Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PREFEITURA DE CARAÚBAS E PRONATEC GARANTEM MAIS 70 ALUNOS EM CURSOS DESTINADOS AO CAMPO

Novas turmas foram iniciadas na parceria da Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN com o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e do Emprego . A apresentação dos alunos aconteceu nesta quarta-feira (25), na Casa do Idoso “Amantes das Caraubeiras”, no centro da cidade, e contou com a presença de representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais, da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, e integrantes do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, instituição responsável por aplicar o curso.
Desta vez, os cursos ministrados serão voltados para o homem do campo. São 40 alunos no curso de Horticultor, sendo uma turma no centro da cidade e outra na comunidade de “Cachoeira”, e 30 alunos no curso de Forragicultor, recebendo aulas na “Volta do Juazeiro” e no “Santo Antônio” na zona rural de Caraúbas.
O Horticultor é responsável pelo cultivo de hortaliças, plantas medicinais, condimentares e ornamentais, prática rentável que podem ser produzidas em pequenos quintais instalados na própria casa. Já a função do Forragicultor é a produção de plantas para a forragem, que servem pala a alimentação dos animais, muito importante em regiões secas tendo em vista a necessidade  de armazenamento do alimento para o período de estiagem.
Em sua apresentação, a equipe do SENAR, formada pela subcoordenadora, Débora Fonseca, e pelo gestor de projetos, Diego Holanda, tiraram dúvidas e mostraram como terá seu funcionamento, além preencher documentações e entrega do fardamento aos alunos.

Segundo a coordenadora do PRONATEC em Caraúbas, Isabel Mota afirmou que as aulas acontecem de segunda a sexta, em um período de 8 semanas, com duração de 4 horas cada dia, totalizando 160 horas de curso.
Através da parceria entre PRONATEC e administração municipal, Caraúbas recebeu somente este ano 11 turmas que totalizam mais de 250 cidadãos bem capacitados e prontos para o mercado de trabalho.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Á Minha Amada!

PARABÉNS pelos seus 89 anos hoje 23/06/2014. Parabéns em especial por ser: mãe, mulher, fortaleza, dedicada a sua família e a Deus, esposa virtuosa, exemplo de perseverança, honesta, acolhedora, avó, tia e irmã amorosa, enfim pela pessoa humana que és. Obrigada pela vida e amor dedicado a cada um dos seus 15 filhos e ao meu pai (in memoriam)  a quem dedicaste 65 anos de sua vida com muito zelo, amor e respeito. Te amo muito minha querida. Obrigada meu Deus pela mãe que escolheste para  mim e meus irmãos(ãs) por  permitir que esteja conosco. E ai D. Joaninha! difícil vai ser reunir suas quatro gerações, é muita gente!.
4 dos 15 filhos


netos, netas e esposas.
 fotos tiradas dia 22/06/2014.


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Saudades de minha infância.

 

Bons tempos, éramos felizes com o que tínhamos...
 
GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS SE REÚNEM PARA TRATAR SOBRE O PSE

Com visão de uma melhor contemplação do PSE – Programa Saúde na Escola, a coordenação do programa junto a rede municipal de ensino, se reuniram na última segunda-feira (16) no centro administrativo “Palácio Jonas Gurgel”.

Os gestores municipais, ladeados do coordenador do PSE, Alysson de Gois, assim como o secretário municipal do desenvolvimento da educação e do desporto, Robenildo de Lima, fizeram levantamento e analise de melhores formas do funcionamento do programa, visando à contemplação diante a saúde bucal, vigilância sanitária, o cartão SUS e outros serviços aos pequenos estudantes junto ao Sistema Único de Saúde.

Na ocasião os diretores das escolas municipais também ficaram cientes de outras novidades no tocante a pasta da educação, aproveitando o período do recesso escolar para uma melhor preparação na continuação do ano letivo posteriormente.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O que é Atazagorafobia?

 http://www.sitedecuriosidades.com/im/g/44EC8.jpg

Você já ouviu falar em atazagorafobia? O nome é grande e complicado, mas a explicação para essa fobia é simples. A atazagorafobia é o medo irracional de ser esquecido ou ignorado. Essa fobia está se tornando frequente nos nossos dias, onde a internet e a redes sociais têm aguçado o lado exibicionista das pessoas, mas também tem aumentado os casos de rejeição e solidão.
Hoje, passamos tanto tempo vivendo no mundo virtual que corremos o risco de sofrer de atazagorafobia e achar que estamos sendo esquecidos na vida real. A falta de contato e encontros entre as pessoas, está tornando o mundo um lugar propício para uma epidemia de atazagorafobia.

A atazagorafobia é caracterizada por uma série de sintomas físicos. Todas as vezes que alguém teme ser esquecido, ele é tomado por um medo descontrolado, que vem acompanhado de suor frio, palpitações, síndrome do pânico, entre outros sintomas.

A fobia precisa de tratamento psicológico profissional e o acompanhamento constante. Quando não tratada, a fobia pode levar ao isolamento social e também à depressão profunda. A administração de medicamentos antidepressivos também é indicada para pacientes que sofrem de atazagorafobia.
 

Autora:Juliana Miranda

Fonte; http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-e-atazagorafobia.html

 


Viver com Sabedoria.