Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

'Diretrizes Curriculares para Educação Infantil' foi o tema do segundo dia de Fórum realizado em Caraúbas

No segundo dia do IV Fórum Municipal de Educação Infantil,  realizado em Caraúbas na última quarta(30), profissionais do ensino de crianças das instituições de ensino participaram de palestra sobre as "Diretrizes Curriculares para Educação Infantil".
O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, teve como facilitadora a Professora Mestre em educação, Aleksandra Nogueira. Em sua continuação, o IV Fórum fará uma avaliação e construção de uma proposta pedagógica de trabalho para a escola da educação infantil para o período 2015/2016, promovido separadamente em cada escola entre os profissionais de suas equipes.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Prefeitura de Caraúbas lança programa de tabagismo com tratamento para 24 pessoas largarem o cigarro


 Na noite da última terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o programa de controle ao tabagismo no município oestano. O evento foi realizado nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença dos profissionais da saúde e da população. 
Foi apresentada toda metodologia que será adotada pelo programa e também realizada as inscrições que preencheram as 24 vagas ofertadas inicialmente. Mas, de acordo com a secretária de saúde, Lamanda Gumaia, os demais interessados podem fazer suas inscrições normalmente que em breve novas vagas deverão ser ofertadas. 
As consultas para os usuários do tabaco inscritos no programa terão início próxima semana. Os profissionais da saúde envolvidos contam que é de suma importância uma boa análise do quadro do paciente logo no primeiro mês de encontros, para assim facilitar a eficiência do tratamento. Serão realizadas quatro sessões em grupo e nos dois meses posteriores, sendo 3 consultas individuais. A primeira etapa do tratamento tem o período de três meses. A segunda etapa se dá através do acompanhamento médico do paciente, esse com duração de 9 meses. 
Além das sessões de grupos o programa prevê  campanhas educativas, ações em escolas e postos de saúde e capacitação dos profissionais envolvidos, sendo esses médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeuta ocupacional. 
As inscrições para os interessados continuam sendo realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica localizado na Rua Bevenuto Simões, nas proximidades do Banco Bradesco, Centro de Caraúbas.







Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Em reunião, Conselho de cultura define detalhes de consulta pública e planeja evento no Dia Nacional da Arte

Em cumprimento ao regimento Interno do Conselho Municipal de Política Cultura, na última terça-feira (28) ocorreu mais uma reunião ordinária de seus membros. A reunião aconteceu durante a manhã na Casa da Cultura Popular “Manoel do Violão”.
Foi realizada a leitura do relatório final das metas e propostas sugeridas na Conferência Municipal de Cultura, com a última edição realizada em 2013, para incorporar junto ao Plano Municipal de Cultura.

A reunião também tratou sobre a Consulta Pública, a ser iniciada no dia 12 de Agosto, Dia Nacional da Arte, onde toda sociedade civil, artistas e outros cidadãos comprometidos com a cultura serão convidados a contribuir para a construção do plano, dando sugestões que venham a enriquecer as políticas culturais a serem desenvolvidas no município.

O lançamento da Consulta Pública acontecerá também no dia 12 de agosto, o evento tem previsão de iniciar às 09h contando com a apresentação do também conselheiro e músico, Canindé Costa, e das oficinas de teatro e violão do Ponto de Cultura, bem como do Clube Amantes da Poesia. Após a coleta dos subsídios apontados pela população, a Consulta Pública será avaliada na próxima reunião ordinária, marcada para 25 de agosto.





Assessoria de Comunicação social da Prefeitura de Caraúbas/RN

FECAM realiza encontro regional de gestores públicos e tem como sede a cidade de Caraúbas

Realizado hoje (29) na cidade de Caraúbas/RN, a Federação da Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – FECAM, se reuniu com vereadores no Encontro Regional com Gestores Públicos Municipais da região oeste.
A abertura do evento foi dada pelo Presidente da Câmara local, vereador Edson Morais (Pelé). Logo em seguida, o presidente da FECAM, vereador Jório Nogueira (Mossoró/RN) apresentou a parceria inédita com o Tribunal de Contas do Estado – TCE, e com a Federação Estadual dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN.
A diretora operacional da FECAM, a assistente social Ugneide Régis, tratou sobre o novo formato administrativo da instituição com a criação da comissão de defesa dos direitos da mulher, da criança, do adolescente, do idoso, e da pessoa com deficiência; apontou sobre política pública da mulher e seus segmentos; readequação territorial do médio e alto oeste potiguar; novas atribuições dos coordenadores e subcoordenadores regionais.
Finalizando o Encontro Regional dos Polos da Região Médio Oeste e Alto Oeste, o assessor jurídico da FECAM, Hugo Holanda abordou temas jurídicos das casas legislativas, e foi apresentado o projeto “Câmara Cultural”.




Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

Comunicado

INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DE CARAÚBAS SERÃO REABERTAS NESTA QUINTA (30)

As inscrições para quem quiser concorrer a uma das vagas para o Conselho Tutelar de Caraúbas serão reabertas nesta quinta-feira (30). A decisão pela reabertura do prazo para os que almejam uma vaga foi decidida após orientações do Ministério Público para que fosse dado um prazo maior para as inscrições.

De acordo com as alterações realizadas no edital, os interessados tem o período de 30 a 07 de agosto para realizem sua inscrição. As mesmas serão feitas na sede do CMDCA, localizada no Palácio Jonas Gurgel (Prefeitura Municipal), na Secretária Municipal do Trabalho e da Assistência Social das 08h00min ás 13h00min.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

IV FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEVE INÍCIO NA MANHÃ DE HOJE

Teve início na manhã de hoje (29), o IV Fórum Municipal de Educação Infantil no município de Caraúbas/RN. O evento de abertura foi realizado nas dependências da Casa de Cultura "Manoel do Violão" e contou com a participação de diversas autoridades de nosso município, entre elas o prefeito Ademar Ferreira e o secretário Robenildo Lima.
 
O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31 deste mês na Casa de Cultura Popular, com exceção do encerramento no dia 31, que será nas próprias escolas que contará com café da manhã e também com uma avaliação e construção de um proposta pedagógica de trabalho para Educação Infantil no período de 2015/2016.

Confira a programação:    

PROGRAMAÇÃO DO IV FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL 

DATA29,  30 e 31 de Julho de 2015 
Local: Casa da Cultura 
Público Alvo:   Técnicos da Secretaria de Educação, Gestores, Secretários Geral e Apoios Pedagógico das Escolas. 

ATIVIDADES 
29.07.2015 –  

MANHÃ - 8h. 
Tema: Apresentação da Meta 1 - PME – Plano Municipal de Educação 
                                       “Universalização da Educação Infantil” 
Responsáveis: Robenildo Lima, Terezinha Fernandes e Francisca Luzia  Grupo de Sistematização do PME Local. 

TARDE – 14h. 
Tema:  Proposta Pedagógica – Discussão e Construção da Rede Municipal; 
Responsáveis: Aruza Paiva e Amecia Nunes – Técnicas da Secretaria Municipal de Educação; 

30.07.2015 –  

MANHÃ – 8h 
Tema: Diretrizes Curriculares para Educação Infantil 
Palestrante: Doutora Giovana Carla Cardoso Amorim 

31.07.2015- 

MANHÃ-8h 
Local: Nas Escolas. 
CAFÉ PEDAGÓGICO 
Tema: Avaliação e construção de uma Proposta Pedagógica de trabalho para a Escola da Educação Infantil – 2015\2016; 
Responsáveis: Gestores e Apoio Pedagógico 
















terça-feira, 21 de julho de 2015

PROFESSORES MUNICIPAIS DE CARAÚBAS SÃO CAPACITADOS EM PARCERIA COM EDITORAS

As Editoras Ática e Scipione promovem em parceria com as secretarias  municipais de educação das cidades inseridas dentro da jurisdição da 13ª Dired – Diretoria Regional de Educação, uma palestra com o tema “O ensino da matemática e o resultado da Prova Brasil”. O momento acontece na próxima quinta-feira, 23, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Apodi/RN.

A Secretaria do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, da cidade de Caraúbas/RN, também levará seus profissionais da educação, dando o translado aos professores e coordenadores de 1º ao 5º ano, e professores de matemática de 6º ao 9º ano.

O palestrante será o professor doutor em matemática, Luiz Roberto Dante, profissional renomado com diversas publicações, experiência que deverá ser transmitida aos demais professores na palestra.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

bom dia!!!!!!!

Centros Infantis Municipais recebem mais de 500 móveis entre cadeiras e mesas

A Prefeitura de Caraúbas/RN iniciou a entrega dos kits de assentos e bancadas destinados para o ensino infantil municipal, na segunda-feira (20). Ao todo 520 peças foram compradas com recursos da própria Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, destinadas para os Centros de Ensino Infantil.

O investimento foi de R$ 74.000,00, destinados para estruturação das escolas infantis. As cadeiras e mesas são de material resistente, contam com garantia do fabricante. Segundo a equipe da secretaria, esse é mais um benefício para os Centros Infantis, recentemente receberam material completo para equipar as brinquedotecas e bibliotecas, com livros, brinquedos e playgrounds.

Cada kit contém mesa central e o jogo de seis cadeiras e seis mesas em tamanho apropriados para crianças de até 6 anos. Conhecidas também por mesas “colmeia”, as bancadas podem ser encaixadas, formando um hexágono, permitindo a acomodação das crianças tanto de forma individual quanto grupal, se adequando a metodologia que o professor estabelecer.

Na estrutura física, a Prefeitura prevê a entrega de novas reformas, tanto dos centros infantis como das escolas municipais. Recentemente, foi entregue a recuperação do Centro de Ensino Infantil Municipal “Raimundo Gurgel do Amaral”.








Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas - RN

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Momento de reflexão

Momento de reflexão

Secretaria de meio ambiente busca solucionar questão dos resíduos sólidos e participa de reunião regional do Consórcio do Alto Oeste

Em mais uma reunião a nível regional com representantes dos 44 municípios participantes do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Alto Oeste, no intuito de viabilizar ações no sentido de garantir a logística de implantação de sistemas integrados de aterros sanitários. Apresentados alguns estudos da realidade de cada cidade no tocante do manuseio e controle do lixo.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), divulgou o estudo para que cada município saiba e se conscientize sobre sua realidade e possa fazer um trabalho melhor em sua logística e manuseio dos resíduos.
Caraúbas foi destacada no trabalho junto às cooperativas, com o reaproveitamento e a reciclagem, na organização de seus catadores, além de ser um dos únicos a conter uma coleta diferenciada de lixo hospitalar.
O secretário de políticas do campo e do meio ambiente , Lucinaldo de Souza, acompanhado do presidente da ACRESEA, Rivaldo Fernandes, estiveram no evento onde tiveram a oportunidade de ficarem mais informados sobre a preparação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Atualmente, Caraúbas luta em busca de um novo terreno novo para definir uma nova Unidade de Transbordo, e assim extinguir o lixão da cidade que causa riscos a saúde pública. Segundo, Lucinaldo, conhecido também como “Naldo do Recanto”, já havia o procedimento pronto para aquisição de um novo terreno, porém o mesmo faleceu e dificultou a compra de seu bem que agora está sobre o poder de seus familiares. Estão em andamento novos estudos de terrenos e da disponibilidade destes.
A expectativa é iniciar o trabalho em aterros controlados, mais viáveis para o meio ambiente saúde pública, unindo ao trabalho de reaproveitamento de resíduos recicláveis. Outra luta travada pela municipalidade, é a de angariar recursos e assim promover uma boa manutenção dentro do consórcio de resíduos sólidos. Segundo dados da própria SEMAH, 90% de todo o estado nunca receberam nenhum recurso federal para os serviços ligados ao saneamento.




Fotos: ASSCOM - Prefeitura de Pau dos Ferros
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN