Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Noticias do RN

 Secretária da Educação agradece aos professores que mantiveram suas aulas
Por Assecom/ Seec

Ao avaliar os relatórios do movimento grevista, que revelam uma pequena adesão por parte de diretores e professores, a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, voltou a agradecer aos profissionais que decidiram pela manutenção de suas aulas. “Os professores foram decisivos para garantir o direito dos alunos de continuar o ano letivo sem interrupção. Eram eles que poderiam dizer se a greve iria se consolidar ou não e, até o momento, os relatórios mostram que o índice de adesão é muito baixo. A própria imprensa tem ido às escolas e comprovado os nossos números. Por esse motivo, agradeço, em nome dos 300 mil alunos da rede, a manutenção das aulas”, afirmou Betania.

“Acredito que os professores estão entendendo e compartilhando do nosso esforço, em corrigir o rumo da educação da rede estadual para que eles próprios tenham melhores condições de trabalho, reconhecimento e possam avançar na oferta de uma educação de qualidade. Nós precisamos aproveitar a oportunidade dada pela governadora Rosalba Ciarlini em apoiar incondicionalmente o projeto de educação que vem sendo realizado por um grupo de técnicos à frente da Secretaria da Educação há 32 meses”, destacou a secretária.

Betania Ramalho reafirmou que suas posições firmes são em defesa do aluno, do professor e da educação pública do Estado. “Essa Educação tão massacrada pela ingerência política, com a passagem de nove Secretários de Estado, em oito anos de governo”, pontua. A secretária tem destacado que sem uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e o municipal, não será possível resolver o déficit de qualidade da Educação Básica pública. “Não se constrói um sistema de ensino de qualidade sem uma mudança no perfil dos professores e em suas condições profissionais. Que os Royaltes do petróleo e a parcela do PIB para a Educação pública possam ser focados nessa mudança necessária”, disse Betania.

“Somente com a construção de uma carreira docente nacional, com um equilíbrio entre a carreira, o salário e as condições de trabalho dos professores das redes estaduais e municipais, nos mesmos moldes do que é dado aos professores dos Institutos Federais, a nação conseguirá resolver a injustiça para com o magistério da Educação Básica, entregue aos Estados e Municípios. Além disso, a Educação Pública, que geralmente é tida como a educação dos filhos dos outros, tem que tornar-se a educação de todos nós, independente da classe social ou econômica. Os países que avançaram no seu desenvolvimento, priorizaram uma educação pública de qualidade para todos”, continuou a professora.

Para a secretária, corrigir o rumo da Educação Pública implica, ainda, em combater o partidarismo e a ingerência política. “Não podemos mais admitir que a Educação seja utilizada como bandeira política para promoção daqueles que, na realidade, não tem comprometimento algum com a causa”, defendeu.

Sobre as negociações com o sindicato, Betania Ramalho acrescentou que continua aberta ao diálogo. “Embora o índice de adesão à greve esteja abaixo dos 10% em todo o Estado e o processo sobre o mérito da legalidade ainda esteja tramitando na Justiça, estamos abertos ao diálogo com o sindicato, instituição que considero indispensável para o avanço e a consolidação de uma categoria profissional”, concluiu a secretária.
Fonte: http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário