores após os 55 anos.

INFARTO
No infarto, as placas de gordura depositadas nas artérias impedem o coração de receber oxigênio. Em poucos minutos, os tecidos morrem e o bombeamento de sangue para o resto do corpo fica prejudicado, o que pode causar a morte.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário