Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

NOVO SEMINÁRIO DO EMPRETEC SERÁ REALIZADO EM CARAÚBAS

Empreendedores de Caraúbas terão nova oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos de como encarar seu negócio, superar os desafios constantes para suas empresas e alcançar um sucesso promissor. Nova edição do seminário do EMPRETEC será realizada na cidade entre os dias 12 e 17 de maio. O curso é aplicado pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas, tendo como parceiros a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS), Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Caraúbas.
“O EMPRETEC é um curso desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) que testa e potencializa o seu comportamento empreendedor. São seis dias de treinamento intensivo onde você encara seus medos, acorda para oportunidades, enfrenta limitações e fortalece suas habilidades.”, explica o material de divulgação do curso realizado pelo SEBRAE.

Em reunião que aconteceu na última quinta-feira (27) na sede da CDL de Caraúbas, foram firmadas as principais atividades que antecedem o seminário que, pelo seu grau de exigência feita aos seus participantes, contará com algumas preparações e seleção para os empreendedores interessados. A apresentação do curso será realizada no mês de abril, com dia a ser definido, na Câmara de Vereadores. Aos interessados em participar do EMPRETEC, serão feitas entrevistas do dia 5 ao dia 9 de maio, onde serão selecionados aqueles que estão dentro dos parâmetros da capacitação.
A reunião contou com a presença da analista técnico do SEBRAE na região oeste, Agêlda de Castro Feitosa; do Presidente da CDL local, Haroldo Gurgel; da secretária da CDL, Rosalba Alves; do empresário caraubense, Hebert Targino; do empresário dixseptiense, José Arimateia; do Presidente da ATOS, Robson Gurgel; do Presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Praxedes; do secretário de governo, Gilvandro Fernandes; e do prefeito municipal, Ademar Ferreira.
Consolidando a turma formada no ano passado, também está previsto o Encontros de EMPRETECOS para o próximo dia 3 de abril, onde os empreendedores discutem os assuntos que abordam o tema, trocando experiências e dando depoimentos das vivencias e desafios diários na liderança de seus negócios após terem capacitados pelo EMPRETEC.
Interessados em participar da preparação técnica do EMPRETEC, devem se dirigir até a sede da CDL de Caraúbas e fazer o cadastro para participarem das atividades que antecedem o curso e assim ser aprovados para garantir a participação, ou tirar qualquer dúvida. O curso tem o valor de 590 reais, com carga horária de 48h.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

quinta-feira, 27 de março de 2014

O professor no contexto atual

Ser professor não é tarefa fácil na sociedade moderna. Pois, é atribuído e/ou exigido dele competências, que não tem condições de assumir, quais sejam: aconselhar, nivelar por baixo o rendimento dos alunos, orientar, rever as avaliações cotidianamente.
Neste contexto, como pode melhorar o processo ensino aprendizagem, se aprendizagem em si fica em segundo plano? São questionamentos que se fazem necessários para que possamos redimensioná-lo na busca de novos objetivos, de maneira que os alunos das classes populares possam ascender socialmente através da escola.
Com efeito, as políticas de letramento vigentes têm demonstrado ser deficientes, pois não adianta encher e/ou superlotar as salas de aula com discentes, sem que exista a qualidade esperada. É óbvio que a educação é um direito do cidadão e dever do Estado, no entanto é fundamental que aprendamos exigir dos governantes os investimentos essenciais a sua materialização.
Consoante este pensar, não acreditamos na educação sem que não haja investimento na formação e na valorização do professor, pois este deverá ser mediador do processo ensino aprendizagem. Para tanto, essa mudança de concepção pedagógica exige que paradigmas estruturalistas e/ou tradicionais de ensino sejam ultrapassados, principalmente para aqueles que não fazem sentido na contemporaneidade, isto é, a pedagogia da cópia, do livro texto, da decoreba, sem que se operacionalizem novas estratégias e procedimentos didáticos voltados à consecução dos novos objetivos.
Assim sendo, o professor precisa de incentivo, de um piso salarial digno para que este possa trabalhar com dignidade, se isso acontece cotidianamente, este poderá ser um agente de mudança e de transformação social in loco de sala de aula, ou seja, possibilitará políticas de leitura e de escrita “não silenciadas” (MUSSALIN, 2005), consequentemente, despertará assim, a participação coletiva dos alunos, através da interação dos sujeitos reais na construção de aprendizagens interativas.
Logo, ser professor é uma árdua função, portanto exige compromisso, responsabilidade para com a melhoria do processo ensino aprendizagem dos sujeitos do quais lidamos. Nesse sentido, é preciso rever práticas, métodos, estratégias de ensino para que os alunos sejam os mais beneficiados, já que estes necessitam de um ensino de qualidade, decerto que possam crescer e atingirem aos objetivos pretendidos.
Contudo, há professores que não têm essa concepção pedagógica de ensino, já que acabam reproduzindo os ideais do sistema macroestrutural do ensino, a saber: não saem de suas salas de aula para ir às ruas, lutar pela melhoria e a qualidade do ensino, bem como por melhores condições de trabalho a sua profissão.
Para tanto, urge neste contexto plural, que o professor tenha consciência crítica de seu papel enquanto cidadão na sociedade, que não sirva apenas como reprodutor do sistema social dominante, que aliena, exclui e não oferece educação de qualidade para todos. Assim sendo, para tais profissionais, o trabalho escolar não tem sentido, já que é “alienado” (MARX APUD MEKSENAS, 1986).
Nesse sentido, concordamos com o escritor Guimarães Rosa, quando disse: “mestre não é sempre quem ensina, mas de repente aprende”, quando é que vamos ter profissionais/professores na sua maioria, com esta visão? Muitos deles, ainda, não estão preparados para serem professores, melhor dizendo: não se veem professores, o que acarreta um déficit muito grande para com os nossos alunos. Independente do salário, das condições de trabalho a que estamos submetidos cotidianamente, nós (professores) lutamos com pessoas, consequentemente deveremos fazer o possível para que os nossos alunos sejam sujeitos e jamais seres assujeitados, a-históricos dentro da sociedade.
Nesse processo e/ou percurso, é fundamental abdicar de muitos sonhos materiais, que por acaso tenhamos, por que sabemos que apesar de algumas conquistas recentes por parte da categoria, através de um governo popular, ainda assim, são poucas, já que é nítida a dívida social para com a educação deste país. Afinal, foram vários séculos de descasos com a educação pública. Então, vamos à luta, começando com representatividade popular, escolhendo candidatos que estejam diretamente relacionados ao nosso projeto de mudança para a educação pública.
Portanto, o professor precisa se vê, projetar sua imagem, ter autoconfiança e ser um agente de transformação social em seu meio. Logo, a sala de aula deverá ser um espaço ideal para que novos discursos sejam construídos, sentidos antigos e/ou laicos sejam rompidos e, acima de tudo, a cidadania ser exercida por parte de todos, sem que uma pequena minoria branca dominante, continuem representando os interesses da elite do país.
Manoel Guilherme de Freitas. É mestre em Língua Portuguesa/PPGL/UERN. É bolsista do CNPQ/PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS/CAMEAM/UERN. É aluno do doutorado especial PPGEL/UFRN.
Autor(a): Manoel Guilherme de Freitas - professor 

Fonte:SINTE/RN

Educação

Conquista da categoria: Lei Complementar que concede progressão é publicada no Diário Oficial

A Lei Complementar Nº 503 que concede progressão aos servidores que ocupam os cargos de provimento efetivo de professor ou de especialista de educação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (27).
De acordo com a publicação, será concedida uma única progressão aos servidores que ocupam esses cargos por meio de elevação para a Classe de Vencimento imediatamente subseqüente.
Excepcionalmente, essa progressão ocorrerá sem a avaliação de desempenho prevista na LC Nº 322/2006. As despesas decorrentes dessa implementação serão custeadas com recursos de dotação consignada à SEEC na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Confira a publicação no DOE AQUI.
Fonte: SINTE/RN

quinta-feira, 13 de março de 2014

Atenção PAIS ou RESPONSAVEIS!

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV É INICIADA EM CARAÚBAS


Na última segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha Nacional de Imunização contra o HPV nos postos de saúde de Caraúbas/RN.
A Vacina vem para prevenir a transmissão e contaminação deste vírus nas meninas. A faixa etária proposta pelo Ministério da Saúde é de 11 anos até os 13 anos. A vacina será ofertada em três doses. A primeira tem início neste mês de março, a segunda dose será após 6 meses, já a terceira e última deverá ser aplicada cinco anos após a primeira dosagem.  É importante que a criança respeite devidamente as datas do tratamento para que assim torne mais eficaz a imunidade contra o vírus HPV.
O HPV é um vírus que é apresentado em mais de 150 tipos e é transmitido principalmente pelo ato sexual. Esse vírus é o responsável pelo desenvolvimento do câncer do colo de útero nas mulheres, mas também pode provocar outros tipos de cânceres como o de pênis, ânus, na vulva e vagina.
Em Caraúbas são estimadas que 535 meninas estejam aptas a receber a vacina, todas as Unidades Básicas de Saúde já estão abastecidas devidamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas

Atenção profissionais inscritos no PROINFO!

A NOSSA AULA INAUGURAL SERÁ SEGUNDA, DIA 17 DE MARÇO, AS 09 HORAS NA CASA DO IDOSO(PRAÇA SÃO SEBASTIÃO).

ESSE SERÁ UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE DO NOSSO CURSO, VENHAM PARTICIPER, VOCÊ VAI GOSTAR E A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.
APÓS O ENCONTRO, QUEM TIVER PENDÊNCIAS DEVE IR ATÉ A SECRETARIA PARA RESOLVER AS MESMAS.
Atenciosamente,
CLAUDIA VIRGINIA - Tutora

Passagnes molhadas são concluídas em comunidades rurais.

PREFEITURA DE CARAÚBAS CONCLUIU PASSAGEM MOLHADA ENTRE COMUNIDADES RURAIS.



A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, concluíram na manhã de hoje (12), uma passagem molhada entre as comunidades de “Cachoeira”, “Poço da Baixa” e adjacentes.
Essa era uma reivindicação dos moradores dessas comunidades, visto que no período de inverno quando o açude da comunidade de “Cachoeira” desaguava, os moradores de comunidades como “Poço da Baixa” ficavam sem poder trafegar entre as localidades, ficando isolados e sem opção de translado para entrar ou sair.

O serviço foi vistoriado pelo secretário de Infraestrutura João Marcolino, autorizado previamente pelo prefeito Ademar Ferreira (PMDB), e. “Acreditamos que esse problema será solucionado a partir de agora, pois com esses serviços os moradores terão acessos ininterruptos durante todo ano”, comentou o prefeito.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ademar Ferreira e Caio Targino se reunem para discutirem sobre o Hospital de Caraúbas

Prefeito de Caraúbas e Diretor do hospital se reúnem para tratar sobre a unidade de saúde
“Hospital de Caraúbas, fechar? Nunca foi levantada qualquer hipótese!”, disse o diretor do Hospital Regional de Caraúbas, Caio Cesar de Ferreira Targino, ao prefeito da cidade, Ademar Ferreira da Silva, sobre os boatos que circularam na última semana em toda cidade, deixando população e servidores da unidade apreensivos. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira(10) no gabinete do prefeito.
Para acabar de vez com a polêmica que foi surgida a respeito do Hospital “Dr. Agnaldo Pereira da Silva”, o prefeito Ademar Ferreira convidou o diretor Caio Targino para discutirem a cerca da temática, além de reafirmarem a parceria que vem sendo mantida pelo governo “Nossa Força é Nosso Povo” ao logo dos pouco mais de cinco anos de gestão. Também estiveram presentes o Secretário de Governo, Gilvandro Fernandes, e o Secretário de Saúde, Fabrício Tavares.
Na ocasião, o diretor do Hospital Regional de Caraúbas, aproveitou para agradecer toda a ajuda e apoio que o governo municipal vem dando, como a disponibilidade de medicamentos, profissionais médicos, de uma ambulância, entre outras coisas, tudo tem dado resultados favoráveis nos números de atendimentos e principalmente de partos que hoje chegam a cerca de 60 por mês, onde antes não chegavam a 28 nascimentos de bebês ao mês na unidade.
“Caraúbas é uma cidade privilegiada, além do hospital, conta com 8 PSFs bem estruturados, praticamente 8 novos hospitais atendendo a população. Se compararmos com cidades bem maiores como Natal e Mossoró, Caraúbas está bem a frente na questão da saúde pública”, disse o Diretor.
Segundo Caio Targino, não existe nenhuma veridicidade em a unidade ser fechada, pelo contrário, novos benefícios estão assegurados para ampliação e melhorias no atendimento para seus pacientes. “Novos equipamentos já chegaram, como centrais de ar, bebedouros, e equipamentos de última geração para um novo laboratório, além de está assegurado 500 mil reais em obras de ampliação de reforma”, disse o diretor, garantindo que aos poucos o hospital está se estruturando devidamente. Dentro da reforma está prevista a construção de 17 novos leitos, totalizando 51 para atender a demanda.
A equipe do governo assegurou total disponibilidade ao Hospital Regional como sempre vem fazendo. O Prefeito Ademar está agendando uma visita nos próximos dias para ver o andamento dos trabalhos na unidade, se prontificou de realizar novas melhorias para continuar atendendo a população devidamente.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas/RN

quinta-feira, 6 de março de 2014

Garanta sua vaga no Curso de Introdução a Educação Digital.

ESTÃO  SENDO REALIZADAS AS PRÉ-MATRÍCULAS PARA O CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - 2014, NOS DIAS 06 E 07 DE MARÇO(QUINTA E SEXTA),NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO TURNO MATUTINO,  QUEM AINDA NÃO CURSOU ESSE MÓDULO PROCUREM FAZER LOGO E GARANTA A SUA VAGA. DIVULGUEM PARA OS SEUS COLEGAS NAS ESCOLAS.

CLÁUDIA VIRGÍNIA.
 

sábado, 1 de março de 2014

Bom final de semana!!!

Renove-se e purifique sua alma
Conceda a seriedade em teu espírito
Entre em sintonia com o seu eu
E vibre sua existência
Exale alegria
Purifique todos os seus sentimentos ruins
Desapegue-se de coisas negativas
Dance em teu corpo o contraste de querer
Querer... Transcender a paz e harmonia
E transbordar energia positiva
Descobrindo todo o mundo dentro de ti
Cultivando a sabedoria e conhecimentos
O fruto da felicidade provoca bons pensamentos
Faça de teu sorriso o teu guarda sol
Derramando uma silhueta perfeita
Envolva cumplicidade e amor
E o Deus que habita dentro de ti
Seja feliz e fiel a tua alma
Na intensidade da eterna busca do novo
Se movimenta a luz

(Jéssica R.)

Carnaval com mais saúde.

“Bloco da Prevenção” distribui kits educativos pela cidade

Em Caraúbas, neste sábado (01), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde levou às ruas o “Bloco da Prevenção”. A ação consistiu na entrega de material educativo para a conscientização da importância do uso do preservativo tendo em vista as festividades do carnaval.
Milhares de preservativos foram distribuídos através de blitz espalhadas na cidade. A aquisição serve para os cidadãos ter acesso mais rápido, além de alertar na importância da camisinha para evitar diversas DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Além do Bloco da Prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas atividades entre funcionários e pacientes nas unidades de saúde espalhadas na cidade, maneira de confraternizar e aproximar mais ainda pacientes e quadro de funcionários de cada localidade.

II CAPS Folia foi realizado na ultima quinta-feira

O centro de atenção Psicossocial – CAPS realizou na ultima quinta-feira (27) o 2º “CAPS Folia”, um baile em comemoração ao carnaval, que contou com a participação de funcionários e pacientes da unidade.
O centro atende em media 1000 pacientes por meses distribuídos em atividades com psicólogos, pedagogo, educadores físicos, assistentes sociais, médicos e atendimentos de enfermagem.
Para a Enfermeira Fernanda, a importância de ações como essa para os pacientes do CAPS é de fazer com que eles possam melhorar seus desempenhos tanto na vida familiar como também na vida pessoal e social de cada um deles, e dessa forma, buscar romper as limitações sociais muitas vezes impostas a eles.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas