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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mérito

Parabenizo meu filho Alex de Paiva Targino, pelo 1º lugar no simulado realizado pelo Instituo N. Srª do Perpétuo Socorro. Este mérito é seu, pela sua dedicação aos estudos. Continue com essa determinação e vontade que sem dúvida terá sempre exito. Estarei sempre do seu lado para lhe apoiar. Deus te ilumine sempre.
Sua mãe.

Utilizando as tecnologias

Nos dias 23,24 e 26/11 os professores da Escola Estadual Antonio Carlos tiveram a oportunidade de receber dos colegas de trabalho também professores Jomara e Francélio orientações básicas para a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. Com certeza os professores absorveram os ensinamentos e farão a diferença em suas aulas com a utilização das mídias. Ficamos felizes por estes professores entenderem que precisamos inovar a nossa prática pedagógica. Sem dúvida outros estudos serão realizados para que de fato possamos fazer o uso adequado das mídias dentro da escola.

Profª Jomara Dantas  (tutora)


Professores cursistas


Alunos do NAESC em atividades


Neste sábado 27/11/2010 os alunos do Núcleo de Ensino Superior de Caraúbas (NAESC), juntamente com seus professores desenvolveram algumas atividades na Escola Municipal Josué de Oliveira. Os alunos foram divididos em três grupos onde cada grupo tinha o professor coordenador. Eu (Aruza Paiva) e Vânia Praxedes da equipe da Secretaria de Educação do município de Caraúbas e a Gestora da Escola Estadual Maria Silvia a Srª Maria José tivemos a honra de fazermos uma explanação sobre os Programas do Governo Federal para a Educação, para a turma do 3º Período, de Pedagogia da Disciplina: Política e Planejamento da Educação Ministrada pela Professora Drª Maria Antonia Teixeira. Esperamos ter contribuído para o aprendizado de todos os presentes e agradecemos a turma o convite e a confiança no nosso trabalho.
Aruza Paiva, Vania Praxedes, Drª Maria Antonia e Maria José





Profª Drª Maria Antonia num clik especial para o blog
Alunos(as) atentos(as) as explanações.





Tivemos ainda a oportunidade  de assistir algumas apresentações dos alunos do 7º Período de Pedagogia coordenados pelo Professor de Artes Marcio Costa. Parabéns ao Professor e aos alunos pelos trabalhos.
Alunos do 7º Periodo Pedagogia fazendo suas apresentações.

alunos assitem apresentação dos colegas

Prof. Marcio Costa atento as apresentações dos seus alunos.

Prof. Marcio Costa lendo um poema para os alunos.

Mais um aluno apresentando trabalho ( poemas).

 

domingo, 28 de novembro de 2010

Professores em Formação

Um sábado recheado de estudos para os educadores caraubenses. Tivemos  no  sábado 27/11/2010   na Escola Municipal Josué de Oliveira, diferentes momentos de estudos com os educadores caraubenses. São professores que tem compromisso com seu trabalho, e assim procuram estar sempre estudando para ampliar seus conhecimentos e melhorar sua prática docente, com o objetivo de atender aos seus educando com um ensino de melhor qualidade. Aconteceram as seguintes  formações:Leitura e Produção Textual – para professores do 1º ao 5º Ano e Diversidade Textual – para professores do 6º ao  Ano; que tem como tutoras as professoras: Rejane Targino e Luzineide Almeida respectivamente.     


Tutora Rejane Targino
Essa pequenina nâo é professora, é filha,
mas quem  sabe no futuro?.




Tutora Luzineide Almeida


·        Proinfantil com professores da Educação Infantil que tem como tutora a Professora Amécia Nunes de Morais.


Tutora Amécia com a aluna Antonia Josefa.
·           Escola Ativa – para os professores das escolas da zona rural, tem como tutora a Professora Genilma Mota.

Genilma Mota Tutora da Escola Ativa
e Antonete Silva Gestora do CEMER.
 Professores da Escola Ativa
·   

















     



































sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PCCR

23/11/2010 PCCR

Governador promete reunir esforços para pagar Plano de Carreira

Em audiência com o governo a direção do SINTE foi informada de que, uma vez publicado o enquadramento, o estado está obrigado a pagar os efeitos financeiros do PCCR. A medida é válida a partir deste mês de novembro. Como a publicação foi feita, resta agora pressionar para que o pagamento seja feito. A primeira parcela a ser paga faz referência a 30% do valor total.

O governador Iberê Ferreira informou que fará o possÍível para realizar o pagamento. Nessa segunda-feira (22), a direção do Sindicato voltou à governadoria para garantir o pagamento. Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, "a garantia do pagamento está na reação que a categoria terá a partir de cada acontecimento”, afirma a dirigente. Para ela, a marca da direção tem sido a insistência e a forma de conduzir a luta, o que tem possibilitado a celebração de importantes conquistas para a categoria.
Outros informes acesse o site: http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/571

Fonte: http://www.sintern.org.br/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Formação Continuada

Formação Continuada
O município de Caraúbas vem ao longo desses dois últimos anos investindo na formação dos professores entre outros profissionais da educação, acreditamos que a formação inicial ou continuada seja o princípio para a qualidade do trabalho que oferecemos. De acordo com Soares:
Torna-se então, fundamental para o professor atuar como um profissional reflexivo que saiba unir o processo de reflexão crítica à sua prática docente, o que não é tão simples, pois pode ter havido uma dissociação entre teoria e prática durante o curso de formação de professores, dificultando a reflexão entre conceitos teóricos e práticos,
“isto é, primeiro o professor ‘aprende’ o conteúdo e depois deve usa-lo em sua aula. O professor é um aplicador de técnicas” sem reflexão( Magalhães,1996, p.12 e mimeo,p.2; Magalhães e Celani, mimeo,p.2).

Não devemos mais desenvolver um trabalho sem nos respaldarmos nas teorias. É indispensável que a fundamentação teórica esteja atrelada a prática para que o professor e /ou profissional possa desenvolver as competências e habilidades necessárias e assim desenvolver um trabalho de qualidade.

Bibliografia: Prof. Donizete Soares – seleção de textos, disponível em: http://www.google.com.br/search?source=ig&hl=pt-BR&rlz=&=&q=a+importancia+da+forma%C3%A7%C3%A3o+do+professor&aq=1&oq=a+importancia+da+forma%C3%A7%C3%A3o+
professores em estudo sobre curriculo realizado em 2009.


professores apresentando seus trabalhos sobre currículo

 Grupo de professores e formadores do GESTAR II 2009/2010.


 Sec. de Educação na abertura da capacitação da Escola Ativa.



Equipe do CEMER- ao centro a formadora Genilma Mota



 Professores apresentando seus trabalhos.
Secretária de Educação e professores(as)
atentos(as) as explanaçoes.

sábado, 20 de novembro de 2010

1ª EXPOEMAV

                A Escola Municipal Francisco de Acací  Viana, localizada na comunidade de Mariana, Caraúbas/RN; realizou dia 19/11/2010 a sua 1ª EXPOSIÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL  ACACI VIANA ( EXPOEMAV). Trata-se do Projeto: Meio Ambiente, com o Tema: SALVE O NOSSO PLANETA – Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida! O qual foi desenvolvido em sub temas trabalhados por alunos do Ensino Infantil e do 6º ao 9º Ano, com o objetivo  de “ Estimular nos alunos o respeito ecológico e mostrar a importância da sua participação  no cuidado com o Meio Ambiente em que vive, reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade, proporcionando o conhecimento e a conscientização  dos alunos acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações”. Os alunos desenvolveram as atividades propostas, orientados e apoiados por seus professores, equipe gestora e pedagógica.  De acordo com a supervisora Ozana Câmara os objetivos foram atingidos, e que o aprendizado foi  valioso para todos. A metodologia se deu com aula passeio, pesquisas em sites, música, vídeo educativo e histórias. Em nome da Secretaria de Educação Eu(Aruza), Terezinha Fernandes e Calingia, parabenizamos o empenho de todos os alunos, professores, equipe pedagógica e gestora, ASGs e pais,  para a efetivação do projeto. Parabéns pelo belo trabalho e pelos conhecimentos adquiridos.

Gestora Graça e Coord. Pedagógica Ozana









Equipe da Sec. de Educação, gestora e coord. da escola.

Problemas ambientais
maquete sobre reflorestamento
maquete sobre os diferentes tipos de poluição

 alunos em seus projetos




1ª Eucaristia

Alexandre P. Targino. Pe.Geronimo e o catequista Júlio Cesar


O Instituto N. Srª do Perpétuo Socorro realizou no dia 18/11/2010 a 1ª Eucaristia dos seus alunos. O ato solene foi celebrado pelo Pe. Gerônimo, vigario da paróquia de São Sebastião em Caraúbas. Se fizeram presente pais, familiares, amigos, padrinhos e educadores.Esse foi um momento muito importante e unico na vida de cada um que recebeu a 1ª EUCARISTIA.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Curso de Pós Graduação

 Aos educadores e outros profissionais graduados:
    A FACULDADE DE ALDEIA DE CARAPICUIBA (FALC) Portaria MEC 3.966/02 está oferecendo os cursos de Pós Graduação em : Supervisão Escolar e Psicopedagogia Clínica. O mesmo será realizado na cidade de Caraúbas, é presencial, com aulas aos sábados ( 01 sábado ao mês), valor mensal do curso: R$ 100,00(cem reias) com duração de 18 meses. Os interessados entrar em contato com:
Calígia Katia pelo tel.. (84) 9938-8481
Terezinha Fernandes pelo tel. (84) 9925-9325 
E ainda podem contactar pelo telefone. (84) 3337-2008

Postado por Aruza Paiva

PLATAFORMA FREIRE

 Atenção Professores! A Plataforma Freire está aberta para a realização de incrições em  Formação Continuada, Graduação e Pós-graduação. Acesse a Plataforma e veja os cursos disponíveis e se desejar efetue sua inscrição.
          
                                                Sucesso na escolha! 
                                                                                Aruza Paiva. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os benefícios da Leitura Reflexiva
Efeitos benéficos da leitura reflexiva

A leitura reflexiva permite ampliar conhecimentos e adquirir novos conhecimentos gerais e específicos, possibilitando a ascensão de quem lê a níveis mais elevados de desempenho cognitivo, como a aplicação de conhecimentos a novas situações, a análise e a crítica de textos, atos e fatos e a síntese de estudos realizados. Com a leitura reflexiva, o leitor desperta para novos aspectos da vida em que ainda não tinha pensado, desperta para o mundo real e para o entendimento do outro ser. Assim os seus horizontes percepcionais são ampliados. A comunicação oral e/ou escrita adquire maior fluência através da prática da leitura reflexiva. O leitor torna-se progressivamente mais capacitado para se autonomizar cultural e civicamente.
A construção do conhecimento e todos os processos investigativos que a essa construção conduzem, assentam em leituras reflexivas sobre investigações e comunicações realizadas anteriormente.
Ler é importante para fundamentar e aperfeiçoar as diferentes atividades propostas na escola. Aqui acentuam-se os aspectos informativo e formativo da leitura, acompanhada de reflexão crítica.
Mas a leitura não é só importante pela construção de conhecimento que gera. Ela tem também uma grande importância em termos de desenvolvimento biológico das crianças, o que se reflecte positivamente nas suas capacidades cognitivas e atitudinais.
Segundo Jensen (2002, p. 58), “um jovem que não esteja exposto a novas palavras nunca desenvolverá no córtex auditivo as células que lhe permitam distinguir corretamente diferentes sons”. Daqui decorre parte da importância da leitura de contos aos filhos pelos pais a partir dos seis meses de idade como preconiza o mesmo autor. Nesta idade, o cérebro da criança está preparado para distinguir bem os diferentes sons.
Já na idade escolar, as crianças devem ser expostas constantemente a novas palavras por via oral ou através de leitura compreensiva, a fim de, através da estimulação cerebral conseqüente, enriquecerem o seu vocabulário.
O conhecimento é uma construção interior individual, em que os processos de construção, desconstrução e reconstrução estão ativados no íntimo de cada indivíduo. Deste modo, a leitura reflexiva e orientada permite também o despertar da consciência para a prática de valores éticos, estéticos, humanísticos. Também pode funcionar como entretenimento saudável, ensinando, informando e formando crianças e jovens, de uma forma motivante e alegre.
À medida que a prática da leitura se sedimenta e se torna um prazer, que o leitor aprende a desfrutar, formulam-se juízos de valor sobre os significados apreendidos, sobre a validade e adequação das idéias, comparando-as com experiências e leituras anteriores.
4. Iniciação ao gosto pela leitura
Já se viu que é fundamental despertar o gosto pala narrativa logo aos seis meses de idade, através da leitura de contos efetuadas por familiares e amigos, cativando a atenção e o interesse das crianças.
O estímulo para a leitura deve continuar a ser feito pelos familiares no lar, à medida que a criança cresce, prolongando-se durante toda a idade escolar.
Para crianças no nível etário 4-10 anos, os contos lidos devem ter uma estrutura binária (explorando características opostas), a fim de organizar aquilo que lhes deve ser ensinado com facilidade. Como as crianças mais pequenas requerem oposições binárias, as histórias a elas contadas devem refletir esta condição (Edan, 1992, p. 33). O desenvolvimento da imaginação, isto é, a capacidade de projeção no mundo das imagens mentais, nesta idade, está muito ativado. Por isso, a criança gosta de contos de fadas, contos fantásticos. Tais contos representam modos muito importantes de dar sentido e significação ao mundo e às experiências que vivem. Nestas idades, as crianças gostam de livros interativos, ou seja, livros com exercícios estruturados na forma de histórias.
Dado que a leitura constitui uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de capacidades cognitivas em todos os níveis educacionais e, nesse aspecto, contribui fortemente para o sucesso escolar, os professores devem motivar os seus alunos para a leitura, apelando à sua imaginação através do conto e estimulando-lhes a curiosidade através da colocação de questões problemáticas relativas a assuntos que lhes despertem interesse.

Fonte: Internet
Postado por: Profª Ernelvina Mundoca Cantinho da NEL MUNDOCA
As Aparências Enganam (Otimismo)

Num orfanato, igual a tantos outros que enxameiam por toda parte, havia uma pobre órfã, de oito anos de idade.
Era uma criança lamentavelmente sem encantos, de maneiras desagradáveis, evitada pelas outras, e francamente malquista pelos professores.
Por essa razão, a pobrezinha vivia no maior isolamento. Ninguém para brincar, ninguém para conversar...
Sem carinho, sem afeto, sem esperança... Sua única companheira era a solidão.
O diretor do orfanato aguardava ansioso uma desculpa legítima para livrar-se dela.
E um dia apresentou-se, aparentemente, uma boa desculpa. A companheira de quarto da menina informou que ela estava mantendo correspondência com alguém de fora do orfanato, o que era terminantemente proibido.
- Agora mesmo, disse a informante, ela escondeu um papel numa árvore.
O diretor e seu assistente mal puderam esconder a satisfação que a denúncia lhes causara.
Vamos tirar isso a limpo agora mesmo, disse o superior.
E, somando-se ao assistente, pediu para que a testemunha do delito os acompanhasse a fim de lhes mostrar a prova do crime.
Dirigiram-se os três, a passos rápidos, em direção à árvore na qual estava colocada a mensagem.
De fato, lá estava um papel delicadamente colocado entre os ramos.
O diretor desdobrou, ansioso, o bilhete, esperando encontrar ali a prova de que necessitava para livrar-se daquela criança tão desagradável aos seus olhos.
Todavia, para seu desapontamento e remorso, no pedaço de papel um tanto amassado, pôde ler a seguinte mensagem:
"A qualquer pessoa que encontrar este papel: eu gosto de você."
Os três investigadores ficaram tão decepcionados quanto surpresos com o que leram.
Decepcionados porque perderam a oportunidade de livrar-se da menina indesejável, e surpresos porque perceberam que ela era menos má do que eles próprios.

Quantos de nós costumamos julgar as pessoas pelas aparências, embora saibamos que estas são enganadoras.
E o pior é que, se as aparências não nos agradam, marcamos a pessoa e nos prevenimos contra ela e suas atitudes.
Uma antiga e sábia oração dos índios Siuox, roga a Deus o auxílio para nunca julgar o próximo antes de ter andado sete dias com as suas sandálias.
Isto quer dizer que, antes de criticar, julgar e condenar uma pessoa, devemos nos colocar no seu lugar e entender os seus sentimentos mais profundos.
Aqueles que talvez ela queira esconder de si mesma, para proteger-se dos sofrimentos que a sua lembrança lhe causaria.

disponivel do site: http://filhadosol.spaceblog.com.br/rll389/otimismo/