Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Mensagens Biblicas

Você diz: “Isso é impossível”
Deus diz: “Tudo é possível” (Lucas 18:27)

Você diz: “Eu já estou cansado”
Deus diz: “Eu te darei o repouso” (Mateus 11:28-30)

Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
Deus diz: “Eu te amo” (João 3:16 & João 13:34)

Você diz: “Não tenho condições”
Deus diz: “Minha graça é suficiente” (II. Corintos 12:9)

Você diz: “Não vejo saída”
Deus diz: “Eu guiarei teus passos” (Provérbios 3:5-6)

Você diz: “Eu não posso fazer”
Deus diz: “Você pode fazer tudo” (Filipenses 4:13)

Você diz: “Estou angustiado”
Deus diz: “Eu te livrarei da angustia” (Salmos 90:15)

Você diz: “Não vale a pena”
Deus diz: “Tudo vale a pena” (Romanos 8:28)

Você diz: “Eu não mereço perdão”
Deus diz: “Eu te perdôo” (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1)

Você diz: “Não vou conseguir”
Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades” (Filipenses 4:19)

Você diz: “Estou com medo”
Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo” (II. Timóteo 1:7)

Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”
Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações” (I Pedro 5:7)

Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”
Deus diz: “Eu te dou sabedoria” (I Corintos 1:30)

Você diz: “Não tenho fé”
Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé” (Romanos 12:3)

Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”

Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem desampararei” (Hebreus 13:5)
Bíblia Sagrada
 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

 "O céu está em festa"

A dura infância de Ariano Suassuna moldou o escritor que fez do sertão um clássico internacional e partiu deixando um livro inédito

por Luciano Suassuna

Autor de 15 peças de teatro, seis romances e dezenas
de poemas, ele gostava de escrever à mão
abre.jpg
A essa altura, o Encourado está ainda mais zangado porque não consegue cumprir sua parte no julgamento – e, coitadinho, por força do papel, nem se divertir ele pode. A Compadecida, dessa vez, foi dispensada de interceder pelo homem alto e magro que, recém-chegado ao céu, reúne a maior plateia já vista de anjos e santos, todos embevecidos com sua aula-espetáculo. Ariano Suassuna ainda não percebeu, mas Manuel, o Jesus negro da peça “Auto da Compadecida”, teve de se recolher a um canto discreto para não comprometer a aura divina: às gargalhadas, ele ouve as histórias do escritor que transformou o sertão num clássico da cultura nacional e sucesso de público internacional.
Histórias como a da madrugada em que se preparava para o vestibular, no misto de sala de estudos e quarto de dormir, no primeiro andar da casa em que a família morava, no centro do Recife, quando ouviu a ponta de uma escada encostando na janela aberta. Com a luz apagada, Ariano se acocorou ao pé da janela enquanto acompanhava pelo som a escalada do intruso. Quando ele colocou a cabeça para dentro do sótão para reconhecer o ambiente, Ariano se levantou de supetão:
– Boa noite, seu ladrão!
O homem recuou do susto, a escada tombou e ele fugiu.
“O céu está em festa”, disse Ana Rita, a mais nova dos seis filhos de Ariano e Zélia, durante o velório do pai, na quinta-feira 24. “Nós vamos chorar e rir, pois lembraremos de todas as histórias dele.”
Mas Ariano era avesso ao céu. Pelo menos o dos homens, com seus aviões. Numa das suas saídas do Recife, a aeromoça percebeu seu incômodo com a viagem.
– Moço, o senhor está com falta de ar?
– Não, minha senhora. Estou com falta de terra.
O escritor de 15 peças de teatro, seis romances e dezenas de poemas, seu lado menos conhecido do grande público, partiu aos 87 anos, vítima de um AVC. Escrevia à mão e usava a máquina de escrever para passar o texto a limpo, antes de corrigir, refazer, rasurar novamente o papel. “Gosto do corpo a corpo com escrita”, explicou numa entrevista à ISTOÉ Gente. “Acho o computador frio.”
Ariano tinha na cultura oral e nos personagens populares do sertão sua eterna fonte de inspiração. Soube garimpar na aridez profunda das terras da Paraíba e de Pernambuco o ouro cultural que a Península Ibérica aportou ao Brasil nos séculos da colonização. Para isso, temporadas na fazenda de um tio, em São José do Egito, e os anos em que morou em Taperoá, na Paraíba, ofereceram-lhe os motes e os personagens.
“Na legendária Fazenda São Pedro ouvi, pela primeira vez na minha vida, meu tio Joaquim – seu Quincas – ler para mim, com uma dicção impecável, páginas e páginas de uma biografia de dom Sebastião, rei de Portugal. Foi lá que aprendi as primeiras “cantigas velhas”, romances ibéricos sobreviventes em nossa tradição oral e que aparecem ainda hoje em quase tudo o que escrevo”, anotou Ariano. Tirou de um dos moradores da fazenda, Mané Gaspar, o jeito de João Grilo, o protagonista da “Compadecida”.
Na origem desse homem sorridente, contador de histórias divertidas, havia um início de vida doloroso. Ariano nasceu no Palácio da Redenção, na capital da Paraíba, então chamada de Nossa Senhora das Neves. Seu pai era o presidente da província da Paraíba, de onde saiu eleito deputado federal. Aos 3 anos, despediu-se dele no porto do Recife. Para sempre. No Rio de Janeiro, então capital do País, João Suassuna foi assassinado com dois tiros, vítima da radicalização política da Revolução de 1930. No dia 8 de outubro, enviou uma carta à mulher, Rita, que pela emoção das palavras e a força dos propósitos marcou profundamente a família. Leia alguns trechos desse documento marcante, registrado no livro de um dos irmãos de Ariano como “Carta de um homem à sua mulher, na véspera de ser assassinado”.
Rio 8 de outubro de 1930
Ritinha
Saudades infindas!
Ah! minha querida mulher, só Deus sabe como tenho sofrido moralmente nesses dias de incerteza e apreensões terríveis. Quero dar o testemunho mais uma vez perante o Senhor para, se eu desaparecer também e não nos virmos mais nesse mundo de tristezas e dores pungentes, poder você assegurar aos nossos adorados filhos que eu sou inocente na morte do presidente João Pessoa.
Eu nunca me despedi de você, Ariano, Betinha e Saulo, a bordo, como de Neves e dos outros filhos em Paulista, com tanta saudade.
Ah! que esforço fiz para não chorar e demonstrar a você como me ficava o coração naquele abraço, talvez o último nesse mundo, em que os deixo ou deixarei pobres e expostos a verdadeiros martírios.
Não alimentem, apesar disso, ideia ou sentimento de vingança contra ninguém. Recorram a Deus e para Deus somente. Não se façam criminosos por minha causa!
Continue a educá-los no trabalho, na modéstia da vida e na religião cristã.
Ariano se lembra da despedida. A ausência do pai o marcou profundamente. “Essa é uma coisa com que a gente nunca se conforma”, disse. À ISTOÉ Gente contou uma história que mostra o poder da frase do pai, pedindo na carta para a família não alimentar vingança.
Condenado a quatro anos, o pistoleiro Miguel Alves de Souza cumpriu dois e, uma vez solto, passou desavisadamente próximo à fazenda da família, em Sousa, no sertão paraibano. Escapou da morte por misericórdia. “Lembro de um morador, que gostava muito de papai, ajoelhado nos pés de mamãe”, contou Ariano. “Ele pedia que ela não dissesse que mandava matar ele: mas dissesse apenas que permitia. Ela não permitiu.” Rita de Cássia Vilar Suassuna tirou dos nove filhos qualquer ideia de vingança e, até morrer, aos 94 anos, usou luto como forma de protesto.
Ariano deixa um livro inédito, uma obra de centenas de páginas a que se dedicou por três décadas. “É um livro dividido em vários romances mais curtos”, explicou. “Cada um deles tem vida independente. Pode ser lido separadamente. Mas, no todo, forma um conjunto harmonioso porque os personagens são os mesmos. Eu já escrevi muita coisa, mas o problema é saber o que vou colocar no primeiro. Porque o primeiro precisa servir de introdução aos outros.”
Quando seus interlocutores se espantavam demais com as reviravoltas de uma história, explicava que nunca mentia para criar uma história, apenas a melhorava. E, talvez pela infância difícil e a leveza com que tocou a vida depois, tinha outra máxima: “Toda história ruim de passar é boa de contar depois”. Ariano se vai, deixando pequenas joias, como esse trecho do poema “A mulher e o Reino”:
Dizem que tudo passa e o Tempo duro
tudo esfarela: o Sangue há de morrer!
mas quando a luz me diz que esse Ouro puro
se acaba por finar e corromper
meu sangue ferve contra a vã Razão
e há de pulsar o Amor na escuridão! 

Foto: Leo Martins / Agencia O Globo

07 de setembro 2014

PREFEITURA COMEÇA OS PREPARATIVOS PARA O DESFILE CÍVICO DE ‘7 DE SETEMBRO’

Em Caraúbas, a tradição do desfile cívico de 7 de setembro, dia em que se comemora a independência do Brasil, se tornou uma tradição e marco durante a gestão “Nossa Força é Nosso Povo”, que tem a frente o Prefeito Ademar Ferreira.

Com isso, a Prefeitura Municipal da cidade através da Secretaria de Educação e do Desporto, prevendo um melhor desenvolvimento do tradicional evento, se reuniu com gestores das escolas que atuam em todo município. A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) no auditório da Casa de Cultura “Manoel do Violão”.

O momento serviu para discutirem a temática a ser abordada no desfile. Para o ensino infantil, Creches e pré-escola, o tema será vinculado ao “Mundo mágico do Circo”, o qual foi muito elogiado pelos diretores e avaliaram como positiva a iniciativa. Já para os demais níveis escolares, ficou em aberto para ser feita uma homenagem à região nordeste, podendo ser destacado o folclore, a música, a literatura, entre outros costumes e manifestações culturais. Além das escolas, o desfile contará com apresentação de associações, programas sociais, e outras representatividades locais.
 
A expectativa do secretário, professor Robenildo de Lima, é que todas as escolas mantenham a efetiva participação em toda a programação que, além de contar com o ato cívico, também tem incluído os Jogos da Semana da Pátria, a Cavalgada da Independência, o Festival de Dança, e o hasteamento do pavilhão nacional na Praça Reinaldo Pimenta (centro da cidade), momentos estes que engrandecem ainda mais as comemorações do dia da independência.

Após o planejamento de cada instituição de ensino, está prevista uma apresentação aberta a sociedade e imprensa sobre a homenagem feita por cada uma instituição em sua apresentação no desfile cívico.

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Nunca pare de sonhar

Richard Bach

 

Havia no alto de uma montanha três árvores. Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros. A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas. A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram, as árvores cresceram. Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três. A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito. Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos. Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele cocho. De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco. E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!! E, imediatamente, as águas se acalmaram. E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra. Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz. O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE !!! Não importa o tamanho dos sonhos que você tenha, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem exatamente como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser a melhor para você. "Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."

terça-feira, 22 de julho de 2014

UNIDADES DE SAÚDE PROMOVEM AÇÕES JUNTO ÀS ESCOLAS

A prefeitura de Caraúbas junto às unidades básicas de saúde realiza uma série de atividades junto às escolas municipais, promovendo o Programa Saúde na Escola(PSE).

Na comunidade da Cachoeira, zona rural da cidade, a equipe de saúde atuante reuniu os alunos da Escola Municipal “Francisco de Paula Pessoa Filho” com o proposito de instruí-los sobre a temática “Adolescência: uma fase de mudanças”. Além dos alunos também compareceram professores e servidores da escola.

Segundo o enfermeiro da unidade, Francisco Alancardeque Melo, a temática abordou sobre as mudanças no corpo e no psicológico dos jovens com a chegada a adolescência, período de grandes transformações não só com o crescimento, mas também devido o amadurecimento crítico de cada um.

As próximas atividades previstas na comunidade de Cachoeira são oficinas com temáticas variadas para que eles possam discutir em grupos e melhorar seu aprendizado. Estão sendo verificadas em cada aluno as medições antropométricas, além de consultas médicas se necessário.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

CENTRO DE SAÚDE DE CARAÚBAS RECEBE MELHORIAS EM SUA ESTRUTURA


No centro de saúde “Dr. João Marinaldo de Holanda”, a Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN fez alguns reparos e melhorias para melhorar ainda mais o seu funcionamento. A unidade atende a população residente no centro da cidade.
Buscando sempre atender a população com serviços de qualidade, o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira determinou a execução de uma nova pintura do prédio da unidade de saúde, onde também foram melhoradas as instalações na cozinha, na parte de seu encanamento e lavatório, e da caixa de água da unidade. Recebeu alguns materiais importantes para atender aos pacientes, como birôs, cadeiras, ar condicionado, ventiladores, placas de identificações, entro outros.
A prefeitura municipal, através da secretaria de saúde, ainda melhorou as instalações do consultório odontológico, onde foi colocado um novo aparelho de ar condicionado. A sala do otorrinolaringologista também foi melhorada, garantindo um melhor atendimento e comodidade ao médico e ao cidadão atendido. Segundo o diretor do Centro de Saúde, Romildo Silva, no total foram adquiridos cerca de 30 itens diferentes, fundamentais para a o trabalho continuo executado.
A unidade é uma das mais movimentadas da cidade, e consta com o atendimento médico de clínicos gerais, psicólogo, nutricionista, dentista, fonoaudiólogo.  A administração busca conseguir a contratação de um pediatra e um ginecologista, e assim atender devidamente a demanda do bairro.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Novos convocados

15/07/2014 Concurso

35 professores são convocados para atuar na rede estadual

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 09 de julho a convocação de 35 professores aprovados no concurso de 2011. Confira a lista com os nomes AQUI.

Fonte: SINTE/RN

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Merenda Escolar

ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO ABASTECIDAS DEVIDAMENTE COM A MERENDA ESCOLAR

Após o período de recesso, as escolas municipais de Caraúbas dão retorno as suas aulas referentes ao ano letivo 2014. Com isso, desde a última semana, todas elas estão devidamente abastecidas para garantir a merenda escolar diária de seus alunos.

Segundo informações da coordenadora do departamento de merenda, Sônia Maria Sales, além da rede de ensino básico também são contemplados com a alimentação o EJA(Educação para Jovens e Adultos), programas sócias(Peti, Projovem, AABB Comunidade).

Todo o cardápio passa pela nutricionista Isabella Fernandes, fazendo a avaliação dos valores energéticos que os jovens necessitam diariamente, fornecendo uma alimentação completa, fundamental para o aluno se manter com uma melhor atenção em sua aula e facilitando seu aprendizado.

O investimento é feito parte do governo federal e a outra parcela do governo municipal, sendo que neles estão inclusas a compra à agricultura familiar, valorizando o pequeno produtor da cidade, gerando mais renda dentro do próprio município. 





Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas

terça-feira, 15 de julho de 2014

Em busca de solução.

PREFEITO SE REÚNE COM GOVERNO DO ESTADO PARA TRATAR SOBRE O HOSPITAL DE CARAÚBAS

Na próxima sexta-feira(18), o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira(PMDB) se reúne com Luiz Roberto Leite Fonseca , secretário de saúde do estado, para tratar sobre o funcionamento do Hospital Regional de Caraúbas “Dr. Aguinaldo Pereira”. Também farão presença o diretor da unidade, Caio Targino; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Novinho Praxedes; o secretário de saúde do município, Fabrício Tavares; o secretário de governo, Gilvandro Fernandes.
Com inúmeras reclamações vindas da população enquanto sua funcionalidade, com a falta constante de medicamentos, problemas internos entre funcionários, além da constante ausência de profissionais médicos em plantões, a administração municipal junto a diretoria e outras autoridades resolveram buscar o diálogo junto ao governo do Rio Grande do Norte, a quem compete as obrigações referente aos hospitais espalhados pelo estado.
Além das reclamações citadas, a comitiva buscará ser atendida no melhoramento da unidade enquanto estrutura física, mais médicos em diferentes especialidades, e a liberação dos recursos referentes a equipamentos e reforma de salas do hospital regional. A busca é de potencializar a estrutura na previsão de continuar aumentando a disponibilidade de possíveis cirurgias que venham a ser realizadas pela unidade, o que gera mais recursos de repasse e assim melhora a verba para o uso nos serviços aos pacientes.
“A população está sendo prejudicada na carência de nosso hospital e temos que tomar providências, pois é a saúde de nosso povo que está em jogo, não pode ficar assim”, disse o Prefeito Ademar.
Recentemente foram gerados boatos por populares em torno do possível fechamento do Hospital Dr. Aguinaldo Pereira, porém, segundo o diretor Caio, foram inverdades e não há nenhuma hipótese do governo estadual tomar essa decisão, seria um grande prejuízo para os cidadãos não só de Caraúbas, mas de toda a região.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas

13º SALÁRIOooooo

Pagamento da primeira parcela do 13° está previsto para esta quarta-feira (16)

A assessoria de comunicação da SEARH comunicou a direção do SINTE/RN que a primeira parcela do adiantamento do décimo terceiro salário, referente ao percentual de 20%, será paga nesta quarta-feira (16). Para a direção do SINTE/RN, apesar de o RN bater recordes de arrecadação de impostos, além das verbas disponibilizadas pela União, o Governo do Estado quer demonstrar uma crise financeira. Segundo a coordenadora geral em exercício, Luzinete Leite, esta posição só confirma o quanto o executivo estadual tem virado as costas para a categoria e demais servidores públicos. “Enviamos ofício, pedimos audiência no sentido de pressionar o Governo a pagar os 40% de forma integral. Devemos ficar bem atentos, para o Governo não aplicar o golpe no final do ano”, pontua a sindicalista. 
Fonte: SINTE/RN

terça-feira, 8 de julho de 2014

Bom dia, dia lindo!
Você está a bordo de um novo dia.

Diga: bom dia, dia!
Bom dia, vida!
Bom dia, sensibilidade!
Bom dia, fé!
Bom dia, coragem!
Bom dia, talento!
Bom dia, trabalho!
Bom dia, alegria!
Bom dia, felicidade!
Bom dia pra você!

Tem muita coisa boa para você aproveitar.
Há sensações que vem de dentro e que precisam ser colocadas para fora.
Há sensações que vem de fora que precisam ser interiorizadas.

Esteja aberto e pronto para emitir sinais. E também para captar o que está no ar.
Se o caminho que você planejou é muito longo, não se desespere com a distância que ainda falta para chegar.
Concentre-se no próximo passo. Ou mesmo no primeiro passo.

Hoje você pode começar algo novo que vai levá-lo muito longe.
Inicie algo hoje nem que seja uma mudança.
Se você resiste a mudanças tenha ao menos desculpas novas para dar pelo que você deixa de fazer.

Tenha atitudes simples, mas honestas.
O início de qualquer coisa nova para sua evolução, pessoal, espiritual ou profissional, começa aí dentro de você, silenciosamente, enquanto organiza seus pensamentos para mais um dia.
Está no ar uma nova manhã... Um novo dia... Uma nova semana...

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Capacitação SELO UNICEF

COMISSÃO DO SELO UNICEF FAZ A 1º CAPACITAÇÃO DA EDIÇÃO 2013-2016

Tendo como articulador o Vice Prefeito do Município de Caraúbas/RN, o Selo Unicef faz sua primeira capacitação para o período 2013-2016. O objetivo deste momento foi apresentar a nova metodologia da edição, assim explanar sobre a o 1º Fórum Comunitário e a implantação do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, duas ações estratégicas de participação social e obrigatórias que devem ser cumpridas para continuar no páreo para a conquista do selo.

O momento ocorreu na Escola Estadual Lourenço Gurgel, na manhã da última terça-feira(01), com a participação de secretários da Prefeitura Municipal, de professores, profissionais de saúde e assistência social, além dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O selo UNICEF é um reconhecimento internacional que os municípios podem conquistar pelos resultados de seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esta é a 3ª edição nos 10 estados do semiárido brasileiro.





ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CARAÚBAS/RN

Amigas da dieta: 10 frutas que são aliadas do emagrecimento

Amigas da dieta: 10 frutas que são aliadas do emagrecimento