Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012


Secretária Vânia Praxedes consolida em Brasília a Escola Pública de tempo Integral participando de Seminário

A escola pública de tempo integral, em que os alunos passam a ter uma jornada diária de sete horas, foi tema de discussão entre especialistas educacionais, na terça-feira, 29, até quinta-feira, 31, em Brasília. A abertura do IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação, que ocorreu no Hotel Nacional. O secretário de educação básica do MEC, César Callegari, esteve presente.

O número de escolas públicas participantes do “Mais Educação” chegará a 30 mil unidades até o final de 2012. Atualmente, o programa criado em 2008 pelo Ministério da Educação já é realidade em 15 mil escolas brasileiras, com 2,8 milhões de alunos beneficiados. Neste ano, a seleção das novas unidades que terão a jornada escolar ampliada priorizará 5 mil escolas da zona rural e também as que têm alunos do programa Bolsa Família.
 
Os desafios da educação integral, incluindo a definição de um currículo da educação básica adequado a essa nova escola, estarão entre os temas em discussão. Serão apresentados exemplos de escolas que conseguiram melhorar o desempenho de alunos e reduzir a repetência e a evasão escolar graças aos projetos criados pelo “Mais Educação”.

Na quarta-feira, grupos de trabalho foram formados para avaliar o dia a dia do Mais Educação nas escolas públicas, que abordarão temáticas como o ensino de matemática, a alfabetização e a educação no campo. Outro tema em discussão é a possibilidade de trajetórias diferenciadas aos jovens de 15 a 17 anos a partir do Mais Educação.

As escolas que participam do programa podem incluir em seus projetos pedagógicos atividades culturais, artísticas e esportivas, além de práticas de educação ambiental, direitos humanos, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza, cultura digital, educação econômica. Além disso, todas as escolas devem oferecer, obrigatoriamente, acompanhamento pedagógico complementar.

 Sec. de Educação Vania Praxedes

Jornalista Chico Costa
Da Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário