Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Conheça o relógio da alimentação
Para ter um corpo saudável é necessário exercício físico e boa alimentação. No entanto, não basta comer bem, é preciso ingerir o alimento correto na hora certa. Esse hábito, além de ajudar a manter o peso, garante uma qualidade da saúde.
"Além de não ter educação alimentar, a maioria das pessoas comem em horários errados e isso compromete o bom funcionamento do organismo e, por consequência, adoecem", fala o médico Ibernon Luiz.
Ele explica que outro problema comum são as dietas com grandes intervalos de jejum. "As pessoas que prolongam muito a alimentação, submetem o corpo inconscientemente a economizar energia e a consequência disso é o metabolismo ficar lento, pois o organismo não sabe quando será a próxima refeição. Com isso, a dificuldade de controlar o apetite é inevitável", destacou Ibernon.
Isso também explica o fato de pessoas continuarem ganhando peso, ou tendo desconforto, mesmo adotando uma alimentação saudável.
Comer mais vezes no decorrer do dia também não significa comer mais do que o necessário. Cientificamente se tem comprovado que refeições fracionadas de 3 em 3 horas estimulam o metabolismo a gastar energia com o processo de digestão e absorção.
O fracionamento das refeições deve buscar a presença de produtos saudáveis e diversificar o consumo, controlando as quantidades. Frutas, iogurtes, barrinhas de cereais, barrinhas de frutas, cereais integrais são excelentes escolhas para se intercalar entre as refeições principais.
Com as crianças, um problema comum ocasionado pela alimentação errada é a chamada constipação ou prisão de ventre. Daí a importância de orientação com um profissional.
O primeiro e grande passo para você ajustar sua alimentação, seria o fracionamento de sua dieta. Não deixar longos intervalos entre as refeições (no máximo 3h e meia), não esperar sentir fome para comer, seria fundamental para que o organismo se ajustasse metabolicamente.
Outra dica é respeitar também os horários de descanso do corpo. Mas tudo sem exagero. Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo. Da 0h às 4h é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, é importante dormir bem, o que não significa dormir muito.
Conheça os melhores horários para se alimentar. 

Fonte: Jornal de Fato
Disponivel em: http://www.defato.com/domingo/mulher.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário