Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

50 caixas de Ades contaminado ainda não foram recolhidas

SÃO PAULO - A Unilever, fabricante do suco de soja Ades, anunciou nesta quarta-feira, 20, que foram tiradas de circulação outras 10 caixas do lote comprovadamente contaminado por soda cáustica. No total, 46 unidades foram recolhidas desde a semana passada. De acordo com a empresa, 96 unidades de suco de maçã - com embalagem de 1,5 litro e lote com as iniciais AGB25 - contém o produto químico. A substância era utilizada para limpeza das máquinas da fábrica e foi envasada por acidente junto com o suco. Restam, portanto, 50 caixas contaminadas no mercado.
Apesar de a Unilever afirmar que apenas esse lote foi afetado, a Anvisa determinou, pela Resolução 1.005, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, a suspensão de venda e consumo de todos os lotes do suco com iniciais "AG". Esses produtos correspondem a uma única linha de produção, das 11 linhas existentes na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG). Entre os lotes suspensos, estão produtos Ades de 32 variedades de sabor e tamanho.
Muitos supermercados optaram por retirar todos os produtos Ades de suas prateleiras, em vez de recolher apenas os lotes indicados pela Anvisa, o que fez fez com que o suco sumisse das gôndolas. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) afirma, no entanto, que está orientando seus associados a suspenderem a comercialização dos lotes de Ades especificados pela Anvisa.
"Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais 'AG' permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo", diz a nota divulgada pela Apas.
A Unilever está anunciando a determinação da Anvisa por meio do site da empresa, do site da marca Ades e da página do produto no Facebook. A empresa também passou a fazer comunicados na televisão para alertar os consumidores. "A Unilever destacou um plano de mídia exclusiva e abrangente para este informe, que envolve TV, Spot em Rádio, jornais nos principais estados do Brasil e canais oficiais da marca (Fan Page e Site)", diz nota divulgada pela empresa.

Por Mariana Lenharo, de O Estado de S. Paulo, estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário