Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Plano Municipal de Educação caraubense é destaque no 15º Fórum da UNDIME em Natal

Realizado terça-feira(28) na capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, o 15º Fórum da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) contou com a presença de representantes da educação do município de Caraúbas, cidade do interior do estado.
Na ocasião, a coordenação do evento expos a atual situação dos 167 municípios do RN em relação ao Plano Municipal de Educação. Caraúbas e outros 9 municípios foram destacados como os mais adiantados dentro do processo, onde se encontram com a consulta pública realizada, restando apenas transformar o plano em Projeto de Lei para assim passar pela aprovação do poder legislativo municipal, e ser sancionado pelo poder executivo.
O Plano Municipal de educação teve seu desenvolvimento finalizado durante a Conferência Municipal realizada no dia 20 de abril, este aponta detalhes de como será dado o ensino em Caraúbas, desde o ensino infantil até a universidade, numa perspectiva para os próximos 10 anos, até 2025.
O Fórum da UNDIME, além de explanações sobre os planos de educação, contou com palestras sobre a educação integral, FUNDEB, regime de colaboração, entre outros. O tema deste ano foi “As políticas e a gestão da educação: diretrizes, possibilidades e perspectivas”.
Representando a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Caraúbas, estiveram no evento o secretário do desenvolvimento da educação e do desporto, Robenildo de Lima, Aruza Paiva e Vânia Praxedes.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

Em reforma, Mercado Público de Caraúbas começa a receber nova pintura

Em reforma de seu prédio histórico, desde a última terça-feira (28) o Mercado público Municipal de Caraúbas começa a receber nova pintura na parte externa. Iniciada a 10 dias, a reforma tem previsão da construção de novos banheiros, mudança total do piso interno, esgoto, e novas instalações elétricas.

Custeada totalmente por seus recursos próprios, a Prefeitura Municipal de Caraúbas investe cerca de 60 mil reais na reforma, buscando em grande esforço fazer a reestruturação do principal prédio comercial da cidade.

A OM Construções, empresa responsável pela reforma, a mudança da parte de esgoto e construção do piso industrial já foram iniciadas e estão bem adiantadas, esperam entregar toda a reforma em até 60 dias.

“É de extrema importância que mesmo com poucos recursos possamos buscar a reforma e melhor manutenção de nossos prédios públicos. Outras obras importantes estão por ser licitadas, obras que dependem de repasses federais serão retomadas e entregues ainda neste ano de 2015.”, destaca o Prefeito da cidade, Ademar Ferreira.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Equipes pedagógicas se reúnem para discutir PNAIC e a aplicação da ‘Provinha Brasil’

Com a aproximação da Avaliação da Alfabetização, as equipes de apoio pedagógico das escolas municipais se reuniram na tarde da última terça-feira (14) para a discursão e planejamento para a execução do procedimento na cidade de Caraúbas. O encontro aconteceu com a equipe técnica da secretaria de educação no auditório da Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN.

A “Provinha Brasil” será aplicada nos próximos dias 16 e 17 de abril, Quinta e sexta-feira, para os alunos que estudam o 2º ano do ensino fundamental. As equipes apontaram os desafios enfrentados para a consolidação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, onde os alunos devem ser considerados em nível alfabetizado antes de atingirem a idade de 8 anos, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, utiliza a Provinha Brasil como meio de aferir os resultados.

A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, em Caraúbas na Rede Municipal de Ensino no ano de 2015, 206 Alunos matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental I serão Avaliados pela Provinha Brasil, a Secretaria Municipal de Educação vendo a grande importância disponibiliza esta semana para a aplicação das Avaliações em nossa Rede, e o Setor Pedagógico da citada Secretaria acompanha todo esse processo tanto nas Escolas da Zona Urbana como na Zona Rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

Prefeitura de Caraúbas- Biblioteca pública Municipal realiza programação especial no dia nacional do livro‏



fonte: PMC

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Com recursos próprios, Prefeitura de Caraúbas iniciará reforma do mercado público nos próximos dias

O Mercado Público do Centro da cidade de Caraúbas/RN receberá reforma de restauração nos próximos dias. A Prefeitura Municipal custeará com recursos próprios a obra com investimentos que giram em torno de 60 mil reais.
Vencedora da licitação, a empresa OM Construções ficará responsável pela mudança de todo o piso da parte interna do mercado, piso industrial, além de executar a mudança das instalações de esgoto, hidráulica, elétrica, com reforma total dos banheiros, que deve conter os padrões seguindo às normas de acessibilidade. Um dos prédios históricos caraubenses, o mercado público também contará com uma nova pintura.
A Secretaria de Governo do Município destaca que a obra está sendo um grande esforço da administração municipal, tendo em vista que arcará com todos os investimentos por conta própria, sem repasse, ou sem emendas parlamentares.
“Tentamos inúmeras vezes conseguir emendas parlamentares e outros recursos, não só para a reforma do mercado, mas de muitos outros prédios públicos. Como não foi possível, tomamos a iniciativa com investimentos próprios buscando a conservação do histórico prédio comercial de Caraúbas”, frisou Gilvandro Jácome, Secretário de Governo do Município.
Pensando na manutenção e em sua melhor aparência, o Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira deverá baixar uma nova portaria proibindo a colagem de cartazes ou qualquer outra forma que venha sujar ou causar depredação das paredes do Mercado Público.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vacinação.

Crianças são vacinadas nas atividades do PSE na Escola “Leônia Gurgel”

Promovendo atividades dentro do calendário de vacinação de jovens e crianças, na última segunda-feira (06) a equipe de saúde da região do bairro Alto São Severino, em Caraúbas/RN, visitaram a Escola Municipal Leônia Gurgel. As ações são reforçadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Crianças receberam atendimento médico, com verificação de PA, peso e altura, além de receberam dosagens das vacinas vigentes nesse período. As meninas de 9 aos 11 anos de idade receberam a dosagem da vacina com o HPV, vírus que atinge diretamente a saúde da mulher em seu aparelho reprodutor, sendo o principal causador do câncer no colo do útero quando adultas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que outras escolas também estão recebendo visitas de equipes que dão coberturas aos bairros dentro da cidade assim como nas regiões da zona rural. A medida é adotada para assim facilitar o encontro com as crianças, pois, em muitos casos, não comparecem na unidade de saúde de seu bairro.
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

Prefeitura de Caraúbas - AVISO DE LICITAÇÃO - TOMADA DE PREÇO Nº. 002/2015 - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 000203/2015‏



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUBAS
AVISO DE LICITAÇÃO - TOMADA DE PREÇO Nº. 002/2015 - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 000203/2015

O Presidente da Comissão Permanente de Licitação - C.P.L - no uso de suas atribuições legais e na forma do que determina a Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores torna público a Tomada de Preços nº  002/2015, objetivando a Contratação de empresa especializada na área de construção civil para execução de serviços remanescentes da obra de construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Rua Cezarina Rodrigues, s/n, Conjunto Antônio Linhares, zona urbana do município de Caraúbas-RN - a ser custeada com recursos do Governo Federal - Ministério da Saúde - Portaria nº 2226/2009 - Política Nacional de Atenção Básica, Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde para Equipes de Saúde da Família. A sessão de abertura será realizada as 09h00min. do dia 27 de abril de 2015, na sala da Comissão de Licitações da Prefeitura Municipal. O Edital contendo maiores informações se encontra a disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal sito na Praça Reinaldo Pimenta, nº 104, Centro, Cep: 59.780-000.
Caraúbas/RN, em 07 de abril de 2015.
JOSÉ RIBAMAR PEREIRA DA SILVA
Presidente da Comissão Permanente de Licitação – C.P.L.


quinta-feira, 2 de abril de 2015

FELIZ SEMANA SANTA!

Comunidade de Mariana recebe Promotor e Prefeito em audiência para tratar sobre a distribuição da água de adutora

Em audiência pública na comunidade de Mariana, dentro dos limites da cidade de Caraúbas/RN, foram discutidas soluções para o melhor funcionamento da adutora que abastece a comunidade e a região. Na ocasião, além de diversas famílias das comunidades rurais, contou com várias autoridades entres estas do Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Edson de Moraes, e o Promotor de Justiça de Caraúbas, Rafael Galvão.
Todo acontecimento foi relatado pelo secretário de políticas do campo e meio ambiente, Lucinaldo de Souza, que mobilizou as autoridades presentes, e ainda apontou que anualmente a Prefeitura Municipal gasta, com a manutenção e controle da adutora, mais de 60 mil reais, prejuízo que acontece com depredação da estrutura de distribuição.
Na reunião foram levantadas medidas a curto e longo prazo. Em longo prazo, foram mostrados que já existem projetos que complementam toda a região com um abastecimento e instalação de alto padrão, com melhor tubulação, caixas d’água, rede de distribuição simplificada. Porém, é necessária uma verba muito alta para executar a obra na proporção prevista, o que se torna demorado.
Já para imediato, foi estabelecido no encontro que: seja feito um novo levantamento da quantidade de aberturas na tubulação principal; que aberturas na rede somente ocorrerão com a autorização do município; será feito o levantamento das caixas quebradas e sem cadeado; fazer o possível para manter aberturas somente em grupos de casas, diminuindo a abertura na rede de forma individual, melhorando assim a pressão da água; Melhorar o controle da abertura e fechamento das chaves pela gestão municipal; levantamento dos custos para a ligação de outro poço e assim ver a viabilidade de adiciona-lo a rede principal, entre outras medidas.
A Prefeitura de Caraúbas, Câmara de Vereadores e população se comprometeram de trabalhar em conjunto para solucionar o impasse, ocorrendo penalizações para quem não cumprir o acordo, e assim todos usufruírem de forma igualitária do líquido que é sinônimo da vida, a água.

 Entenda mais sobre o problema do abastecimento da água na região

A distribuição da água é realizada através de tubulações passando nas proximidades das residências, que sai de “Santana” e vai até a “Vertente da Mala”. São feitas aberturas para levar até as casas e, através da abertura e fechamento das chaves, são controladas por contratados da prefeitura com seus dias e horários previamente estabelecidos. O problema está no revezamento desta abertura, onde muitos cidadãos não cumprem em partilhar igualmente da água que é gratuita para todos.
Já foram instaladas 43 caixas feitas de alvenaria, com porta de ferro e cadeado, para assim ocorrer um melhor controle pela gestão municipal. Mesmo assim, muitas delas são arrombadas e é desrespeitado o acordo entre cada individuo de compartilhar e permitir que os demais cidadãos façam o devido uso, abrindo a passagem da água fora do horário combinado.

Fonte:Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Divulgação



A Secretária Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, Caraubas/RN, lança programação para divulgação e realizaçõ da Provinha Brasil 2015.
 


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
 
PROGRAMAÇÃO

30 e 31.03 e 01.04.2015 – Entrega do Material as Escolas;
13.04–Reunião com Pais dos Alunos contemplados com a Provinha Brasil;
Responsáveis: Gestores, Apoio Pedagógico e Professores da Turma.
Assunto: Falar da importância da Provinha Brasil para a Educação.
14.04 Encontro do PNAIC às 14h no Auditório do Palácio “Jonas Gurgel”.
Público Alvo: Apoio Pedagógico do Fundamental I e Professores que fazem parte do Grupo de Formação do PNAIC.
15 e 16.04 – Realização do Simulado nas turmas do 2º Ano da Rede Municipal de Ensino;
15.04 Realização do Simulado nas turmas do 2º Ano das Escolas do CEMER;
16. 04 - Aplicação da PROVINHA BRASIL nas Escolas do CEMER do Setor I;
17.04 – Aplicação da PROVINHA BRASIL em toda Rede Municipal e Escolas do CEMER do Setor II;
Responsáveis pela Aplicação da PROVINHA:Apoio Pedagógico das Escolas.


                                                                                                                      Setor Pedagógico.