Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Macaxeira faz um bem...!
Manter a pele brilhosa e jovem é desejo da maioria das mulheres, que geralmente recorrem aos cosméticos. Mas é possível buscar nos alimentos as propriedades para que esses benefícios cheguem naturalmente.
De imediato, se pensa nos benefícios de frutas e verduras já conhecidos e muito divulgados. O que poucas mulheres sabem é que algumas raízes, em especial a mandioca, devem ser inseridas na alimentação por suas propriedades benéficas ao sexo feminino.
A raiz originária da Amazônia tem muitos nomes, dependendo da região onde ela é consumida: mandioca, aipim. Para os nordestinos, é popularmente chamada de macaxeira e possui casca marrom, rugosa com polpa geralmente branca, uma herança dos índios que cultivavam esse alimento e faziam a farinha de mandioca, o beiju e a tapioca hoje também incorporados à culinária nordestina.
Pois a mandioca ou macaxeira é benéfica para as mulheres, já que possui muita fibra, e os carboidratos são transformados em energia bem devagar. Isso sacia a fome e ajuda a regular o intestino, diminuindo de maneira drástica o inchaço abdominal, um problema muito mais frequente das meninas.
Pesquisas feitas na Universidade de Brasília sobre as variedades e valores nutricionais da mandioca também já informam que outro benefício que a raiz oferece é a sensação de bem-estar, proporcionada por algumas substâncias existentes no alimento. Além disso, é excelente no combate ao envelhecimento da pele, já que a raiz é fonte de licopeno e betacaroteno, que são antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento da pele.
Para quem está de dieta e quer usar a mandioca como aliada na perda de peso deve usar alguns truques, como utilizar a mandioca como substituta de algum alimento do mesmo grupo, como arroz, batata, pão ou macarrão.
A maneira de prepará-la também faz a diferença quando o assunto é perda de quilos. Consuma a raiz cozida com um leve tempero, pois é muito mais saudável do que frita e ainda fica gostoso e muito mais leve.
Muitos alimentos
A macaxeira serve de matéria-prima para a farinha e o polvilho usado no preparo de alimentos como pirão, biscoitos, cuscuz, tapioca, beiju, pão de queijo, além de petiscos como a macaxeira frita ou cozida. O importante é estar atenta à média de calorias destes alimentos para não cair em excessos. (Veja quadro).
A escolha
A nutricionista Sara Medeiros explica que na hora de comprar a macaxeira o ideal é cortar um pedaço para ver se o miolo tem a cor uniforme. "Não compre quando tiver manchas escuras no miolo ou nas pontas. Quando descascada, conserve na geladeira ou em vasilha com água - até dois dias ou se preferir congele-a para conservar por mais tempo", ressalta.
Fonte: Jornal de Fato - 03/05



Nenhum comentário:

Postar um comentário