Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prefeito comanda comitiva pró Selo UNICEF em Natal

Caraúbas- O prefeito Ademar Ferreira (PSB), o vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB) e os secretários Assis Batista, da Educação; Juliana Fernandes, da Saúde, e Maria Josilene Ferreira, da Assistência Social, participam na próxima quinta-feira (25) do Encontro Estadual do Selo UNICEF.
No município de Caraúbas, o prefeito Ademar Ferreira delegou ao vice- prefeito Alcivan Viana a missão de articular junto às demais secretarias para providenciar a estrutura necessária para o município se adequar as exigências do Selo UNICEF.
Segundo o prefeito Ademar Ferreira, o município já desenvolve várias
ações em benefício das crianças, especialmente no fortalecimento da educação. O secretário de Educação Assis Batista disse que desenvolve um trabalho constante de melhora do ensino público.
As secretarias de Saúde e Assistência Social também seguem no mesmo rítmo. A secretária de Saúde Juliana Fernandes, destaca que o programa Saúde na Escola faz um trabalho preventivo de saúde nas escolas fantástico, garantindo a qualidade de vida.
O Encontro Estadual do Selo UNICEF "Meu Município me faz Crescer", tem como objetivo promover um debate entre as comitivas de vários municípios do Estado, procurando estratégias para melhorar o atendimento as crianças e o adolescente.
O que for debatido, será incrementado no Plano Municipal de Ação,visando o Selo UNICEF, ou seja, bem benefício das crianças e dos adolescentes. Para o prefeito Ademar Ferreira, o evento ajuda a fortalecer as políticas públicas já implantadas no município.
Os debates com a presença de prefeitos e secretários municipais dos
municípios do Rio Grande do Norte a respeito de políticas públicas
objetivando o Selo UNICEF estão previstos para serem realizados no
Versailles Cidade Jardim, em Natal, no período de 8h as 14h desta
quinta-feira (25).


Prefeito Ademar Ferreira, Secretária de
Saúde Juliana Carlos e Vice-prefeito
Alcivan Viana.

 Texto e foto : Chico Costa

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeito é convidado para convenção estadual do DEM


A governadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino, principais líderes dos democratas no Rio Grande do Norte, convidaram o prefeito Ademar Ferreira, do PSB, para a Convenção Estadual do DEM, sábado, às 10h, na Assembléia Legislativa do Estado.
Antes o prefeito Ademar Ferreira foi convidado pelos principais líderes do PMDB, no caso o senador/ministro Garibaldi Alves Filho e o deputado Federal Henrique Eduardo Alves para a convenção regional do partido, que foi realizada em Caraúbas.
Ademar foi recebido com festa. Na ocasião, o empresário e articulador político da Prefeitura de Caraúbas, Ademos Ferreira Junior (Ferrerinha) assumiu o comando do PMDB em Caraúbas. Hoje, Ferrerinha e Ademar foram convidados pelos líderes dos democratas.
A Assessoria da Governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino informaram que a Convenção Estadual do Partido está previsto para iniciar às 10h, porém ressaltam que poderá haver antecipação da movimentação para se encaixar na agenda da governadora.
O prefeito Ademar Ferreira, que já viaja nesta sexta-feira a capital, diz que se sente lisonjeado com os convites do PMDB e do DEM e ressalta que conta com os líderes dos dois partidos para conseguir em Brasília os recursos necessários para desenvolver a cidade de Caraúbas, destacando o Campus da Ufersa, praças, calçamento de ruas, entre outras obras.


Texto por: Chico Costa

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Reitor Josivan Barbosa vai Encerrar 1ª Semana do BCT e proferir aula inaugural do Primeiro Período de Nova Turma


  Caraúbas- Vai retornar hoje 12/08, ao Pólo Universitário do município, o magnífico Reitor da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Josivan Barbosa de Menezes ao lado do diretor do Campus UFERSA Caraúbas, Prof. Dr. Roberto Vieira Pordeus, para encerrar a 1ª Semana do Bacharelado em Ciências e Tecnologias (BCT), que aconteceu no período de 08 a 12.   
  O prefeito do município Ademar Ferreira da Silva, acompanhado do Secretário Municipal de Educação prof. Assis Batista vai recepcionar e estar na lista dos convidados especais do importante evento acadêmico.
 Ao mesmo tempo o magnífico Reitor Josivan Menezes vai ministrar aula inaugural do 1º período de 150 alunos de mais uma turma de Bacharelado em Ciências e Tecnologias (BCT) da UFERSA. “Com mais esta turma que está iniciando o ano letivo nesta sexta feira, o Campus Caraúbas contabiliza 400 alunos matriculados, informa o diretor do Campus UFERSA Caraúbas, prof. Dr. Roberto Vieira Pordeus”.
  “Vivenciamos mais um importante momento da UFERSA em Caraúbas na 1ª Semana do BCP. E Hoje teremos mais um avanço no processo ensino-aprendizagem e de parceria com a sociedade caraubense”, comentou o professor Da Ciência da Computação Luiz Carlos de Macedo. 


 Josivan Barbosa, Ademar Ferreira e Pordeus

Jornalista Chico Costa

Calendário de aulas

 Atenção alunos inscritos no curso de Licenciatura em Matemática  da UFERSA/UAB com aulas a serem realizadas no Pólo "Sertão das Caraubeiras", abaixo registramos o calendário das aulas presenciais:

Licenciatura em Matemática - EaD - UFERSA
                                Caraúbas
Disciplina
Data do Encontro
Horário
Espaço Físico
Recursos
Introdução a EaD
13/08/2011
08:00 às 12:00
Laboratório de informática
Datashow, Quadro branco, pincel  e apagador
Análise e Expressão Textual
20/08/2011
08:00 às 12:00
Laboratório de informática e sala de Aula
Datashow, Quadro branco, pincel  e apagador
Matemática Básica
20/08/2011
14:00 às 18:00
Sala de Aula
Quadro branco, pincel  e apagador

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Homenagem aos estudantes!

Alfabeto do Estudante

"Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida.
Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade.
Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
Evite críticas e promova a amizade e a união.
Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você.
Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar.
Habitue-se a prestar atenção às aulas.
Insista no que vale a pena.
Julgue, analise, antes de falar e concluir.
Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas.
Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição.
Não estude só para a escola, mas para a vida.
Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua.
Procure entender e assimilar mais do que decorar.
Querer é poder. Quem se esforça consegue.
Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura.
Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo.
Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro.
X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
 Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."
Autor: ( Desconhecido )

Gincana Cultural

A Escola Municipal Francisco de Paula P. Filho da comunidade de Cachoeira está realizando no período de 09 a 12/08 a sua 13ª Gincana Cultural com o tema:"EU POSSO MUDAR O MUNDO, E VOCÊ? PODE?". A referida gincana tem por objetivo principal gerar e propiciar situações, que mobilizem alunos, servidores,pais e comunidade, despertando sua iniciativa e promovendo o desenvolvimento intelectual e cultural, bem como o senso de equipe,prevalecendo à ordem e o respeito dentre os participantes. A gincana ven sendo realizada na Quadra da Associação da Cachoeira, a partir das 17horas, estando as apresentações assim agendadas:
  • 09/08 - caminhada ecológica e gincana surpresa, valendo como abertura da gincana.
  • 10/08 - visitas ao aterrro sanitário, a Acresa, a Caern, Zé da Barragem e Açude Grande, e palestra sobre o Meio Ambiente.
  • 11/08 - Apresentação das tarefas cultural, livre, solidária e o Bingo.
  • 12/08 - Pela manhã: jogo formado pelas equipes dos pais e alunos, e a noite: entrega da premiação, desfile da Rainha da Sucata, Princesa Sucatinha, jantar e música ao vivo. encerrando assim a programação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Higiene íntima ganha novos aliados
JANAÍNA HOLANDA
Da Redação

Depois da popularização dos sabonetes íntimos, começam a ganhar espaço nas prateleiras de lojas de cosméticos e até farmácias, produtos cada vez mais práticos que prometem contribuir para a higiene da mulher, principalmente em tempos de altas temperaturas.
Afinal, a mulher contemporânea trabalha normalmente durante 8 horas, frequentemente sentada na frente de um computador. Usa calça jeans com frequência, além de usar protetor diário de calcinha - o que diminui a ventilação e ajuda a abafar o local. Há também o hábito de fazer depilação, muitas vezes agressiva. Esse conjunto de ações provoca o desequilíbrio da proteção natural da vagina, o que colabora para o surgimento de infecções.
Então hoje, além de batom e espelho, as mulheres modernas podem carregar na bolsa lencinhos umedecidos específicos para a região íntima, espuma que não precisa de enxágue, faz a limpeza ali na hora, e até desodorante jato seco que garante limpeza, refrescância e aroma em várias fragrâncias. Esse último, pode inclusive ser aplicado por cima da lingerie. É bactericida, perfuma e não agride a pele.
Os produtos são algumas das novidades disponíveis em Mossoró e que estão fazendo o maior sucesso. Tem até uma linha teen, ou seja, voltada para o público jovem.
"Essa linha de higiene íntima tem crescido muito e a aceitação está sendo muito boa. Os sabonetes íntimos agora são feitos com óleos naturais e aloe vera que neutralizam o pH e por isso podem ser usados diariamente", falou Adriana Miranda, promotora de vendas.
Segundo ela, um dos itens mais vendidos é o desodorante spray. "Formulado para proteger a área íntima dos maus odores, ele seca por mais tempo com um delicioso perfume", falou, acrescentando que o produto deve ser aplicado a uma distância de 15 cm da pele.
Tem até produto para reforçar a limpeza das lingeries. "Como parte das infecções são ocasionadas pela limpeza inadequada das roupas, temos o sabonete para lingerie, que é antibactericida", reforçou Adriana.
Apesar de tantas novidades, os médicos advertem para o uso moderado dos produtos. "Nada substitui a higiene com bastante água na hora do banho. Todos esses produtos são práticos e bons, mas devem ser usados com moderação, em situações específicas. Os sabonetes íntimos, por exemplo, podem ser usados diariamente, mas apenas em um banho. Quem tem alergia também só devem usar com orientação médica", falou a ginecologista Íris Menezes.
Ela também adverte quanto aos produtos aromatizados. "Até papel higiênico perfumado deve ser evitado, quanto mais produtos para higiene íntima", falou a médica explicando que o pH vaginal é ácido e ocasionado pela ação dos bacilos, que são responsáveis pela manutenção da vagina da mulher, evitando o crescimento de bactérias na flora vaginal. 

Fonte: jornal de fato

Menos sal, a sua saúde agradece
Elemento indispensável na cozinha brasileira, o sal, que tanto dá gosto à comida, pode estar se transformando em um grande vilão para a saúde. O problema é tão sério que o Ministério da Saúde acaba de lançar uma campanha para alertar sobre o perigo do consumo excessivo do sal para a saúde humana.
"A campanha trabalha a conscientização dos consumidores e empregados dos estabelecimentos comerciais em relação aos malefícios do consumo excessivo de sal, trazendo orientações para o uso racional do alimento, como a retirada do saleiro da mesa e o uso de temperos naturais", explica Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do MS.
Segundo ela, o consumo diário de sal do brasileiro atualmente é de 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas cinco gramas, o equivalente a uma colher de chá rasa.
Tanta discrepância pode ser danosa. "O excesso de sal no organismo pode acarretar problemas como hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, cálculos renais, além de também poder desencadear problemas no coração, como os acidentes cardiovasculares. Além disso, facilita a retenção de líquidos porque a maioria das pessoas não tem o hábito de ingerir líquidos", diz a médica de saúde da família Andréia Taborna.
Ela alerta ainda que o sal presente em temperos prontos (tabletes ou em sachês) também deve ser consumido com controle.
Outro grande vilão são os alimentos processados, pois a maioria contém sal na forma do seu princípio ativo, o sódio.
Para prevenir esses problemas, além da redução da quantidade ingerida, é necessária a mudança de alguns hábitos, a começar na hora das compras. Veja as dicas de como administrar bem esse alimento.
Controle melhor o sal
* Preste atenção nos rótulos
Assim como já virou um hábito para muitos checar as calorias e o colesterol, é importante também conferir a quantidade de sódio na composição dos produtos.
Diante das prateleiras, opte pelas versões pobres em sódio. Na lista dos produtos mais perigosos estão os salgadinhos de pacote, os alimentos em conserva, as sopas prontas, molhos para salada, macarrão instantâneo, temperos em cubinhos, embutidos - salame, salsicha e linguiça - e farofa temperada. Os produtos light também merecem destaque.
* Inove nos ingredientes
Embora não exista um substituto para salgar as comidas, o sal pode ser trocado, nas receitas, por condimentos que acentuem o sabor dos alimentos.
Uma opção é o uso de temperos e ervas frescas, como alho, cebola, cebolinha, alho-porro e pimenta-vermelha fresca.
Nas saladas, a dica é substituir o sal pelo azeite de oliva, vinagre balsâmico e limão. Nos sanduíches, os frios e embutidos podem ser trocados por carnes frescas, frango desfiado e ovo.
Em vez de mostarda, ketchup e maionese, é melhor optar por vegetais ou substituir por molhos à base de iogurte.
* Comidas enlatadas
Nas comidas enlatadas - a exemplo do milho, ervilha e palmito em conserva -, remova o excesso de sal, deixando-as de molho em água fresca por uma hora.

Fonte: jornal de fato 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Semana do Estudante.

A Escola Municipal Jonas Gurgel, inicou ontem uma programação especial para comemorar a Semana do Estudante, conforme consta no folder abaixo:


Na programação também haverá Palestras, Desfile da Mais Bela Estudante e danceteria, voltadas para os alunos de 6º ao 9° Ano.

Desejo sucesso a todos vocês que fazem a Escola Jonas Gurgel, em especial aos alunos cuja semana é dedicada a eles. Aruza Paiva
Escola Municipal Jonas Gurgel

Prefeito recepciona hoje missão do Banco Mundial

O prefeito Ademar Ferreira e a Secretaria Sheyla Gurgel, da Secretaria
de Políticas do Campo e do Meio Ambiente, recebe logo mais uma equipe
do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), que veio dos Estados
Unidos da América.
 A missão do BIB vai documentar três projetos no Rio Grande do Norte do
Programa de Desenvolvimento Solidário coordenado pelo Governo do
Estado destacando atividades culturais, de fruticultura e hortaliças
orgânicas e também de abastecimento.
 As atividades culturais escolhidas pelo programa foi a Filarmônica de
São Tomé. O trabalho de documentação já foi concluído. Hoje, às 14h, a
missão chega ao município de Caraúbas para documentar as atividades de
um grupo de 14 mulheres no assentamento 8 de Março.
 No assentamento 8 de Março, que fica nas margens da RN 117, trecho
que liga a Mossoró, a coordenadora do projeto é a agricultura e dona
de casa Maria Osilene da Silva. Ela contou que vai fazer uma exposição
das hortaliças e mamões que elas produzem sem agrotóxico.
 O benefício chegou ao município de Caraúbas através da articulação da
ong ATOS, junto ao Programa de Desenvolvimento Solidário do Governo do
Estado. Outras comunidades do município também já desenvolvem
atividades semelhantes através de outros programas.
 Depois de gravar em Caraúbas, a missão do BID segue para a comunidade
quilombola Jatobá, em Patu, onde vai registrar depoimentos dos
moradores que receberam investimentos no abastecimento. Hoje todas as
casas têm água encanada e eles estão produzindo hortaliças.
 O prefeito Ademar Ferreira e a secretaria Sheyla Gurgel, hoje,
destacaram que esperam que o BID mantenha o financiamento do projeto
no 8 de Março e amplie para outras comunidades do município,
contemplando outros seguimentos da cadeia produtiva rural.
 
Texto enviado por: Cezar Alves

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PODEM OBTER A 1ª E 2ª LICENCIATURA

Educadores leiam com atenção as regras para a inscrições na PARFOR:

Para se inscrever nos cursos do PARFOR, lembre-se que é preciso ser professor da rede pública de educação básica em exercício e ter pelo menos 3 anos de magistério. Estão incluídos nesse rol os professores de creche, educação  infantil, ensino fundamental e médio.

Diretores, auxiliares administrativos ou pessoas que exerçam qualquer outra
função em Secretarias e escolas públicas que não a docente não podem se
inscrever nos cursos do PARFOR.

Lembre-se também que só é permitido se matricular em um curso correspondente à disciplina que você ministra na rede pública.

Os cursos do PARFOR são qualificados como cursos de:

Primeira licenciatura - para docentes da rede pública de educação básica que não tenham formação superior;

Segunda licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica quem atuam em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica - para docentes da rede pública da educação básica graduados não licenciados.
CRONOGRAMA - TURMAS PRESENCIAIS

    * 03/08/2011 a 10/09/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire
    * 11/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas
Secretarias de Educação estaduais e municipais
    * 09/10/2011 a 12/12/2011: - Período de seleção dos alunos pelas IES
    * 13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire

CRONOGRAMA - TURMAS A DISTÂNCIA

    * 15/08/2011 a 18/09/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire
    * 19/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas
Secretarias de Educação estaduais e municipais
    * 09/10/2011 a 12/12/2011: - Período de seleção dos alunos pelas IES
    * 13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.

Agradecemos a sua participação e desejamos sucesso nesta etapa!

Texto enviado por: Marcos Roberto

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escola do Estado em Caraúbas vence Prêmio Estadual de Gestão Escolar

Caraúbas - A Escola Estadual Antônio Carlos, de Caraúbas, ficou em
primeiro lugar no Prêmio Estadual de Gestão Escolar, realizado pela
Secretaria Estadual de Educação. Como prêmio, a Escola vai receber R$
6 mil em dinheiro e a diretora Luzinete Jerônimo Fernandes vai fazer
um intercâmbio pedagógico de 30 dias nos Estados Unidos.

Ao vencer o prêmio estadual em 1º lugar, a Escola Antônio Carlos,
segundo a Supervisora Pedagógica Risoleide Oliveira, está automaticamente
inscrita no Prêmio Nacional de Gestão Escolar. A Escola Antônio
Carlos, com 102 anos de existência, atualmente têm 614 alunos
matriculados no ensino fundamental e EJA. São 51 professores, técnicos
e ASGs.

Para vencer o Prêmio Estadual de Gestão Escolar, Risoleide Oliveira
explicou que foi feita uma auto-avaliação das atividades pedagógicas e
administrativas da escola. “Também demonstramos como foram empregados
os recursos do Caixa Escolar e seus resultados práticos com
fotografias, reportagens e depoimentos de alunos e pais de alunos”,
explica Risoleide Oliveira.

Risoleide Oliveira disse que a gestão da escola, o empenho dos
professores e a dedicação dos alunos, tornaram a escola com Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 4.2, ou seja, acima da
média nacional e a melhor do município de Caraúbas. “A nossa meta é
chegar subir o IDEB para 5.6 logo nos próximo ano e vamos conseguir”,
diz.

A coordenadora do “dossiê” destacou que a documentação foi entregue na
Secretaria Estadual de Educação. Em seguida os técnicos da Secretaria
de Educação visitaram a escola. Durante a visita, os técnicos
avaliaram os professores e observaram os alunos, assim como checaram
as informações que estavam na documentação do dossiê.

Esta semana saiu o resultado e a Escola Antônio Carlos ficou em
primeiro lugar. “Agora vamos concorrer o Prêmio Gestão Escolar
Nacional. Estão todos empolgados”, diz Risoleide Oliveira. A diretora
Luzinete Jerônimo Fernandes se diz feliz e disposta a colaborar com
outras iniciativas que traga benefícios reais a comunidade escolar do
município de Caraúbas.

Destacou que no dia 12 próximo vai a Secretaria de Educação em Natal
receber as orientações sobre o período de 12 de outubro a 12 de
novembro próximo que vai está nos EUA. Durante o intercâmbio nos
Estados Unidos, a diretora vai apresentar como é feita a educação na
Escola Antônio Carlos e vai aprender como é a educação nos Estados
Unidos.

O prêmio conquistado pela Escola Estadual Antônio Carlos foi comentado
pelo promotor de Justiça Claudio Onofre. “Desde 2002 quando trabalhei em
Caraúbas essa escola "tinha cara" de colégio particular de Natal. A
qualidade do ensino era visível”, destaca o promotor de Justiça, que
atualmente desenvolve suas funções na Promotoria de Justiça de Natal.

O Governo do Estado gostou tanto do trabalho realizado pelos
professores na Escola Antônio Carlos, em Caraúbas, que decidiu ampliar
a premiação destinada à escola pela conquista do prêmio. Além dos R$
6 mil e o intercâmbio nos Estados Unidos, a Secretaria anunciou que
vai construir uma quadra de esportes coberta e instalar uma sala de
multimídia.
Texto enviao por: Chico Costa

Escola estadual Antonio Carlos


Gestoras Luzinete Fernandes e Ceição Araruna, gestoras
da E.E. Antonio Carlos, com a diretora da 13ª Dired e a
Sec. Estadual de Educação do RN.
Equipe Pedagógica

 Parte da Equipe da E.E. Antonio Carlos


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Piso Nacional

Escalonamento dos 34%: veja tabela reformulada agora com os percentuais mês a mês
Algumas pessoas comentaram que não conseguiram entender a tabela de escalonamento do pagamento do Piso Nacional apresentada pelo Governo do Estado e divulgada pelo Portal do Sinte-RN. Diante disso, a direção do Sindicato solicitou da Assessoria de Comunicação a reformulação da tabela, acrescentando dados explicativos para facilitar a compreensão.
Clique aqui e veja. 
Para encontrar o valor do seu salário em determinado mês, basta localizar a coluna relativa à sua letra e a linha relativa ao seu cargo. Por exemplo: se você tem licenciatura e está na letra F, receberá R$ 1.277,23, em setembro.
Importante saber que os valores da tabela são referentes aos salários básicos. Para saber o valor total da remuneração, basta acrescentar a este salário, suas vantagens pessoais como quinquênios e gratificações.

Fonte: Sinte RN