Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nova tecnologia torna livros acessíveis a alunos cegos

Alunos com deficiência visual, baixa visão ou cegueira têm acesso gratuito a qualquer livro ou documento, a partir de uma nova tecnologia que transforma texto escrito em áudio. É a tecnologia Mecdaisy: um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador, em texto digital falado. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Essa solução tecnológica foi desenvolvida com base no padrão internacional Daisy”, explica a diretora de Políticas de Educação Especial, Martinha Clarete dos Santos, em referência ao padrão Digital Accessible Information System (Daisy) – para produção e leitura de livros digitais.
A ferramenta, segundo Martinha, confere autonomia à pessoa com deficiência visual, ao permitir acesso a qualquer tipo de informação escrita disponível para leitura no computador. A tecnologia Mecdaisy permite que o usuário leia qualquer texto, a partir de narração em áudio ou adaptação em caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em braille, tudo a um só tempo. Além disso, oferece recursos de navegabilidade muito simples. A partir de movimentos de teclas de atalhos ou do mouse, o leitor pode fazer anotações e marcações no texto, avançar e recuar na leitura etc.
O conjunto de programas vem acompanhado de uma metodologia de produção de livros em formato digital acessível. Assim, a tecnologia permite a leitura de qualquer texto disponível no computador e a produção de livro digital.
“A tecnologia Mecdaisy democratiza o acesso ao livro, dá condição à livre produção, ao compartilhamento e até ao aperfeiçoamento dos programas, já que desenvolvedores podem incrementar a metodologia”, completa Martinha. A tecnologia Mecdaisy é compatível com os sistemas Windows e Linux.
(Maria Clara Machado)
Disponivel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=904

Nenhum comentário:

Postar um comentário