Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de abril Dia Nacional da Hipertensão


Hoje, dia 26 de abril é lembrado como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Um índice que pode ser controlado com hábitos e alimentação saudável e que mata milhares de pessoas mundo afora.
O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de cinco a seis litros de sangue por minuto para todo o corpo. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Ela pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, muitas vezes, não provoca sintomas ou estes são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal estar etc.
As pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. O risco aumenta com a idade. 
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a realizar atividades físicas periodicamente, bem como manter uma alimentação saudável e procurar sempre o serviço de saúde quando apresentar algum sintoma. 
Enviado por Wellton Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário