Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saúde pessoal: mochilas podem causar dor crônica nas costas

MSN 
Meus netos de 11 anos de idade, Stefan e Tomas, pesam cerca de 36 quilos cada. Na caminhada de 20 minutos que fazem até a escola, assim como na subida a pé de volta para casa, eles carregam mochilas que pesam aproximadamente 5,5 kg cada, cerca de 15 por cento do seu peso corporal.
Quando levam ainda elementos adicionais, como livros, roupas, um instrumento musical ou outros apetrechos, o peso que carregam pode chegar a nove quilos. Mas qualquer que seja o número, essas mochilas são simplesmente pesadas demais para os ossos e músculos dos meninos, ainda em formação.
As mochilas pesadas não apenas sugam a energia que as crianças poderiam utilizar melhor para fazer trabalhos escolares ou praticar esportes. Carregá-las também pode levar a dores crônicas nas costas, acidentes e possíveis danos ortopédicos para o resto da vida.
Entre os riscos descritos pelo Dr. Pierre D'Hemecourt, especialista em medicina desportiva do Hospital Infantil de Boston, estão fraturas por estresse nas costas, inflamação da cartilagem de crescimento e luxação no pescoço, bem como danos nos nervos do pescoço e ombros.

Por Jane E. Brody, The New York Times News Service/Syndicate

Nenhum comentário:

Postar um comentário