Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Formação Continuada

Foi realizado na quinta-feira-26/05 um momento de estudo com gestores e coodenadores pedagógicos das escolas municipais de Caraúbas, que teve como foco: As Matrizes de Referência para Avaliação. A formação foi realizada pela Coordenadora Pedagogica da Secretaria Municipal de Educação Professora: Luzineide Almeida. De acordo com a avaliação feita pelos cursistas presentes, esse foi um momento muito proveitoso, pois nele foi discutido os descritores em Lingua Portuguesa do 1º ao 9º Ano. No próximo encontro será trabalhado os descritores em Matemática. Os coordenadores pedagógicos e os gestores serão os multiplicadores nas escolas em que trabalham, onde farão os estudos com todo corpo docente.
 Gestores e coordenadores em momento de estudo.



 Professora Fprmadora Luzineide Almeida com cursistas.

VII SEMEIA- Semana Municipal do Meio Ambiente em Caraúbas.

A Secretária da SPOCAMPO ( Secretaria de políticas do Campo) Sheila Gurgel esteve reunida no dia 26/05 com Subsecretária Pedagógica Joenilma Menezes e com  a Coordenadora Pedagógica das escolas do Campo Calingia Kátia, ambas da SME ( Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto), para elaborarem a programação da VII SEMEIA de Caraúbas, elas contam com a parceria da UFERSA e de outros segmentos governamentais e não governamentais.
Vale salientar que as ações referentes a programação já vem sendo desenvolvidas desde o dia 16/05 na zona rural pelos alunos da UFERSA e equipe pedagógica da SME- Caraúbas com a realização de palestras de conscientização e esclarecimentos infocando a importãncia da arborização e reflorestamento.O ciclo de palestras terá encerramento no dia 31/05 ás 9h, na Escola Municipal Josué de Oliveira com todos os professores da zona urbana.

Joenilma Menezes e Calingia Katia debatendo a SEMEIA
com Gestores e coordenadores.




 Coordenadora Calingia e alunos da UFERSA com 
profesores e alunos da zona rural


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Celebração da vida!!!

Gostaria de hoje 27/05 parabenizar uma pessoa muito especial para mim. Trata-se de Vania Praxedes, pessoa maravilhosa que tenho na minha lista de amigas. A você querida meus sinceros PARABÉNS!!!  Que Deus te dê  sempre sabedoria, paz, saúde e amigos verdadeiros.

VP essa é dos meus guardadoskkk, como sempre
vc trabalhando.


FELICIDADES!!!
Por: Aruza Paiva


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Começa a coleta de dados sobre alunos, professores e escolas
Autor: Inep/MEC
Data: 13/5/2011


A partir do dia 26 o Inep dará início à coleta de dados do ensino básico


A partir de 25 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) dará início à coleta dos dados educacionais do ensino básico. Informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país serão coletadas via internet, por meio do sistema Educacenso.

Os gestores escolares terão prazo até 14 de agosto para preencher e enviar as informações. Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

Os dados fornecidos pelas escolas terão como data de referência o dia 25 de maio, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, docente, escola e turma.

De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário pode ser atualizado para melhor atender às necessidades da sociedade. Por isso, entre as mudanças de 2011, o censo recolherá informações sobre os profissionais tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação. A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura – também será informada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, ação do segundo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).

O censo escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Acesse o Educacenso

Fonte: UNDIME/RN

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cinco mitos e verdades sobre gestação
Uma das fases mais importantes na vida de uma mulher é o momento de transição para o papel de mãe. Como todas as transições, é um período de incertezas e mudanças, tanto no corpo, quanto na vida da gestante.
Para trazer segurança e tirar as dúvidas mais frequentes sobre essa experiência, o ginecologista José Bento, comenta os mitos e verdades das três fases de uma futura mamãe (pré-concepção, período gestacional e pós-parto).
O médico é autor do guia Mulher & Saúde e dos livros Mulher e Contracepção (2004), Sexualidade (2007), TPM sob Controle (2009) e Parabéns! Você está grávida (2009).
Sua mais nova produção é o livro "Engravidar - Sim é possível", lançado pela Editora Alaúde, com o apoio da Bayer HealthCare Pharmaceuticals. A obra aborda as causas da infertilidade masculina e feminina, os avanços dos métodos de reprodução assistida e os aspectos de saúde e comportamento que podem interferir na fertilidade do casal.
O livro também traz informações para a mulher grávida, com orientações para uma gestação saudável, o que inclui cuidados com a alimentação e com a beleza.

MITO X VERDADE
A mulher em idade avançada não consegue engravidar.
MITO - Hoje em dia, adiar a gravidez se tornou muito comum entre as mulheres. O número de mulheres que têm o primeiro filho entre os 30 e 40 anos aumentou significativamente. Isso está ligado a muitos fatores, como o desejo de firmar-se na carreira, entre outros. É importante que as mulheres saibam que a idade afeta a capacidade de obter e manter uma gravidez sem percalços, no entanto, existem testes, tratamentos e técnicas avançadas, como a fertilização in vitro, que podem e devem ser feitos em mulheres que decidem ter filhos com mais idade.

Mulheres que desejam engravidar devem tomar vitaminas.
VERDADE - Diversos estudos científicos comprovam que a suplementação de vitaminas cerca de 3 meses antes da gravidez diminui a ocorrência de malformações nos neurônios, coração, face e nos membros do bebê. Há também evidências que comprovam a diminuição da incidência de abortamentos, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, trombose e nascimentos prematuros. Para uma maior eficiência, o suplemento precisa ter nutrientes como ácido fólico, sais minerais, oligoelementos e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, niacina, cálcio, ferro e zinco.

Toda grávida precisa mudar os hábitos alimentares
VERDADE - A boa alimentação é fundamental para garantir ao bebê todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, uma vez que é do corpo da mãe que virá toda a "matéria-prima" para a sua formação. Com a nutrição adequada, a mulher garante uma gestação mais tranquila, sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. Neste período, a maioria das mulheres deve acrescentar cerca de 300 calorias à sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, distribuídas em 5 refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).

Como come por dois, grávidas devem ganhar muito peso.
MITO - O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos a mais de seu peso normal considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.

Grávidas devem fazer exercícios físicos.
VERDADE - A grávida que opta por fazer exercícios físicos fica mais preparada para o parto, sofre menos com inchaços e dores lombares, além de manter um controle sobre o seu peso. A prática de atividade física também irá beneficiar o equilíbrio emocional da gestante, pois é um momento em que ela fica em contato com o próprio corpo, sentindo como o bebê reage aos seus movimentos. É importante ressaltar que o médico precisa ser consultado antes de ser iniciada qualquer atividade física, sendo normalmente indicada a prática de exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas moderadas, alongamentos e hidroginástica. 

Fonte: Jornal de Fato
Disponivel em: http://www.defato.com/domingo/mulher.php

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enem passa a ter duas edições por ano a partir de 2012


19/05/2011 Rede Estadual

Trabalhadores em Educação deliberam manutenção da Greve

A última assembleia dos Trabalhadores em Educação do Estado, realizada nessa quarta-feira (18), deliberou a permanência da greve no RN e definiu estratégias importantes para fortalecer o movimento. Vale lembrar que quase 100% da rede de ensino público do RN estão paralisados e a greve se manterá por tempo indeterminado. Trabalhadores, vindos em caravana de todas as partes do Estado, lotaram a Escola Estadual Winston Churchil para definir os próximos rumos da greve.
Durante a assembleia, os trabalhadores deliberaram alguns pontos com o objetivo de fortalecer a greve e atingir 100% de paralisação da rede de ensino. O primeiro deles é uma reunião com os representantes de toda a rede. O encontro será na próxima terça-feira (24), às 11h na sede do Sinte. Outro ponto importante é a realização de uma atividade em conjunto com outras categorias como as que integram o Sinai, o Sinpol, o Sindsaúde, além dos estudantes. Essa ação será realizada na próxima quinta-feira (26) no largo do Machadinho, a partir de 9h.
Além disso, serão veiculadas notas sobre a greve na TV e no rádio e uma nova assembleia será realizada no próximo dia 31. O encontro será na Escola Estadual Winston Churchill, às 8h30. Outra deliberação da assembleia foi a inclusão das reivindicações dos trabalhadores do IFESP à pauta geral do Sinte.
A pauta dos profissionais do IFESP é composta por: incorporação imediata da GTI ao salário base dos profissionais do Instituto; Direito a licença para estudo; Inclusão dos Profissionais na revisão do Plano de Carreira; Regularização da situação funcional desses trabalhadores. Com a integração das reivindicações dos Educadores do Instituto Kennedy à pauta atual do Sinte, a direção do Sindicato solicitará audiência à secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, para discutir o assunto.
Após as deliberações da assembleia, os trabalhadores fizeram uma passeata até a Praça 7 de Setembro e realizaram um ato público na calçada da Assembleia Legislativa.  Na ocasião, a categoria obteve o apoio dos deputados de oposição ao Governo.
Fonte; SINTE RN

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um momento de reflexão:

Fale com Deus


Fale ao Senhor com exaltação nas horas de aflição,
Fale ao Senhor com delicadeza nos momentos de agradecimento,
O Senhor inclina os ouvidos para os filhos queridos,

Fale ao Senhor com respeito e a glória descerá do céu,
Fale ao Senhor com honestidade para que a verdade habite em seu caminho,
O Senhor segura em suas mãos e mostra a saída,

Fale ao Senhor com doçura, pois derramará o amor em seu coração,
Fale ao Senhor com moderação para ganhar força a cada suspiro,
O Senhor enxerga e se alegra com os que andam na obediência,

Fale ao Senhor com coragem e será cingido de poder,
Fale ao Senhor com valentia, pois estará honrado na batalha,
O Senhor cobre com suas asas os escolhidos seus,

Fale ao Senhor com gentileza e terá longa esperança,
Fale ao Senhor com humildade e conseguirá vencer,
O Senhor direciona os esforçados e torce por você...

autor:Denilson Alayon

Disponivel em:http://mensagensdamanha.blogspot.com/2011/02/fale-com-deus.html



 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Transporte Escolar!

A Secretaria Municipal de Educação de Caraúbas, acaba de receber do Governo Federal "PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA", mais um ônibus para o transporte escolar. Assim esperamos melhorar cada vez mais o atendimento aos estudantes que fazem uso do transporte escolar.