Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aviso importante da Secretaria de Saúde a população caraubense e aos leitores deste blog

Descarte Corretamento de Medicamento‏
Secretaria Municipal de Saúde com intuito de prevenir e orientar a população acerca do descarte dos medicamentos manda ofício para todas as Unidades Básicas de Saúde, bem como os meios de comunicação de nossa cidade com orientações relevantes ao descarte corretamente dos medicamentos.

A maneira mais correta de descartar o medicamento é encaminhá-lo ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa para que desta forma ele possa ser recolhido junto com a coleta de lixo específica para estabelecimentos de saúde e tenham o destino correto.

Embora muita gente não saiba, a pia e o vaso sanitário também não são o destino correto para o descarte, pois devido as substâncias químicas contidas nestes produtos, eles podem contaminar o solo e a água. 

Créditos:  Enfermeiro Wellton Júnior
Coordenador Municipal da Estratégia Saúde da Família

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Homengem à Deisybel!




 Deisybel

Neste dia 28 de outubro é dia do aniversário da minha enteada, que considero filha, universitária do curso de Administração do NAESC/UERN- Caraúbas DEISYBEL ALANE DE OLIVEIRA-Bel Oliveira- que reside em nossa querida terra desde dezembro de 2008, natural do município de Dr. Severiano e que desde criança além de se dedicar aos estudos tem uma fascinação pelas artes, com destaque para a dança e para o canto, que encanta a todos.
              Antes, quando residia em sua terra natal, Deisybel Oliveira participava do Grupo Cultural Mistura de Raças, com várias apresentações na região alto-oestana e em Natal, enfocando costumes, tradições e a arte em suas mais diversas formas de expressão.
             Atualmente, após cantar em várias apresentações de caráter voluntário, Deisybel Oliveira não esconde seu desejo de seguir a carreira da música, mas não esquecendo primeiro de se dedicar aos seus estudos. Faz parte do renomado Grupo DANÇART.
              No último 7 de setembro a convite da Secretária Municipal de Educação, professora Vânia Maria Praxedes de Sales, Deisybel Oliveira  encantou a todos os caraubenses e toda a platéia que estava assistindo ao tradicional desfile cívico em comemoração àquela data.
Parabéns Jovem  talentosa e estudiosa!

Jornalista Chico Costa e Professora Risoleide Alves de Oliveira

A você Deisybel meus Parabéns e o desejo de que você consiga realizar seus sonhos. Sucesso sempre!... 
Aruza Paiva

domingo, 28 de outubro de 2012

Mensagem da Secretária de Educação VÂNIA MARIA PRAXEDES DE SALES a todos os servidores públicos

Homenagem ao Dia do Servidor Público
A mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas” - Michel de Montaigne. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto, saúda a todos os servidores públicos estaduais, Municipais e Federais, em especial aqueles que procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar  suas atividades para que faça diferença substancial na qualidade dos serviços prestados,  pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. 
Servir ao povo e ao Estado, de forma honesta, eficiente, ética e transparente é a premissa básica de todo servidor público, pois, como disse Thomas Jefferson: “Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público”.
Fundamental para o desenvolvimento justo e igualitário do Estado e do Município, o servidor público é, antes de tudo um servidor do povo. Em suas atividades cotidianas, muitas vezes anônimas, dedicam-se com afinco a uma vida de trabalho em prol da coletividade.
Especialmente a todos os servidores que contribuem diariamente para o crescimento de nosso Município e  Estado. Respeito que se traduz através do diálogo, da transparência e da luta em prol da valorização crescente da categoria.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiXjVUmATFVM71hoi4BJz0JwiOoQoc84w5RgPot8qCDn1OCvCNk4HiSbvTvxjOwMqn69kfCX4nLl4_Af6u14YPwRuZl29cQHBDDIZfu9J6U0H36gdUKTuKOBy64_pBYDkDyekTIfhwN2w/s1600/DSCF6043.JPG
Feliz Dia do Servidor Público!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Reunião Técnica do Proinfância

O Ministério da Educação(MEC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Núcleo de Educação da Infância - CAp/UFRN, está realizando Seminário de Educação Infantil nos dias 23 e 24/10. Esta Reunião Técnica Estadual do Proinfância visa Fortalecer as Políticas Municipais de Educação Infantil. O MEC disponibilizou a Consultora Profª MARIA DE FÁTIMA SIMAS MALHEIROS para prestar assessoria  pedagógica na construção das propostas pedagógica da rede municipal de cada municipio participante e que já estão com suas creches(PROINFÂNCIA) prontas ou em andamento.As educadoras caraubenses técnicas pedagógicas da Sec. de Educação Aruza Paiva e Amécia Morais, participam desta reunião, as quais vêm trabalhando na proposta pedagógica de acordo com as orientações recebidas e em consonânciacom as Diretrizes da Educação Infantil.
Gostaria de salientar que todo evento está sendo financiado pelo MEC, o que agradecemos pelo zelo, com todos nós e o compromisso com a Educação.
Profª Fatima Simas reunida com coordenadores(as)
dos pólos A, B e C, para definir participação dos grupos
 nas atividades do dia 24/09

Durante a manhã foram realizadas palestras e mesa redonda abordando diferentes temáticas, já à tarde foram realizadas oficinas que também abordavam temas diferentes. Eu (Aruza) e Amécia participamos da oficina: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS que teve como objetivo Promover a discussão e reflexão em torno da prática pedagógica com crianças bem pequenas. Foi uma excelente oficina ministrada pela Professora CIBELE LUCENA DE ALMEIDA.
Aruza Paiva, Profª Cibele Lucena e Amécia Morais
brinquedos utiliados na oficina
Professora Cibele fazendo uma exposição dialogada

II FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria Municipal de Educação realizará dia 24 de outubro o II Fórum de Educação Infantil, que terá como público alvo os professores e coordenadores do Ensino Infantil.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzUIiIYYHuxK0Dlrl8fzba7WN9AD-ycgDfEX6w55MFq_HisFchYvHXtPiRQMIrGC7Wi_aDxSbKsoU_jT8a4s4tgmz9hIyRbKJKFWprhafszLQjGVJRQyIuE5yBrhkuOrJR6tF2_XhbwcU/s1600/FORUM+ED+INFANTIL.jpg

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Informe da Secretaria de Saúde para esta semana - participe


Escovação deve ser feita desde os primeiros dentes


É sempre bom lembrar a importância da escovação de dentes dos pequenos. Dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna. A higienização dos dentes dos bebês não precisa ser feita necessariamente com a escova de dente, mas pode ser realizada com um pedaço de pano limpo.
 Os dentes de leite previnem possíveis problemas de oclusão e podem evitar que a criança tenha que usar aparelhos ortodônticos. Os primeiros dentes são fundamentais para a saúde bucal das crianças
Outra dica importante é o uso de creme dental fluoretado para as crianças. Não se recomenda pasta de dente sem flúor. No entanto, é bom monitorar para que a criança não acabe ingerindo a pasta rotineiramente. Outro cuidado que os pais devem ter é com a mamadeira noturna e o uso do açúcar, que deve ser evitado para não danificar os dentes da criança. O leite de vaca, líquido ou em pó, tem açúcar natural e não precisa ser adoçado com açúcar ou achocolatado.
É um erro amamentar a criança à noite e deixá-la dormir sem limpar os dentes. A cárie pode surgir assim que os dentes aparecem. Quando a primeira superfície do dente aparece, já está exposta a agressão externa, portanto, aquele pequeno pedaço já deve ser higienizado. 
Créditos: Enfermeiro Wellton Júnior
              Coordenador Municipal da Estratégia Saúde da Família
              Contato: 3337-2796


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homenagem da Secretaria Municipal de Educação a todos(as) Professores(as)

        
                                Professor Mestre


 Ele divide o seu tempo,
Caminha, despertando sabedoria,
é
parceiro da alegria de tantos.
Abre portas de um novo amanhã,
Questiona a
vida e desperta uma realidade.
Nas fórmulas, de raciocínios e regras.
Mestre!
Que estende a mão,
tem o diálogo da nova
caminhada
para a aventura da vida.
Faz germinar a missão de ensinar não só letras,
Mas, paz, esperança, solidariedade e coragem,
Para um novo amanhã que virá.
Um exemplo para vencer na vida.
As lições permaneceram: alguém que superou a dor,
que foi lembrança, razão e o progresso,
superando o cansaço a preocupação.
Apenas uma luz, em suas mãos, um livro, uma pintura.
Em seu olhar, a alegria de uma poesia.
Feliz dia 15 de outubro, Dia do Professor!

PARABÉNS PROFESSOR(A)!



Vânia Maria Praxedes de Sales
Secretária Municipal de Educação

Mensagem do Prefeito Alcivan Viana a todos os Professoresdeste município

Antes de falar qualquer coisa, devo dizer que o que realmente sou... é PROFESSOR. Portanto falar dessa classe é falar de mim mesmo pois, igualmente a você, meu colega educador ou educadora sei o que é o dia a dia de um PROFESSOR e de uma PROFESSORA.
Como PREFEITO nesta rápida passagem a frente do governo municipal, tenho a grata satisfação de está contribuindo para com a valorização dos nossos PROFESSORES e por extensão para com o fortalecimento da nossa educação.
Fomos o primeiro município do estado e um dos primeiros do país a implantar o piso nacional de salário dos professores, temos mantido programas permanentes de formação continuada, e respeitado o cronograma de mudanças de níveis pactuado com o Sindicato da categoria – prova disso recentemente assinei a mudança de nível para quase 20 professores. Impulsionadas por ações como estas atingimos já em 2012 o índice do nosso IDEB estabelecido pelo MEC para 2017.
Fora estas medidas de valorização individual, ações maiores desenvolvemos que vai de encontro ao fortalecimento da educação em nosso município, em todos os níveis, desde o ensino infantil com os programas do Pro infância, passando pela melhoria nas escolas e no transporte escolar, até chegarmos ao nível superior com a instalação de novos cursos no núcleo da UERN, e a instalação em definitivo do Campus da Universidade Federal a UFERSA em nosso município.
Por tais conquistas parabenizo e reconheço em cada Professor e em cada Professora deste município a grande contribuição que vocês têm prestado na desafiadora luta para construirmos dias melhores para nossa amada Caraúbas.
PARABENS PROFESSORES PELO SEU DIA!
Créditos: Assessoria da PMC


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atenção mulheres!

Infarto: sintomas são diferentes nas mulheres

A dor no peito ainda é o maior sinal, mas é possível a pessoa ter um ataque cardíaco sem esse sintoma clássico. E as mulheres são o principal alvo.
Você sabia que os sintomas do infarto são diferentes nos homens e mulheres? E mais. Essa diferença  é ainda mais acentuada em mulheres com menos de 55 anos.
“A dor no peito é o sintoma mais comum, mas engana-se quem acha que esse é único sintoma. Pelo contrário. Nas mulheres o infarto pode ser caracterizado por dor nas costas, queimação no estômago e náuseas”, explicou o cardiologista Fernando Albuerne.
Ele alerta que identificar os sinais é importante para o atendimento correto e rápido. “Normalmente, as pessoas suspeitam de infarto, quando ocorre a dor no peito e logo procuram atendimento médico. Na mulher, os principais sintomas do infarto são dores torácicas e nas costas. Como são bem difíceis de serem caracterizadas, o mais comum é pensar que é uma dor muscular, negligenciar esse sintoma e não procurar atendimento”, destacou o cardiologista acrescentando que para a vítima do infarto, a diferença entre a vida e a morte pode estar na rapidez do atendimento, daí a necessidade de conhecer os outros sintomas e procurar atendimento rápido.
Essa demora na busca pelo atendimento pode justificar o elevado número de mortes em mulheres por infarto. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o infarto mata 30% das pessoas antes da chegada ao hospital e as mulheres são as principais vítimas.
Os médicos ainda são sabem explicar com precisão porque esses sintomas são tão distintos. No entanto, a estrutura do organismo feminino leva a alguns direcionamentos.
“Sabe-se que as artérias das mulheres são mais finas em relação às dos homens, e os receptores de dor são diferentes, mas ainda não há uma explicação fisiológica ou genética exata para essa diferença”, falou Albuerne.
O risco de uma mulher ter infarto aumenta após a menopausa e se intensifica depois dos 65 anos. No caso do homem, as chances de ter a doença são maiores após os 55 anos.

INFARTO
No infarto, as placas de gordura depositadas nas artérias impedem o coração de receber oxigênio. Em poucos minutos, os tecidos morrem e o bombeamento de sangue para o resto do corpo fica prejudicado, o que pode causar a morte.
Fonte: Jornal de Fato

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO AO POVO CARAUBENSE

O Povo de Caraúbas é Soberano A maioria decidiu. E a vontade da maioria é soberana. Assim é a democracia. Realizamos nossa campanha política pela raça, pela luta, pelo trabalho, pela seriedade, pela paz e pelo amor! O momento é, sim, para agradecer. Agradecer muito. A todos aqueles que estiveram ao nosso lado, principalmente nos momentos mais difíceis, quando fomos desacreditados e atacados. Temos a responsabilidade, dada por mais de 7 mil e 400 eleitores, de continuar ajudando nossa gente, de continuar contribuindo com a nossa querida Caraúbas no que for preciso, e assim será. Neste momento, é Hora de agradecermos aos eleitores das Comunidades rurais, Assentamentos e de todos os bairros. Que o nosso próximo governo seja para todos os caraubenses, a quem agradecemos novamente: MUITO OBRIGADO! 
ADEMAR FERREIRA (PMDB)-Prefeito Eleito-
IVANILDO FERNANDES (PT)-Vice-Prefeito ELEITO. 

créditos: assessoria da PMC
A vocês dois meus votos de um trabalho brilhante, voltado para a melhoria da nossa Caraúbas e do nosso povo. Que lhes dê a sabedoria necessária para conduzir a comunidade caraubense nos próximos 04 anos. 
PARABÉNS! e que o sucesso seja de todos nós. Aruza Paiva

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ademar vence eleições 2012. VITÓRIA, VITÓRIA e VITÓRIA!

Caraúbas/RN - Com 7.445 votos válidos, Ademar Ferreira (PMDB) é o novo prefeito do município de Caraúbas, reeleito neste domingo, dia 7 de outubro de 2012. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ademar ganhou do seu oponente, Padre Paulo Brasil (PR). Com 100% das urnas contabilizadas, Ademar somou 50,84% votos, enquanto Padre Paulo, com 7.200 votos, ficou com 49,16% dos votos.

Depois da concretização da vitória do peemedebista, a Nação Bacurau tomou as ruas da cidade de Caraúbas para festejar a reeleição do Prefeito Ademar, onde se concentraram na Praça Reinaldo Pimenta, no centro da cidade, com a presença do prefeito eleito Prefeito Ademar e seu vice, o petista Ivanildo Fernandes.

Em contado com o blog Icém Caraúbas, Ademar disse; “Eu queria agradecer à população esse voto de confiança para continuar governando Caraúbas e dizer para os caraubenses que muita coisa foi feita ao longo desses últimos anos, mas também que tem muita coisa para fazer, e junto com Ivanildo Fernandes tenho certeza que iremos lutar para durante esses 4 anos nosso município continue no caminho do desenvolvimento”.

 “Essa vitória não é apenas minha, mas de todo o povo de Caraúbas. Agradeço a todos pela confiança e prometo continuar respeitando a todos e buscando melhorias para nosso município”, garantiu o prefeito.

Finalizando ele disse: “Meu trabalho será incansável. Vou trabalhar todos os dias de forma comprometida para melhorar ainda mais qualidade de vida das pessoas que vivem aqui”, conclui o Prefeito Ademar.


clik nas fotos para ampliá-las

sábado, 6 de outubro de 2012

Nota Oficial do Prefeito Alcivan Viana




NOTA OFICIAL
Do Gabinete do Exmo. Sr. Prefeito Municipal
Considerando o papel institucional que nos compete cumprir neste momento como Prefeito Constitucional deste município, dentre este o de velar pelo bom uso da coisa e da causa pública e, tendo ciência e consciência do dever que estamos com bastante probidade cumprindo, venho de público em respeito aos servidores municipais que de forma muito abnegada tem colocado seus préstimos esforços e conhecimentos a favor do serviço público neste governo, que:
1.      O indesejável e inevitável atraso no repasse de pagamentos mensais dos vencimentos dos servidores que prestam serviços na condição de contratados e comissionados, que culminam no atual momento em dois meses desta obrigatoriedade, tenho assim como cada um dos senhores e senhoras, portando-me em situação de extrema preocupação, e ainda assim com a responsabilidade da incessante busca de solucioná-los.  

2.      No entanto cabe-me esclarecer que o recorrente atraso decorre de fatores totalmente alheio ao nosso interesse ou competência, pois toda Caraúbas me conhece e é testemunha de que sempre foi da nossa índole zelar e defender os interesses da classe trabalhadora, e em particular os servidores públicos, classe esta da qual tenho a honra de ser um dos seus integrantes;


3.       Ocorre que, nos últimos 03 meses - Junho, Julho e Agosto, nos depararam com uma baixa na arrecadação oriunda das diversas fontes arrecadadoras, em especial do FPM, que somadas chegam à cifra de R$ 212.291,16  situação esta que desestabiliza qualquer planejamento, por mais ponderado que o seja.  Este quadro é de fato decorrência da política econômica, aplicada pela União aos municípios na atual conjuntura, o que, mesmo assim com muito esforço e determinação estamos mantendo todos os serviços públicos em funcionamento e mantendo todos os servidores efetivos em dia, o que creio por dificuldades semelhantes vários outros municípios do nosso estado e região, sequer vem conseguindo este feito;

4.      O nosso propósito como gestor, sempre foi e se manterá na direção de trabalhar honrando os compromissos que são de direito dos nossos servidores e da nossa população, inclusive colocando a disposição de todos quantos possam interessar os relatórios dos repasses aqui mencionados, o que é na verdade um dever nosso enquanto gestor e um direito de qualquer cidadão busca-los, se assim interessar.

5.      Deste modo seguirei administrando com minha consciência tranquila frente a estas situações de dificuldades, que não são uma exclusividade deste município, nem também desse momento, pois anualmente, quem atua nesta área na gestão pública, tem acompanhado que esse trimestre tem se apresentado como um momento de baixa de arrecadação no erário público. 

6.       Contudo posso afirmar que honraremos para com todos, não somente por ser nossa obrigação, porém fundamentado em informações de fontes oficiais, de que os próximos 03 meses haverá o início de uma recuperação destes repasses aos municípios, para tanto todos os Prefeitos estão sendo convocados a Brasília no próximo dia 10 onde participaremos de audiência junto ao governo federal, com este objetivo. De forma que é o nosso propósito primar pela atualização e equilíbrio deste quadro indesejável, face ao que conclamo a todos os servidores para que continue honrando o seu trabalho e prestando um bom serviço a nossa população.
Dentro dos limites da legalidade, é o que tenho a afirmar, colocando-me a disposição sem nenhum receio, para os necessários e solícitos esclarecimentos que nos sejam dirigidos de forma respeitosa e idônea.
Caraúbas, 04 de Outubro de 2012.
FRANCISCO ALCIVAN VIANA
Prefeito Municipal