Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vejam o aumento insignificante nos salários dos parlamentares.

Dos 46 deputados do Rio, apenas três foram contra reajuste de políticos

Número representa 6,5% da bancada fluminense contrária a aumento de parlamentares, presidente da República e vice e ministros

POR PEDRO DE FIGUEIREDO
Rio - Apenas três deputados federais do Rio de Janeiro votaram contra a proposta de reajuste dos salários de parlamentares, presidente da República e vice e ministros. Atualmente o Rio tem 46 deputados. Isto significa que apenas 6,5% dos deputados fluminenses votaram em oposição ao reajuste.
O valor aprovado para o novo salário será de R$ 26,7 mil, o atual teto do funcionalismo público. Para os parlamentares, o reajuste foi de mais de 60%. Já para os ministros, o aumento chegou a 150%.
Dos três deputados federais, apenas um acompanhou seu partido. Chico Alencar, do PSOL, foi o único a votar em concordância com a orientação partidária, já que o PSOL foi o único partido a se posicionar contra o reajuste.
Os deputados Cida Diogo (PT) e Fernando Gabeira (PV) foram os outros dois deputados fluminenses a se posicionarem contra o reajuste e, consequentemente, contra a orientação de seus partidos.
O deputado Silvio Lopes (PSDB-RJ) foi um dos três que se absteve.
Para Chico Alencar (PSOl-RJ), o impacto do ponto de vista dos recursos públicos foi fortíssimo, já que a decisão pode gerar um efeito cascata nos salários de deputados estaduais e vereadores. No entanto, segundo ele, os impactos mais fortes são no aumento do abismo entre a população e os parlamentares.
"Ao batalharmos por um salário mínimo de R$ 580, é uma briga intensa para ouvirmos que não tem recurso no Orçamento. Mas para as cúpulas dos três poderes terem altos reajustes, há muito mais facilidade", disse o deputado, que foi o segundo mais votado no estado nas eleições de outubro.
Em relação a apenas 6,5% dos deputados terem votado contra o aumento, Alencar afirmou que a maioria da bancada fluminense se mostrou descuidada com o interesse público.
"Há apenas dois meses estávamos todos na rua, falando que nossa dedicação ao interesse público seria plena e total. Esse pequeno percentual não mostra isso", finalizou o deputado.
Disponivel em: http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/12/dos_46_deputados_do_rio_apenas_tres_foram_contra_reajuste_de_politicos_131452.html

* Tiro o chapéu para o Dep.Chico Alencar.

"E fico a refletir sobre o salário de nós professores que até hoje não conseguiram pagar nosso piso salarial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário