Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

                                            Oração para o novo dia

Neste dia que está nascendo,
Eu vou ser feliz,
Tornarei a minha família mais feliz,
Levarei a felicidade aos meus amigos,
Proporcionarei alegria a todos que encontrar,
Permitirei um semblante mais leve,
Controlando a tensão, sorrindo mais.
Neste dia singular de minha existência,
Eu vou ser feliz,
Amarei mais e incondicionalmente a todos,
Verei em cada ser, meu semelhante, meu irmão,
Terei mais paciência,
Estarei pronto para estender a mão fraternalmente.
Neste dia particular de minha vida,
Eu vou ser feliz,
Amarei os animais,
Criaturas especiais de Deus,
Com mais respeito e mais admiração.
Hoje
Eu vou ser feliz,
Amarei a natureza ainda mais,
Por seu esplendor, por sua harmonia divina,
Sorrirei para as belezas naturais,
A natureza toda sorri para mim há muito tempo.
Nesta manhã iluminada
E durante todo o dia,
Eu vou ser feliz,
Pois somos filhos de Deus,
Ele nos criou para amar as pessoas, os animais e a natureza
E para sermos felizes,
Deu-nos de presente este novo dia,

E um coração para sentir e viver o amor plenamente.
(poesia de Moacir Sader)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de abril Dia Nacional da Hipertensão


Hoje, dia 26 de abril é lembrado como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Um índice que pode ser controlado com hábitos e alimentação saudável e que mata milhares de pessoas mundo afora.
O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de cinco a seis litros de sangue por minuto para todo o corpo. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Ela pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, muitas vezes, não provoca sintomas ou estes são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal estar etc.
As pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. O risco aumenta com a idade. 
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a realizar atividades físicas periodicamente, bem como manter uma alimentação saudável e procurar sempre o serviço de saúde quando apresentar algum sintoma. 
Enviado por Wellton Junior

terça-feira, 24 de abril de 2012

Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. O programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. Ele foi instituído pela Portaria do MEC nº 1.015, do dia 21 julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de julho, seção 1, página 38.

O Mulheres Mil foi implantado inicialmente como projeto-piloto em 13 estados das regiões norte e nordeste do país, por meio de uma parceria com colleges canadenses, em 2007. Desde então, cerca de 1,2 mil mulheres foram beneficiadas com cursos profissionalizantes em áreas como turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos. Mais informações na página eletrônica do programa.

fonte: MEC
disponivel em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12299&Itemid=602

MEC vai beneficiar 100 mil mulheres com programa educacional


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que, até 2014, cerca de 100 mil mulheres serão beneficiadas pelo programa Mulheres Mil, de educação e qualificação profissional. Nesta segunda-feira, o ministro participou de uma cerimônia que contou com a presença do governador-geral do Canadá, David Johnston. O Canadá é um dos parceiros do programa.
"O Brasil tem interesse em continuar a parceria com o governo do Canadá por ser um país que prioriza a educação. Uma de nossas metas é ampliar o número de vagas para que essas mulheres tenham acesso à educação e se tornem profissionais melhores. O programa Mulheres Mil está virando 'mulheres dezenas de milhares'", disse o ministro, sem resistir ao trocadilho.
Maria Selma da Silva, uma das beneficiadas do Mulheres Mil, disse que o programa facilitou a entrada dela no mercado de trabalho. "Eu vivia em casa, cuidando dos meus filhos. Eu não tinha profissão, mas os cursos me fizeram enxergar que eu poderia mudar. Hoje, tenho emprego fixo em um hotel".
Já Iracely Garcia dos Anjos Coelho, também beneficiada, disse que o programa a incentivou a concluir o ensino médio e que, agora, pretende cursar a faculdade de gastronomia. "Uma amiga me falou do programa, e eu me inscrevi para estudar. Hoje, eu trabalho em um restaurante. O projeto me ajudou a ter mais perspectivas e mudou minha vida. Meu sonho é ser parceira do programa para poder ajudar outras mulheres a se inserir no mercado de trabalho".
O programa, que surgiu em 2007 nas regiões Norte e Nordeste, em parceria com a Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses, atende atualmente 10 mil mulheres, matriculadas em 112 campi em todo o Brasil. Até o final deste ano, 20 mil brasileiras terão acesso aos cursos profissionalizantres em 214 núcleos de atendimento. A parceria com o Canadá viabilizou a adaptação das metodologias das faculdades comunitárias canadenses de ensino e de inserção no mercado de trabalho que existem desde a década de 1960 à realidade das mulheres brasileiras.

Fonte:Agência Brasil

Seminário sobre DROGAS

 


A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS realizarão na próxima sexta um seminário sobre Drogas, tendo como tema: Drogas: por que não experimentar?  O evento acontecerá na próxima sexta dia 28, a partir das 8h da manhã, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e terá a palestra de psicólogos e depoimento de um ex dependente químico. 
Atenciosamente,
Wellton Júnior