Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Saiba mais sobre a história de Raimundo Soares de Brito


Caraúbas, Mossoró e o Rio Grnade do Norte estão de luto. Morre aos 92 anos o caraubense, Riamundo Soares de Brito, o Raibrito, que há muitos anos era radicado em Mossoró.


O ÓDIO QUE APRISIONA E O PERDÃO QUE LIBERTA

Por Flávio Rezende*

         Como dou muitas entrevistas em decorrência de atividades sociais, culturais e outros babados mais, geralmente sou instado a falar algo sobre a religião que sigo.
         Nunca me senti bem repetindo as mesmas coisas, desde cedo fiquei incomodado com a ritualística católica. As missas sempre iguais, a sequência já previamente sabida dos acontecimentos, me impulsionaram para o novo, buscando assim o conhecimento espiritual através das coisas da Índia.
         Ainda nesta seara religiosa comecei a não gostar mais de ficar entoando mantras por horas e horas e de repetir diariamente rituais hindus e outras coisas mais.
         Por não conseguir aquietar a mente em eventos muito iguais, porem importantes - faço questão de registrar, fui montando um mosaico, tornando o que chamo a minha religião, de uma coisinha de um aqui, outra de outro ali, utilizando como intercessão a todas as ações encampadas, o ato de praticar o bem.

Dicas de saúde sobre" AIDS"



O vírus da imunodeficiência humana, também conhecido por HIV. Causador da AIDS ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Chamamos a atenção Como qualquer outra pessoa, a pessoa que vive com HIV/aids tem o direito de levar uma vida igual à de todo mundo. Pode trabalhar normalmente, praticar esportes, ir a festas, frequentar bares, shoppings, clubes e se relacionar com as pessoas, social e afetivamente. Está comprovado que a continuidade da vida social e a adesão adequada ao tratamento resultam na melhora da qualidade de vida e na resposta ao tratamento com medicamentos antirretrovirais.
O preconceito e o estigma associado à aids são dificuldades frequentemente encontradas pelos soropositivos para conseguirem manter a vida normalmente. Deixar de ser amigo de uma pessoa que vive com HIV/aids por medo de pegar a doença é bobagem. O HIV não é transmitido pelo abraço ou até mesmo pelo beijo. O contágio se dá, principalmente, por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas e outros objetos cortantes e pela amamentação. Previna-se contra o HIV e livre-se do preconceito.
 CONVITE
No próximo sábado dia 1º de Dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate a AIDS. No município de Caraúbas a Secretaria de Saúde convoca todas as pessoas maiores de 18 anos a se fazer presentes neste dia 1º de Dezembro para realizar coleta de sangue para o teste de HIV e de Sífilis. O atendimento será realizado das 7h às 11hs no Centro de Saúde Dr. João Marinaldo de Holanda. 

Enviado por: Wellton Junior
SMS-Caraúbas/RN

SMS em parceria com o INSS irá oferecer curso

A Secretaria Municipal de Saúde em Parceria com INSS realizará Curso para disseminadores externos das informações previdenciárias entre os temas: "quem pode ou não se aposentar?". Ao todo serão ofertadas 50 vagas, foram priorizados para os Agentes Comunitários de Saúde de nosso município. 
Atenciosamente,
Enfermeiro Wellton Júnior
Coordenador Municipal da Estratégia Saúde da Família

Prefeito Municipal Decreta Luto Oficial em virtude da morte do escritor Raimundo Soares de Brito



MUNICÍPIO DE CARAÚBAS
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CNPJ Nº 08.349.102/0001-29 
 SECRETARIA DE GOVERNO

 
DECRETO 021/12 -GAB 

        EMENTA: Declara luto oficial que especifica e dá outras providências.
  
             O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS, Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições que lhe confere o art. 27, III, da Lei Orgânica do Município; e
         DECRETA: 
Art. 1º. Fica declarado luto oficial por tres dias a partir deste dia 27 de novembro de 2012 (terça-feira), no âmbito da Administração Municipal. 
Parágrafo único. O referido Decreto faz menção à morte do ex Vereador Raimundo Soares de Brito (Rai Brito), historiador e pesquisador Doutor Honoris Causa da Universidade do Rio Grande do Norte – UERN e em respeito à família enlutada. 
Art. 2º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio Jonas Gurgel, Gabinete do Prefeito de Caraúbas, Em 27 de novembro 2012; 144º de Emancipação Política.
Registre-se, Publique-se e Comunique-se.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - Chico Costa


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Saiba umpouco sobre o câncer

 Hoje dia 27 de Novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Esta data foi criada para ampliar o conhecimento da população sobre a prevenção e tratamento desta doença.
O câncer é uma doença que se manifesta através do desenvolvimento de células desordenadas, que invadem os tecidos causando novos focos da doença através da metástase.
A doença possui características que invadem as células sadias, além de disseminar as células contaminadas, rapidamente, através da corrente sanguínea.
Destacamos a importância da prevenção de dois tipos de Câncer:
Nas mulheres, também temos o câncer de colo do útero, responsável pela morte de 4 mil pacientes por ano no Brasil. É causado pelo vírus papiloma humano ou HPV, adquirido nas relações sexuais. Os sintomas desse tipo de câncer são corrimentos contínuos, sangramentos e dores durante as relações sexuais. Quando a mulher percebe esses sintomas, em caso de contaminação pelo vírus, a doença já se encontra em estágio avançado, por isso o melhor a fazer é se prevenir através do uso de preservativos.
Nos homens a doença aparece na próstata, com o desenvolvimento do tumor, porém, facilmente diagnosticado nos consultórios médicos. O problema é que o exame é feito através do toque retal, a partir dos 40 anos de idade, e muitos homens não se sujeitam a passar por essa forma de análise. Quando se descobre a doença, muitas vezes a mesma já está em estágio avançado, por falta de visitas regulares ao médico.
"Que esta data seja uma oportunidade para reforçar o importante significado das entidades de combate ao câncer, de dedicação aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer".  Ccoportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de
Créditos: Enfermeiro Wellton Júnior
Coordenador Municipal da Estratégia Saúde da Família

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um brinde à você Risoleide!


No último dia 24 de novembro, foi celebrado o aniversário da professora e supervisora pedagógica da Escola Estadual Antonio Carlos, professsora Risoleide Alves de Oliveira. A comemoração foi restrita somente entre a família em sua residência na Praça São Sebastião, 124 e a participação dos seus pais naturais da cidade altooestana de Dr. Severianom e filhos Deisybel Oliveira e Alan Djeidyson e o marido jornalista Francisco Canindé Costa-Chico Costa- 
Jornalista Chico Costa

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Informe da Secretaria Muncipal de Saúde de Caraúbas

 
Na manhã desta sexta-feira (23/11) a Secretaria Municipal de Saúde foi informada via E-mail que os serviços de laudagem dos eletrocardiogramas foram suspensos temporariamente. Os serviços devem ser retomados logo após a assinatura do Contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde - SESAP e a ITMS do Brasil Ltda., empresa esta habilitada através do processo emergencial que encontra-se em tramitação. A Coordenação estdaual estima que até 30 do corrente mês os serviços sejam retomados. 

atenciosamente,

Enfermeiro Wellton Júnior
Coordenador Municipal da Estratégia Saúde da Família

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Decida brilhar!
Se você for uma pessoa que brilha
é bem provável que ao longo do caminho
encontre pessoas ou circunstâncias que tentarão apagar seu brilho
Mas, não se intimide! Brilhe assim mesmo!
Nada poderá ofuscar a luz que habita em você!
É dom de Deus!
É graça!
Brilhar é fazer das noites sombrias, versos e poesias
Brilhar é servir essa mesma poesia em uma bandeja, enfeitada com morangos e cerejas
Brilhar é juntar o rio de lágrimas desprezadas ao chão,
e lançá-las a um lugar muito mais alto, onde formam-se as chuvas para o próximo verão.
Brilhar é doar-se por amor, oferecer as mãos junto com o coração.
Brilhar é saber esperar o inverno passar, com o coração aquecido de esperança.
Brilhar é espalhar pétalas no caminho, sem se preocupar com quem vai passar, ou não...
Brilhar é voltar atrás e corrigir o tráfego, reconhecer que faltou barro pra sustentar a construção.
Brilhar é ser diferente!
É ter alma de criança!
É ter mel dentro de si, é brincar com os bem-te-vis... Seja no inverno...
Seja no verão!

(Arnalda Rabelo)

BENEFÍCIOS E OBRAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SERÃO ENTREGUES NA SEXTA FEIRA DIA 23




Mesmo diante da grave crise econômica que vive o município de Caraúbas, a exemplo de outros municípios de todo o Brasil, a atual administração elaborou calendário de inaugurações e momentos administrativos, marcando os resultados que estão apresentando a administração do prefeito em exercício Alcivan Viana (PMDB), companheiro do prefeito reeleito Ademar Ferreira da Silva (PMDB).
                     A Secretária Municipal da Educação, Cultura e de Desporto professora Vânia Maria Praxedes de Sales com a sua equipe técnica juntamente com o prefeito Alcivan Viana, preparam um extenso calendário de inaugurações que terão a sua primeira fase no dia 23 deste mês, sexta feira, cumprindo uma programação durante todo o dia.   
                     “Será uma grande mobilização neste dia onde pretendemos envolver toda a sociedade civil organizada de Caraúbas, a partir das secretarias e órgãos da municipalidade.”, explica o prefeito Alcivan Viana em esclarecimento à imprensa.
                     Já a Secretária Vânia Praxedes não esconde a satisfação de observar os avanços que vem tendo a Educação Caraubense  nos últimos meses, com várias conquistas  e ações já  agilizadas e que serão realizadas já no início da próxima  administração a ter início em janeiro de 2013.
                     Escolas recuperadas e reconstruídas dotação de salas climatizadas nas escolas da rede municipal, reabertura da Biblioteca Pública Municipal, Sede da Banda Música, Aquisição de novos ônibus intensificação das capacitações continuadas e vários Programas de Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, dentre outros benefício, informa a professora Vânia Maria Praxedes.
              “Nossa administração estará toda empenhada em mostrar à população uma gestão de resultados, com Ademar e Alcivan e em particular agora com a nossa participação, como prefeito, por apenas seis meses por motivo de força da legislação”, esclarece o prefeito Alcivan Viana.
Programa de Inaugurações neste dia 23 de Novembro:

Às 08h- Na Escola Municipal Jonas Gurgel, bairro Leandro Bezerra, serão entregues 03 condicionadores de ar e mais duas salas de aula, incluindo a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Às 09h30min- Na Escola Municipal Professora Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo, Alto da Liberdade - Entrega de 06 condicionadores de Ar e assim todas as salas de aula da importante escola ficarão totalmente climatizadas.

  Às 15h00- (3 da tarde)- Na comunidade de Mariana na Escola Municipal Prof. Francisco de Acaci Viana, acontecerá o ato solene da assinatura da ordem de Serviço para a criação de alguns espaços pedagógicos que serão melhorados e ampliados. Na oportunidade serão também entregues 02 aparelhos de condicionadores de ar.

  Às 16h00- (4 da tarde)- Na zona urbana, o prefeito Alcivan Viana e a Secretária Vânia Maria Praxedes juntamente com outros auxiliares da Administração Nossa Força é Nosso Povo- Governo Cidadão- Serão entregues à comunidade caraubense a restauração e pintura completas da Casa da Criança Raimundo Gurgel do Amaral e da Biblioteca Pública Municipal Desembargador Luiz Manoel Fernandes Sobrinho.
                      
 Às 19h00- Acontecerá a culminância deste significativo dia de inaugurações de grandes resultados da atual administração, em preparação à próxima administração sob a responsabilidade de Ademar Ferreira da Silva que irá administrar a terra das caraubeiras em seu segundo mandato, quando será entregue a grande e moderna Escola Municipal Gregório Batista de Morais, na comunidade de Apanha-Peixe, toda ampliada, restaurada e reconstruída em toda a sua extensão que foi aumentada.

Caraúbas, 21 de novembro de 2012-
Assessoria de Comunicação Social - Por Chico costa