Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aos gestores escolares!

Concurso premia boas práticas de utilização e conservação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou nesta quarta-feira, 15, o concurso Ações Inovadoras no Livro Didático. A iniciativa visa premiar e difundir boas práticas de escolas públicas e de secretarias estaduais e municipais de educação voltadas ao remanejamento, à conservação e à devolução dos livros didáticos distribuídos pelo governo federal.

Segundo a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sonia Schwartz, o concurso é uma forma de reconhecer a gestão educacional eficiente. “Ideias simples, criativas e aplicáveis à realidade local fazem toda a diferença no ambiente escolar”, afirma.

Premiação – Para incentivar gestores e professores no cuidado com o livro didático, a autarquia buscou uma premiação atrativa, que vai além de troféus e certificados para os primeiros colocados. As equipes vencedoras vão ganhar também os 361 livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e da Coleção Educadores, além de passagens e hospedagem para apresentar suas experiências no 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro. O evento ocorrerá em Curitiba, no Paraná, de 4 a 7 de outubro.

Inscrição – Os interessados em participar do concurso devem acessar o regulamento, a ficha de inscrição no sítio do FNDE. Depois de preenchê-los conforme orientações do regulamento, basta enviar os documentos a concursopnld@fnde.gov.br até 14 de agosto. O resultado sai em 14 de setembro.
link de acesso a inscrição: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-consultas
Por:Aruza Paiva

sábado, 25 de junho de 2011

Obrigado Senhor
Obrigado Senhor, Pelos meus braços perfeitos, quando há tantos mutilados; Pelos meus olhos perfeitos, quando há tantos sem luz; Pela minha voz que canta, quando tantas emudecem; Pelas minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam. É maravilhoso Senhor, Ter um lar para voltar, quando há tantos que não tem onde ir; Sorrir, quando há tantos que choram; Amar, quando há tantos que odeiam; Sonhar, quando há tantos que se revolvem em pesadelos; Viver, quando há tantos que morrem antes de nascer. É maravilhoso Senhor Ter tão pouco a pedir e tanto, tanto a agradecer. 
 
Feliz Final de semana.
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Show de quadrilhas

O Concurso de Quadrilhas estilizadas locais, realizada na noite de domingo 19/06 na arena do forró em Caraúbas, foi um verdadeiro show de danças e cores. Belas apresentações foram feitas pelas escolas:Educandário Exito Colegio e Curso,E.M Josué de Oliveira, E.M.Acaci Viana ambas vencedoras do 1º, 2º e 3º lugares respectivamente e ainda o Grupo de Jovens e o Grupo de Escoteiros 4º e 5º colocados, ambas abrilhantaram a  noite de domingo. Na qualidade de integrante da comissão organizadora quero PARABENIZAR a todas e também agradecer a participação. 

Por: Aruza Paiva

sexta-feira, 17 de junho de 2011

São João

Comunicamos as escolas que irão  participar do Concurso de Rainha do Milho, que o mesmo foi antecipado para o dia 25/06 (sábado). Desde agradecemos a comprrensão de todos.
Aruza Paiva
Coord. Pedagógica

Plataforma Freire

Atenção professores da rede municipal de ensino: vocês que tiveram seus nomes indicados para participar do curso de extensão na Plataforma Freire, acessem a mesma e selecione o perfil professor para aceitar ou rejeitar sua inscrição, façam isso com urgencia pois o prazo está se encerrando.
Qualquer dúvida entre em contato com: Aruza pelos telefones: 33372008 ou 9651-1441.

Por: Aruza Paiva

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Parabéns!!!!

Ao nosso filho Alex nossos votos de saúde, paz, sabedoria e que Deus abençoe todos os dias. Que você tenha um FELIZ ANIVERSÁRIO! Sucessos...Te amamos muito.
Seus pais Júnior e Aruza.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Inscrições para o Enem terminam na próxima sexta-feira

Para anotar na agenda
- Período de inscrição
Terminam às 23h59 da próxima sexta-feira
- Onde se inscrever
Somente pelo site do Enem: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao
- Taxa de inscrição
Estudantes de escolas públicas e com carência socioeconômica não pagam. Os demais têm de pagar R$ 35 até o dia 13 de junho
- Necessidades especiais
Os participantes podem solicitar provas ampliadas, ledor ou ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção, por exemplo. Todas as necessidades dos alunos devem ser informadas no ato da inscrição. Os estudantes que precisam fazer a prova em horário diferenciado por motivos religiosos também.

Certificação de conclusão do ensino médio É possível utilizar o Enem como certificação de conclusão de ensino médio. Para isso, o estudante deve informar a instituição (há uma lista disponível no site) que será a certificadora do diploma.
- Confirmação da inscrição
Os estudantes vão receber um número de inscrição e uma senha que deverão ser guardados. Com esses dados, é possível acompanhar o processo e imprimir um cartão de confirmação. Quem perder a senha pode recuperá-la pelo site de inscrição.
- Cartão de confirmação
Nesse documento, estarão os data, local e hora das provas, indicação dos atendimentos especiais solicitados pelo candidato, opção de prova de língua estrangeira. Além de ficar disponível na página do Enem, o estudante recebe uma cópia pelos Correios. Esse documento deve ser levado no dia da prova, assim como o RG.
- Provas
Os candidatos farão quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as avaliações de ciências humanas e ciências da natureza (em quatro horas e meia) e, no segundo dia, de linguagens e códigos, matemática e a redação (em cinco horas e meia).
- Datas de aplicação
22 e 23 de outubro, às 13h
Fonte: UNDIME RN
Disponivel em: http://ig.com/6jV


Descoberta da aids completa 30 anos
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
05/06/2011 | 11h11 | HIV


Em junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos registrou os primeiros casos de uma enfermidade considerada à época um mistério. Um ano depois, ela recebe o nome provisório de Doença dos 5 H, em razão de casos registrados em homossexuais, hemofílicos, haitianos, heroinômanos (usuários de heroína injetável) e prostitutas (hookers em inglês).
No mesmo ano, autoridades sanitárias detectam a possibilidade de transmissão pelo ato sexual, pelo uso de drogas injetáveis e pela exposição a sangue e derivados. No Brasil, o primeiro caso é diagnosticado em São Paulo. A doença recebe o nome definitivo de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida ou Aids, na sigla em inglês).
Em 1984, a equipe do virologista francês Luc Montagnier isola e caracteriza um retrovírus (tipo de vírus mutante que se transforma de acordo com o meio em que vive) como o causador da doença. Especialistas concluem que a aids representa a fase final de uma doença provocada pelo HIV.
Três anos depois, o coquetel de medicamentos AZT é a primeira droga a reduzir a multiplicação do vírus no organismo humano. Ainda em 1987, a Assembleia Mundial de Saúde anuncia a data de 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Os casos registrados no Brasil totalizam 2.775 no período, seguidos por 4.535 em 1988 e por 6.295 no ano seguinte. Em 1990, morre o cantor e compositor Cazuza, vítima da doença. Apenas em 1991 é iniciado o processo de aquisição e distribuição gratuita de antirretrovirais. Dez anos após a descoberta da aids, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já registra 10 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo.
Em 1992, uma pesquisa aponta as doenças sexualmente transmissíveis (DST) como cofatores na transmissão do HIV, podendo aumentar o risco de contágio em até 18 vezes. O Ministério da Saúde inclui os procedimentos para o tratamento da aids na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no ano seguinte, o Brasil passa a produzir o AZT.
O sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, morre em 1997, após ser contaminado pela doença por meio de transfusão de sangue. Ao todo, 17 milhões de pessoas já haviam morrido apenas no continente africano em razão do HIV – e 8,8% da população adulta na região está contaminada.
No ano seguinte, um relatório realizado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids) afirma que a doença deve matar 70 milhões de pessoas nos próximos 20 anos – a maioria na África – caso nações desenvolvidas não aumentem esforços para conter a aids.
Em 2008, o Brasil conclui o processo de nacionalização de um teste rápido que permite detectar a presença do HIV no organismo em 15 minutos. Este ano, o primeiro antirretroviral produzido por um laboratório público brasileiro – o Tenofovir – entrou no mercado.
Também em 2011, uma pesquisa dos institutos nacionais de saúde dos Estados Unidos indica que pacientes que aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral reduzem em até 96% o risco de transmissão do HIV ao parceiro sexual.

Da Agência Brasil
Disponivel em: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110605111148&assunto=31&onde=Brasil
06/06/2011 Reivindicações

Sinte apresenta motivos para a manutenção da Greve

O Governo fez a primeira proposta aos Trabalhadores em Educação do Estado. Um avanço, reconhece a diretoria do Sindicato. No entanto, o que foi apresentado não atende às expectativas da categoria.
Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, a proposta do Governo foi insuficiente para os anseios do magistério e não contemplou os demais servidores da Educação. “A ordem das reivindicações foram invertidas pelo governo. Só no 31º dia de greve é que ele apresenta uma proposta. Além disso, a pauta sofreu inversão e deixou os funcionários de fora.”, avaliou.
As reivindicações da categoria são:
- Pagamento imediato da primeira parcela do Plano de Carreira de 4.164 funcionários com efeito retroativo a janeiro deste ano.
- Novos prazos para a implementação das outras parcelas do Plano dos funcionários.
- Quanto a proposta apresentada aos professores, a categoria quer que ela tenha como base a reivindicação da tabela remuneratória do Plano de Carreira em tramitação, considerando a sua revisão.
O Sinte aguarda do governo o reconhecimento de implementação da tabela para equiparar os salários aos dos demais servidores do Estado. Isso porque a divisão apresentada pelo Governo, de pagar em quatro parcelas os valores relativos ao Piso Nacional fica muito abaixo da tabela de salários de outras categorias. Além disso, a implantação total do Piso só ocorrerá em dezembro, de acordo com a lógica que será utilizada pelo Governo. De acordo com a proposta, em Setembro apenas quatro mil professores serão beneficiados com os 7,6%. O restante da categoria será contemplada com a implementação somente nos meses de outubro e novembro, até que, em dezembro, todos os professores tenham recebido o reajuste.
Fonte: Sinte RN

Governo paga matéria em jornal para convencer a sociedade sobre LRF

O jornal O Poti deste domingo (5) trouxe uma matéria de duas páginas patrocinada pelo Governo sobre a situação financeira do Estado e a negociação com os sindicatos. Mais uma vez, os administradores tentam mascarar a situação e mostram uma gestão cheia de bons planos e coerente com os anseios da população.
A culpa pelos problemas da gestão atual foi colocada, como sempre, na Lei de Responsabilidade Fiscal e a falta de correção salarial relacionada ao limite prudencial para pagamento de pessoal. No entanto, é importante ressaltar que neste momento o gasto com trabalhadores no Estado passa de 49% para 48,61%, ou seja, o Governo já chegou a uma porcentagem inferior ao limite que reza a LRF.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso chama a atenção da categoria para os números apresentados pelo próprio Governo. “Há uma folga de 0,80% da receita líquida. Mas quanto representará este pequeno percentual em uma realidade financeira do tamanho de um Estado? Outro ponto que deve ser considerado diz respeito às arrecadações feitas neste primeiro quadrimestre. “Nos três primeiros meses do ano, o Governo arrecadou R$110 milhões a mais de ICMS. Somente em maio foram arrecadados R$80 milhões, um recorde para o Rio Grande do Norte.”, afirmou a coordenadora.
No início deste quadrimestre A previsão é que o Governo saia do limite com uma folga muito maior. Outro ponto importante é que esse aumento do ICMS não será á sazonal, uma vez que o governo passou a taxar impostos a empresas que estavam isentas de pagá-los. “Essas questões o Governo não apresenta à população. Ele diz apenas que os problemas foram causados pela gestão passada e que está fazendo tudo o que é possível para resolvê-los. Mas será isso, mesmo?”, questiona a dirigente.
Fonte: Sinte RN

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Macaxeira faz um bem...!
Manter a pele brilhosa e jovem é desejo da maioria das mulheres, que geralmente recorrem aos cosméticos. Mas é possível buscar nos alimentos as propriedades para que esses benefícios cheguem naturalmente.
De imediato, se pensa nos benefícios de frutas e verduras já conhecidos e muito divulgados. O que poucas mulheres sabem é que algumas raízes, em especial a mandioca, devem ser inseridas na alimentação por suas propriedades benéficas ao sexo feminino.
A raiz originária da Amazônia tem muitos nomes, dependendo da região onde ela é consumida: mandioca, aipim. Para os nordestinos, é popularmente chamada de macaxeira e possui casca marrom, rugosa com polpa geralmente branca, uma herança dos índios que cultivavam esse alimento e faziam a farinha de mandioca, o beiju e a tapioca hoje também incorporados à culinária nordestina.
Pois a mandioca ou macaxeira é benéfica para as mulheres, já que possui muita fibra, e os carboidratos são transformados em energia bem devagar. Isso sacia a fome e ajuda a regular o intestino, diminuindo de maneira drástica o inchaço abdominal, um problema muito mais frequente das meninas.
Pesquisas feitas na Universidade de Brasília sobre as variedades e valores nutricionais da mandioca também já informam que outro benefício que a raiz oferece é a sensação de bem-estar, proporcionada por algumas substâncias existentes no alimento. Além disso, é excelente no combate ao envelhecimento da pele, já que a raiz é fonte de licopeno e betacaroteno, que são antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento da pele.
Para quem está de dieta e quer usar a mandioca como aliada na perda de peso deve usar alguns truques, como utilizar a mandioca como substituta de algum alimento do mesmo grupo, como arroz, batata, pão ou macarrão.
A maneira de prepará-la também faz a diferença quando o assunto é perda de quilos. Consuma a raiz cozida com um leve tempero, pois é muito mais saudável do que frita e ainda fica gostoso e muito mais leve.
Muitos alimentos
A macaxeira serve de matéria-prima para a farinha e o polvilho usado no preparo de alimentos como pirão, biscoitos, cuscuz, tapioca, beiju, pão de queijo, além de petiscos como a macaxeira frita ou cozida. O importante é estar atenta à média de calorias destes alimentos para não cair em excessos. (Veja quadro).
A escolha
A nutricionista Sara Medeiros explica que na hora de comprar a macaxeira o ideal é cortar um pedaço para ver se o miolo tem a cor uniforme. "Não compre quando tiver manchas escuras no miolo ou nas pontas. Quando descascada, conserve na geladeira ou em vasilha com água - até dois dias ou se preferir congele-a para conservar por mais tempo", ressalta.
Fonte: Jornal de Fato - 03/05



Atenção Mulheres!

Anemia na menstruação
A anemia (do grego, an = privação, haima = sangue) é uma doença caracterizada pela diminuição da concentração da hemoglobina sanguínea aquém de níveis considerados de padrão de saúde.
Nas mulheres, o padrão de produção de hemoglobina é menor se comparado a dos homens justamente devido ao ciclo menstrual. Mas é importante ficar atenta, pois a anemia pode estar relacionada com o ciclo menstrual e provocar inúmeros transtornos à saúde, a denominada anemia na menstruação por conta de um fluxo muito intenso, a menorragia.
Nestes casos, a doença é identificada pelo sangramento abundante durante a menstruação, cansaço rápido ao andar ou correr, cólicas intensas e eventual queda de pressão todo mês.
A menorragia é um distúrbio de origem hormonal que traz incômodo a 20% das mulheres em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e provoca anemia em função da perda excessiva de sangue, e redundar até na retirada do útero.
"A quantidade de sangue do fluxo menstrual varia, mas a própria paciente vai perceber que está menstruando mais do que o normal. Principalmente se ela perceber que o sangue menstrual coagula, que está usando mais absorventes do que costumava", explica o médico ginecologista Manoel Nobre sobre como identificar o problema.
O médico explica ainda que a principal causa da menorragia é um descontrole hormonal que provoca aumento na perda de sangue durante a menstruação. Por conta disso, o distúrbio é bastante comum na adolescência e no início da menopausa.
O hipotálamo, que é responsável pelo controle do fluxo menstrual, leva de 2 a 5 anos para chegar à maturidade e estabilizar a quantidade de sangue perdida por mês. Por isso, a menorragia é mais comum entre adolescentes.
No caso da menopausa, as enormes oscilações nos níveis hormonais, que dão origem a outros sintomas mais conhecidos, como calores, a irritabilidade e a redução do desejo sexual são também as causadoras da menorragia. Além do desequilíbrio hormonal, miomas, pólipos e cistos também podem provocar o problema.
O diagnóstico do problema é feito por meio de exames de sangue, Papanicolau, biópsia endometrial, ultra-som e histeroscopia (método que permite a visualização direta do interior do útero).

Tratamento
Quando a causa por trás da menorragia pode ser identificada, o tratamento pode ser direcionado para ela. Menstruação intensa no começo ou final dos anos reprodutivos pode passar espontaneamente.
Se o grau de sangramento for moderado, tudo o que deve ser feito é certificar-se que não há um problema grave por trás da menorragia. Se ocorrer anemia, suplementos de ferro podem ser usados para restaurar os níveis normais de hemoglobina.
A menorragia é muitas vezes tratada com hormônios, geralmente com contraceptivo oral combinado ou pílulas de progesterona por poucos meses. Para diminuir a dor e intensidade da menstruação, o médico ressalta que a paciente pode tratar com anti-inflamatórios ou ácido tranexâmico, o qual é mais eficiente. "Isso pode ser combinado com a medicação hormonal adequada à cada paciente", ressalta.