Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Deus Abençoe seu final de semana.


A Faculdade da Vida

Aproveite o fim de semana!

Acredite na vida, mesmo que ela te traga dor, ainda que os homens tragam guerra e matem inocentes, e mesmo que ninguém o ame. Pois a dor, o medo, e a solidão também são sentimentos da natureza humana. Mas acredite na vida, porque no final os sentimentos ruins irão passar, e os bons momentos irão permanecer em sua memória.
Acredite nas pessoas, principalmente naquelas que fazem parte das nossas vidas, aquelas que acreditamos que são anjos, que nos preenchem de momentos de amor, felicidade e paz. Mas, sobretudo, acredite em você mesmo, faça com que a cada manhã você se torne melhor, não só para você, mas para o mundo.
Acredite no amor, o presente de Deus, o sentimento supremo da vida. O amor nasce nas coisas simples, vive delas e às vezes morre por elas...
Tudo isso na busca incessante da felicidade, o sentimento que se encontra dentro de você mesmo, e que apenas você pode despertar.
Ser feliz é saber aproveitar todas as coisas que você tem hoje na vida. Apenas desperte e viva feliz.

(Eduardo Soares Vilela)


VI Forum Nacional da UNDIME.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CARAÚBAS PARTICIPA DE FÓRUM NACIONAL E ANUNCIA NOVOS BENEFÍCIOS

A serviço da Prefeitura de Caraúbas, o Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, o professor Robenildo de Lima participa do 6º Fórum Nacional de Educação promovido pela UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Conta com a presença de mais de 1.300 secretários representando mais de 900 cidades do Brasil.
Com o tema “O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação”, o encontro está acontecendo desde o dia 27 e tem duração até o dia 30 de maio, em Florianópolis/SC. Neste ano, o Fórum é dividido em palestras, oficinas e visitas às salas de atendimento governamental. No evento os participantes podem discutir de forma mais aprofundada, áreas da gestão da educação municipal, tais como: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoas, transporte escolar, além do Plano Municipal de Educação e o uso dos indicadores educacionais.
Segundo Robenildo, Caraúbas foi contemplada com novos benefícios, recebendo nos próximos dias equipamentos para estruturar 5 escolas municipais. Dentro das cozinhas serão colocados novos fogões industriais, geladeiras, além de pratos, copos, talheres, entre outros objetos.
A educação tem sido umas das grandes beneficiadas pelo governo “Nossa Força é Nosso Povo”, que tem Ademar Ferreira(PMDB) como prefeito. Graças articulações de sua equipe, uma das novidades é que Caraúbas aumentou sua receita dentro do programa Brasil Sem Miséria, em 2013 recebia o valor de 58 mil reais e em 2014 receberá até o final do cerca de 210 mil, para ser investido no ensino infantil.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

Audiência Pública

Prefeitura de Caraúbas gasta 33% de seus recursos com a saúde

Na manhã desta sexta-feira(30), a Prefeitura de Caraúbas, através da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu com o conselho municipal de saúde da cidade. Em pauta estavam os credenciamentos de empresas ligadas a saúde, o repasse do PMAQ aos servidores municipais de saúde e a prestação de contas do 1º quadrimestre do ano de 2014.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal dos Vereadores de Caraúbas, com início às 8h30min, teve a frente o Secretário de Saúde do Município, Fabrício Tavares. O principal ponto abordado foi o investimento financeiro feito na saúde do município.

Como obrigatoriedade, todo município brasileiro deve ter seus gastos maiores que 15% de toda sua receita. Em Caraúbas os investimentos são de 2 vezes este percentual chegando aos 33% gastos com a saúde pública. No primeiro quadrimestre as dispesas chegaram ao montante de R$ 3.047.844,44, sendo 2.033.615,85 oriundos do Sistema Único de Saúde(SUS) e R$1.014.228,59 aplicados com recursos próprios.

“Temos a dedicação diária de promover uma melhor qualidade de vida para o caraubense, o que depender de nossa gestão Caraúbas irá sempre crescer na assistência na saúde”, enfatizou o prefeito Ademar Ferreira(PMDB).





quinta-feira, 29 de maio de 2014

Um pouco de poesia.

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Autor; Carlos Drummond de Andrade.

Curiosidades:Estresse e o cafézinho

 Estresse-e-o-cafézinho
Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho, de acordo com uma pesquisa encomendada por uma fábrica de água mineral. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,5 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. Os resultados da pesquisa também condenam o excesso de chá, que, de acordo com os pesquisadores contratados pela fabricante de água mineral Volvic, produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contem cafeína pelo menos três vezes por dia.
Bem, não podemos ver somente o lado ruim do café. Pesquisando um pouco sobre o assunto na Internet, também achei alguns fatores positivos do café.
O Café e a Saúde:
A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:
  • O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a memória e, conseqüentemente, o desempenho escolar.
  • O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
  • O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
  • Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.
Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:
  • Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
  • Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
  • Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente percursora do “cancer da mama”).
  • Pode causar de polipos (primeiro estágio do cancer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
  • Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
  • Provoca uma maior secreção de ácido clorídico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
  • Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.
Extraido do site: http://www.vocesabia.net/saude/alimentacao/estresse-e-o-cafezinho/

terça-feira, 27 de maio de 2014

curiosidade:

Dormir depois do almoço faz bem à saúde?


capa_dormir


Um costume dos espanhóis virou alvo de estudos: a famosa siesta, ou seja, aquele soninho gostoso depois do almoço que tanto nos revigora.
Um time de psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, constataram que os benefícios do sono diurno auxiliam na recuperação cardiovascular. Em testes com seres humanos, notaram que o estresse teve o impacto negativo revertido mais rapidamente depois de um período de sono. “Outros trabalhos já demonstraram que descansar após o almoço diminui a pressão sistólica”, confirma o cardiologista Marco Antônio Gomes, do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ele se refere ao número de maior valor que aparece registrado no aparelho de medição.
Ou seja, para dar mais embasamento nesta tese, outro especialista da área complementa “Quando dormimos, há redução da atividade simpática, o que relaxa os vasos e diminui os batimentos cardíacos”, explica o pneumologista especialista em sono Pedro Genta, do Hospital do Coração, em São Paulo.
Segundo Genta, em 45 minutos conseguimos atingir as três fases do sono. Assim temos tempo suficiente de ele se aprofundar a ponto de proporcionar vantagens ao nosso corpo.
Mas é importante lembrar que é no escuro da noite que o cérebro libera um hormônio fundamental para que consigamos dormir profundamente: a melatonina. “Uma venda nos olhos ou um quarto escuro ajudam a simular o descanso noturno, potencializando a ação positiva da sesta (sic)”, ensina Marco Antônio.
No entanto, mesmo com tantos pontos benéficos para a nossa saúde, há restrições da sua prática em pessoas com alto risco cardiovasculares, como diabéticos obesos e fumantes. “Há um estresse ao despertar, que intensifica a coagulação e a descarga de adrenalina, acelerando o coração”, avisa Gomes. Há outro lembrete de extrema importância: “O cochilo pode diminuir a duração do repouso à noite, gerando sonolência e fadiga no dia seguinte, o que faz a pessoa sucumbir à sesta (sic) novamente, entrando em um círculo vicioso”, diz a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, em São Paulo.
O importante é lembrar que realmente temos essa “moleza” após o almoço e ela é uma necessidade natural do organismo. “Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral”, explica Gomes. E isso resulta numa carência de abastecimento no cérebro e no coração que trabalham mais lentamente e aí, não tem jeito, a sonolência vem e nos domina mesmo. Ou seja, temos um motivo fisiológico para sentirmos esse sono vespertino.
  • Outro benefício do sono depois do almoço:
quem pode dormir uns 90 minutos à tarde tem sua capacidade de memorizar aumentada. É o que diz o pesquisador Avi Karni, da Universidade de Haifa, em Israel: “Quando dormimos depois de uma tarefa de leitura, por exemplo, as áreas cerebrais responsáveis pela consolidação da memória permanecem ativas”, diz Karni. Ou seja, essa região do nosso cérebro fica totalmente ligada ao registro da leitura feita antes de dormirmos, sem interferência do mundo externo que sempre acabam por tirar a nossa atenção quando estamos em alerta acordados.
  • E quem come muito durante o almoço, pode fazer a “siesta”?
Até pode, só que com certeza sentirá um mal-estar já que o conteúdo estomacal pode retornar ao esôfago. Assim fica a dica: durma aquele soninho gostoso à tarde, mas contente-se com uma refeição mais leve e evitará, desta forma, aquela incômoda azia ou enjoo.
E tenha uma boa siesta!
Fonte: Revista Saúde – Editora Abril


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Convite a Comunidade Caraubense.

    A Prefeitura Municipal de Caraúbas atraves das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social realiza ações na comunidade de Mirandas.

    CARAVANA DA CIDADANIA REALIZA MAIS DE 1500 PROCEDIMENTOS NA COMUNIDADE DE MIRANDA

                Sucesso absoluto em sua primeira edição, a Caravana da Cidadania ofertou dezenas de serviços e atividades na comunidade de Miranda, no último sábado, proporcionando ações de qualidade aos moradores de toda a região.
            Ao todo, foram realizados mais de 1.500 procedimentos, dentre eles atendimento médico, de advogado, glicemia, peso/altura, pressão arterial, enfermeiro, dentista, bolsa família, cartão do idoso, cartão do SUS, oficinas de arte e dança, corte de cabelo, serviços de manicure, brinquedoteca, dentre outros.
                “Nunca a comunidade de Miranda tinha recebido um projeto como esse, em que a gente não precisou ir à cidade para receber tantos benefícios. O governo municipal trouxe tudo para nossa comunidade e nós só temos a agradecer e parabenizar”, disse a dona de casa Maria de Fátima.
                Para o prefeito Ademar Ferreira, “foi muito importante o empenho dos que fazem a administração municipal para o desenvolvimento da ação, bem como a participação em peso dos habitantes de Miranda e localidades vizinhas para o sucesso do evento”.
                A Caravana da Cidadania é um projeto da administração municipal que será desenvolvido periodicamente nas comunidades rurais da cidade, no intuito de atender as principais demandas e reivindicações dos munícipes.

    Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN
    Oração da Manhã - I
    "Pela manhã ouvirás a minha voz ó Senhor
    Pai Celestial, venho a Ti agradecer por este novo dia.
    Obrigado pela noite que passou, pelo sono tranquilo e reparador.
    Nesta manhã quero louvar Teu nome e pedir que a cada minuto, lembre-me que minha vida é muito preciosa e que o dia de hoje Tu me deste para que eu me realize e seja feliz.
    Preenche-me com Teu amor e Tua sabedoria.
    Abençoa meu lar e meu trabalho.
    Que nesta manhã eu tenha bons pensamentos, fale boas palavras,
    seja bem-sucedido em minhas ações e aprenda a fazer a Tua vontade.
    Entrego esta manhã em tuas mãos.
    Sei que estarei bem.
    Obrigado, Senhor.
    Amém.”

    sexta-feira, 23 de maio de 2014

    Em reunião com o SINTE/RN, SEEC responde pauta de professores e funcionários

    A direção do SINTE/RN se reuniu com a chefe de gabinete da SEEC na manhã desta quarta-feira (21), para tratar de diversos assuntos. Veja abaixo as reivindicações apresentadas pelo SINTE/RN e as respectivas respostas dadas pela SEEC:

    *Pagamento da gratificação dos diretores e vice-diretores das escolas
    O pagamento será efetuado ainda em maio e com efeito retroativo a abril
    * Pagamento do 1/3 de hora atividade para 600 profissionais
    A chefe de gabinete informou que está trabalhando para encaminhar o pagamento na folha de maio.
    * Carga Suplementar
    Segundo a chefe de gabinete, o pagamento continuará no mês de maio
    *Convocação de concursados
    Segundo a chefe de gabinete, novas convocações serão feitas no mês de junho, no entanto, não foram informados os números de recrutamentos.
    * Os 1.400 professores
    A SEEC havia informado que cerca de 1.400 professores estavam sem trabalhar, no entanto, durante a reunião, a representante da secretaria informou que houve um erro nas informações, e que são poucos os que se encontravam sem trabalhar.

    Pauta dos funcionários
    *Plano de Carreira
    A direção do SINTE/RN recebeu a confirmação de que um estudo está sendo realizado, o objetivo é pagar os 70% restantes ainda em 2014. A chefe de gabinete da SEEC, durante a reunião, falou com a governadora Rosalba Ciarlini por telefone. A chefe do executivo estadual disse ter mando fazer o estudo e adiantou que no mês de junho poderá antecipar algum percentual.
    *Pagamento da GME
    A gratificação do mérito educacional (GME) será paga ainda neste mês de maio.

    Fonte: SINTE/RN

    segunda-feira, 12 de maio de 2014

    MEC vai abrir nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2014

    Prazo de inscrição vai até o dia 23; provas serão dias 8 e 9 de novembro.
    Locais de prova terão detectores de metal para evitar 'cola eletrônica'.

    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 serão abertas às 10h desta segunda-feira (12) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 23 de maio no site enem.inep.gov.br. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, a expectativa é de que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam neste ano. Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram e mais de 5 milhões fizeram as provas.

    A taxa de inscrição é de R$ 35, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficarão isentos da taxa todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.

    Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
    Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual), em 1.699 municípios. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do exame, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.