Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saúde alerta que hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros

por Secom em 26/04/2011 20:36hs

Para ajudar população a enfrentar o problema, SUS e Aqui Tem Farmácia Popular oferecem, gratuitamente, medicamentos para controlar pressão alta 
A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual – em 2009, a proporção foi de 24,4%. A maioria é mulher.
O alerta foi feito nesta terça-feira (26), Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, pelo Ministério da Saúde, com base nos dados fornecidos pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O levantamento é realizado anualmente desde 2006, em todas as capitais brasileiras, pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.
A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo, movimento que acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, pode gerar complicações como entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infartos.
Para ajudar a população a enfrentar o problema, o governo federal vem atuando em várias frentes. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos para o controle da hipertensão arterial. Já o programa Aqui Tem Farmácia Popular, com mais de 15 mil farmácias e drogarias conveniadas, ampliou a gratuidade de medicamentos para hipertensos.
Outra medida importante para prevenir o avanço da hipertensão é a redução do consumo de sal. Além da hipertensão, o consumo excessivo de sal está associado a outros males crônicos, como doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. Segundo dados da Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003, o consumo individual de sal nos domicílios brasileiros foi de 9,6 gramas diários, o que representa quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para reduzir a ingestão de sal pelos brasileiros, o Ministério da Saúde fechou um acordo com a indústria de alimentos, no último dia 7 de abril, para reduzir o teor de sódio (cerca de 40% do sal é composto de sódio) em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.
Doença pode ser controlada
A pressão alta geralmente não tem cura, mas pode ser controlada com remédios, alimentação saudável e exercícios físicos apropriados. E, apesar do crescimento da doença registrado nos últimos anos, o ministro Alexandre Padilha avalia que a tendência é de estabilização dos indicadores.
Pesquisa mostra que mulheres são mais afetadas
De acordo com a pesquisa Vigitel, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade: a hipertensão atinge cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% dos que estão na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.
O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com 12 ou mais anos de escolaridade.
“Existe uma certa estabilidade no número de hipertensos no País, em torno de 25%, considerando a população geral. Mas essa proporção dobra entre as pessoas acima dos 50 anos. Outra questão importante é o acesso à atenção primária, que justifica essa diferença entre homens e mulheres, ou seja, elas buscam mais os serviços de saúde do que eles”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Disponivel em:http://www.secom.gov.br/clientes/secom/secom/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/saude-alerta-que-hipertensao-arterial-atinge-23-3-dos-brasileiros

terça-feira, 26 de abril de 2011

Olimpiada de Matemática

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas de Matemática. 
Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscrever
Autor: MEC
Data: 1/4/2011
O objetivo é a busca por novos talentos


Professores e alunos interessados em participar da 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) têm até o dia 30 de abril para se inscrever. A competição, que é realizada desde 1979, é dirigida a estudantes de instituições públicas e particulares, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, ensino médio e graduação.

A olimpíada é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
As escolas interessadas em participar das olimpíadas devem se cadastrar na página do projeto. Instituições de ensino públicas e particulares competem em quatro níveis ¬– o primeiro para alunos do sexto e sétimo anos do fundamental; o segundo para oitavo e nono anos; o terceiro para o ensino médio, e o nível universitário para estudantes de graduação.
Para a primeira fase, que será realizada em 18 de junho, o professor responsável de cada escola receberá a prova enviada diretamente da Secretaria da OBM. As provas devem ser aplicadas pelos colégios participantes no sábado, às 14h (horário de Brasília). A segunda fase está marcada para 3 de setembro e a terceira e última fase para os dias 15 e 16 de outubro.
A competição desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática, como o doutorando em matemática Samuel Barbosa Feitosa, 25, que participou da olimpíada entre 2000 e 2003 no nível médio e até 2007 no universitário.
Samuel é graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente faz doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. Medalha de ouro em 2006, ele afirma que a competição o ensinou a buscar o conhecimento. “A olimpíada influenciou minha imersão em ambiente extremamente estimulante para meu espírito científico, a aprender algo que não é ensinado na escola”, disse. “Durante todo o período que estive na escola, éramos constantemente instigados a aguçar nossa curiosidade e correr atrás de informação.”
Samuel atribui à olimpíada, que na edição 2010 contou com mais de 350 mil participantes de 8200 escolas, um papel relevante na formação do professor. “Durante os anos da minha graduação, atuei como professor em diversas escolas de Fortaleza e pude constatar a força das boas práticas educacionais oriundas do treinamento para olimpíadas. A empolgação dos alunos contagiava os professores que acabavam buscando melhores qualificações e diretores se aproximavam dos alunos para entenderem como melhorar o desempenho deles”, disse o doutorando.

Os interessados em participar das olimpíadas devem se cadastrar na página do projeto. A primeira fase será em 18 de junho, a segunda, em 3 de setembro e a terceira e última fase, nos dias 15 e 16 de outubro.
Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Acesse a página da Olimpíada de Matemática.

Fonte:Undime

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Identificar distúrbios na pré-escola pode evitar tragédias

Caso Wellington de Oliveira tivesse sido avaliado na infância e recebido tratamento adequado, a tragédia na escola Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio, poderia ter sido evitada. A afirmação é do psiquiatra Timothy Brewerton, especialista em infância e adolescência e estudioso de casos de tiroteios em escolas, como a de Columbine, nos Estados Unidos, onde dois estudantes mataram 13 colegas em 1999, deixando 21 feridos.
Timothy Brewerton está no Brasil com mais sete psiquiatras e um psicólogo norte-americanos para conhecer o trabalho de algumas instituições que desenvolvem serviços para a infância e adolescência. Ele deu uma palestra para estudantes do curso de psiquiatria infantil da Santa Casa da Misericórdia, no centro do Rio.
"Há muitos distúrbios mentais associados à violência que podem ser identificados precocemente e, se tratados, é possível, sim, evitar que esse indivíduo se transforme num futuro antissocial ou psicopata. Por isso, segundo ele, o papel do Estado é vital, oferecendo um programa educacional e de saúde voltado para a pré-escola."
O médico explicou que a maioria das doenças mentais se desenvolve na infância e na adolescência. "E este é o momento de intervir, pois faz uma enorme diferença e pode determinar o futuro dessa criança ou adolescente".
Brewerton disse que embora o bullying (agressões entre alunos) esteja associado a 75% dos casos de ataques a escolas, este não é o fator determinante, mas, sim, o fato de que todos os atiradores que sofreram bullying apresentavam transtornos mentais. O psiquiatra alertou, no entanto, que a pratica de bullying é responsável por muitos problemas de saúde mental e devem ser reprimidos.
"A maioria das escolas americanas fecham os olhos para esse tipo de problema e algumas culpam mesmo a criança que sofre o bullying. Quando há uma briga, as duas crianças são suspensas ou punidas. A violência nas escolas é um problema de saúde pública e é preciso enfrentar isso com mais seriedade".
Ele informou que dados da Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos mostram que 160 mil crianças faltam aula diariamente por medo de ataques ou intimidações. O psiquiatra mostrou que entre 1966 e 2011 ocorreram 66 incidentes envolvendo atiradores em escolas. Do total 70% foram nos EUA (46) e 76% (57) cometidos por adolescentes. "Não existe um perfil. É impossível criar um esterótipo de um possível atirador. Mas posso garantir que a assistência de saúde mental evita todos os dias um ato violento na sociedade".
O fácil acesso a armas para ele é decisivo no alto número de ataques a escolas em seu país, e não deve ser ignorado, embora as autoridades norte-americanas se recusem a discutir o assunto. "Em 2009, um em cada dez jovens levou uma arma para a escola", lamentou o médico. "E 58% dos casos de expulsão nas escolas foram por porte de arma, sendo 17% por arma de fogo".
No entanto, segundo o médico é importante enfatizar que apenas 1% das mortes de crianças ocorre nas escolas, que ainda são um dos locais mais seguros do mundo.

Fonte: Agência Brasil

Disponivel em :http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5080591-EI8266,00-Identificar+disturbios+na+preescola+pode+evitar+tragedias.html
20/04/2011 Corrupção

Desvios de dinheiro comprometem a qualidade da educação

Por: CNTE, em  19-04-2011

Em 1º de abril, a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou informações sobre a 33ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteio, responsável pela inspeção dos recursos federais repassados aos estados e municípios brasileiros. Desde 2003, a CGU chegou, através do Programa, a 1.821 municípios, tendo sido fiscalizadas verbas da ordem de R$ 16,2 bilhões.
Embora a cifra fiscalizada pela CGU pareça significativa, a mesma corresponde ao repasse de complementação da União ao Fundeb de apenas dois anos. E tendo em conta que um dos maiores ralos do dinheiro público continua instalado na rubrica da educação, o que pensar do fato de mais recursos estarem sendo repassados a estados e municípios para investimento no nível básico? Em 2006, a União enviou aos entes federados R$ 500 milhões a título de complementação do Fundef. Em 2010 foram R$ 8 bilhões, em âmbito do Fundeb.
Segundo auditou a CGU, entre 2007 e 2008, 58% dos municípios gastaram dinheiro do Fundeb indevidamente e 41% executaram licitações fraudulentas, muitas delas envolvendo recursos educacionais - segundo publicou o jornal O Globo, em 14.4.2011. À luz do balanço dos trabalhos da CGU, em termos globais, as referidas auditorias abarcaram menos de um décimo do total das verbas da União destinadas ao Fundeb, que se concentram em 9 estados da federação. É muito pouco!
Por outro lado, esta situação, além de ir contra os argumentos de estados e municípios de que não possuem recursos financeiros para pagar o piso do magistério, também evidencia a necessidade de se investir no controle social das verbas públicas, através de uma gestão democrática ampla e eficaz.
Mesmo com o advento da Lei 11.494 - em especial o capítulo VI, que trata do acompanhamento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos - ainda é corriqueira a indicação de apadrinhados de gestores para as funções de conselheiros/as do Fundeb, ocorrendo a mesma coisa na Merenda e em outros conselhos sociais. E isso exige uma ação mais enérgica do Estado no sentido de garantir a isenção dos membros da comunidade local nesses Conselhos, bem como a formação necessária para que exerçam com competência e responsabilidade as atividades que lhes são atribuídas.
De posse de mais essas denúncias, a CNTE reforçará o pedido ao MEC para que em parceria com os entes federados expanda os cursos de formação e instrumentalização dos/as conselheiros/as sociais da educação, devendo, ainda, os mesmos contarem com ampla assessoria do Ministério da Educação, dos Tribunais de Contas, dos Ministérios Públicos e da própria Controladoria Geral da União, quando o assunto envolver recursos federais. A CNTE também já apresentou emendas à proposta de Plano Nacional de Educação com vistas a aprimorar a gestão democrática e o controle social na educação.

Disponivel em: http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/856/desvios_de_dinheiro_comprometem_a_qualidade_da_educacao

terça-feira, 19 de abril de 2011

Feliz Niver!...

Meus Parabéns  para uma pessoa especial " Luzineide Almeida", tudo de bom para você querida que Deus abençoe sua pessoa e sua vida. Que bom compartilhar desse momento com você.
 Olha colega você não vai dizer que não teve bolo!...
 É muita alegria desse povo!



Educação!

O Secretário Municipal de Educação de Caraúbas FRANCISCO DE ASSIS BATISTA, realizou na manhã de hoje(19) uma reunião com os gestores da rede municipal de ensino, cujo objetivo foi fazer uma avaliação dos primeiros 40 dias letivos, ainda foi discutido outros assuntos inerentes ao trabalho do gestor e instituição escolar. De acordo com a Subsecretária Pedagógica JOENILMA MENEZES a avaliação foi positiva mediante o que foi exposto na fala dos participantes.

 Secretário de Educação Assis Batista, equipe 
pedagógica da secretaria e gestores.




Avaliação !...

Durante a tarde do dia 18 e a manhã do dia 19/04 o Conselho Municipal de Saúde se reuniu na sede da Secretaria de Saúde para avaliar as atividades desenvolvidas pelas escolas dentro do projeto TODOS CONTRA A DENGUE. A avaliação final será  na proxima semana e o resultado final será anunciado em evento com a participação de todas as escolas e comunidade. Enquanto membro do conselho que sou quero parabenizar todas as escolas, sem dúvidas todas desenvolveram um excelente trabalho, desse modo todos nós ganhamos com esse trabalho de conscientização.
 Conselheiros avaliam registros impressos e 
audiovisuais.

Secretária de Saúde conduz os trabalhos.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Plano Nacional de Educação
Plano Nacional de Educação deve ser aprovado na Câmara só em outubro, prevê deputado
Brasil, 14 de abril de 2011
Brasília – O presidente da comissão especial que analisará o Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), instalada hoje (13) na Câmara, prevê que a tramitação do projeto de lei seja concluída na Casa só entre outubro e novembro. O texto apresentado pelo Ministério da Educação reúne 20 metas, que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Entre elas, estão a ampliação de matrículas na educação infantil e no ensino superior, medidas de valorização do magistério e o aumento do financiamento público para a área.

Segundo Vieira, o primeiro passo é fazer um diagnósticos do PNE anterior, cuja maioria das 295 metas não foi cumprida, e do novo projeto. Esse trabalho será feita pelas comissões técnicas da Câmara. “Não tenho porque correr tanto com o plano. Estamos vivendo no país a perspectiva de uma grande crise fiscal. Se votarmos um plano que fala em dobrar metas e, consequentemente, gerar novas despesas com rapidez, ele será bombardeado por governadores, prefeitos e a própria equipe econômica do governo. Então, trabalho com a perspectiva de aprová-lo na comissão em outubro e novembro, para então remetê-lo ao Senado.”

A comissão prevê audiências públicas e seminários, inclusive fora de Brasília. O prazo para apresentação de emendas ainda não foi aberto, mas informalmente o projeto já recebeu cerca de 150 emendas de entidades da sociedade civil, como a União Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Um dos pontos que deverá ser alvo de muita discussão é a meta relacionado ao financiamento. O projeto enviado pelo MEC estabelece uma meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2020 – atualmente o patamar é de 5%. Os movimentos sociais pressionam para que o percentual seja de 10%. O relator do projeto, Angelo Vanhoni (PT-PR), sugeriu que a comissão se divida em grupos de parlamentares para discutir temas específicas abordados pelo plano. O calendário de trabalho será definido na próxima semana. “A impressão que tenho é que o texto será melhorado pelo parlamento.”
Fonte: Agência Brasil
Disponivel em:http://www.campanhaeducacao.org.br/?idn=355


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Do discurso à prática.

13/04/2011 Campanha salarial

Secretária Estadual de educação chega de mãos vazias em audiência com o Sinte-RN

A audiência com a Secretaria Estadual de educação, Betânia Ramalho, realizada hoje(13) rendeu apenas o compromisso da Secretária em estar presente na próxima audiência com o chefe de Gabinete do Governo, Paulo de Tarso. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira.
Para o coordenador geral do Sinte-RN, professor Rômulo Arnauld o encontro foi decepcionante. “Foi horrível. Muita conversa e nenhuma definição. Está claro que a Secretaria de Educação não tem nenhuma autonomia para decidir nada. Depende totalmente das outras secretarias.”, afirmou Rômulo.
Ao todo o Sinte-RN já obteve quatro audiências, todas sem avanço. Diante disso, a direção do Sinte-RN reiterou que o governo tem até o próximo dia 28 para apresentar uma proposta concreta. “Deixamos claro para a Secretária que, se até lá isso não ocorrer, vamos defender a deflagração de uma greve geral no Estado”, explicou Rômulo.

Fonte: Sinte RN
Disponivel em:http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/845


Incrivel como nossos represenantes sabem valorizar nosso trabalho. Quando estão nos palanques defendendo suas candidaturas ou em assembléias no Congresso Nacional, para se mostrarem bonzinhos dizem que a educação é o caminho para o desenvolvimento do país, porém na prática esquecem de valorizar aqueles que de fato fazem a educação: OS PROFESSORES e EDUCADORES. Quanta enrolação e dificuldade para pagar o salário  dos mesmos. Céus!!!
Por: Aruza Paiva

terça-feira, 12 de abril de 2011

Segurança!...

Novo referendo será proposto

Senadores defendem consulta igual à de 2005, quando o Brasil escolheu as armas

O Senado deve discutir a possibilidade de se fazer um novo referendo sobre a venda de armas, de acordo com proposta que será levada pelo presidente da casa, José Sarney (PMDB-AP), aos líderes partidários na reunião de hoje. Em 2005, consulta popular levou à derrubada de um artigo do Estatuto do Desarmamento que proibia o comércio de armas no País. Na ocasião, foram 63,9% dos votos para que a venda de armas para o cidadão continuasse.

Para Sarney, o resultado contrário ao desarmamento não é um impeditivo para que se realize uma nova consulta popular. “O que não se deve é mudar do bem para o mal e do mal para o pior. Estamos mudando do mal para o bem, de maneira que a acho que a população vai ser sensível”.

Referendos são feitos para que a população ratifique ou rejeite lei aprovada pelo Congresso Nacional. Portanto, Câmara e Senado teriam que votar nova legislação proibindo a venda de armas antes de levar o tema a consulta popular. A lei que trata dos referendos não menciona prazos para consultas populares semelhantes às já feitas.

O Ministério da Justiça deve adiantar a campanha nacional do desarmamento para 6 de maio, como reação à tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 12 crianças e do atirador. Conforme o ministro José Eduardo Cardozo, um conselho, formado por representantes do governo federal e da sociedade civil, vai coordenar a implementação da campanha no País.

A reunião está marcada para segunda-feira. Na última campanha, de dezembro de 2008 a dezembro de 2009, foram recolhidas mais de 40 mil armas. Segundo a ONG Viva Rio, há 14,5 milhões de armas em circulação no País.

Disponivel em:http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3271751.xml&template=4187.dwt&edition=16876&section=2002

Saúde!

  • COTIDIANO / GESTAÇÃO

    11.04.11 | 16h35 - Atualizado em 11.04.11 | 17h14
  • Anvisa proíbe a propaganda de medicamentos abortivos

  • Denúncias a respeito de venda deverão ser encaminhadas a vigilância sanitári

  • Reprodução

    A medida tem como objetivo combater a banalização do uso do medicamento para fins terapêuticos





    DA REDAÇÃO
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (11), uma resolução que suspende todo tipo de propaganda na internet dos medicamentos à base de Misoprostol.

    O produto é indicado para os casos de necessidade de interrupção da gravidez, mas seu uso é restrito ao ambiente hospitalar, não podendo ser vendido em farmácias. O produto Cytotec, também à base de misoprostol, não tem registro na Anvisa e não pode ser comercializado no Brasil.

    A medida tem como objetivo combater a banalização do uso do medicamento para fins terapêuticos. A utilização deste medicamento só deve ser feita com a orientação e prescrição médica e seu uso está restrito ao ambiente hospitalar.

    A venda de produtos sem registro é considerada infração sanitária gravíssima e crime hediondo, enquadrado no Código Penal, art. 273. Denúncias sobre a venda desse medicamento devem ser feitas às vigilâncias sanitárias estaduais ou municipáis, ou à Ouvidoria da Anvisa pelo e-mail anvisatende@anvisa.gov.br.
    Com informações da assessoria

    Disponivel em: http://news.google.com.br/nwshp?hl=pt-BR&tab=wn

Piso Salarial !

11/04/2011 Piso Salarial Nacional

Trabalhadores em Educação do RN comemoram a decisão favorável ao Piso

Após a vitória do piso no Supremo Tribunal Federal (STF), vamos pressionar o governo estadual e todos os prefeitos do nosso estado para que o salário dos trabalhadores em educação sejam reajustados conforme a lei 11.738.
Os trabalhadores em educação do RN acompanharam a votação que durou cerca de seis horas, na quarta-feira (6), em Brasília. Por 7 votos a 2, a corte julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada em 2008 pelos governadores do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e determinou que o piso fosse considerado como salário base da carreira, sem gratificações incorporadas.
Para Janeayre Souto, diretora de organização do SINTE, a ADI descaracterizava o princípio da legislação que prevê o piso como valor abaixo do qual a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica. “O Supremo conseguiu absorver aquilo que defendemos historicamente, garantindo o piso como vencimento básico e ainda entendeu que são necessárias outras políticas públicas, além do salário, para a melhoria da educação pública”, apontou.
Diante do resultado, o SINTE vai cobrar do governo estadual e de todos os prefeitos do nosso estado à aplicação integral do valor exigido pelo Ministério da Educação (MEC), além do reajuste baseado no artigo 5º da lei o qual estabelece que “O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009”.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os valores da carreira inicial devem ser atualizados para R$ 1.597,32, a serem pagos aos docentes com nível médio, e R$ 2.395,98 para professores com nível superior, levando em conta a reivindicação de 50% de diferença salarial por matriz de formação.
“Vamos fazer mobilizações e acompanhar as que forem articuladas pela CNTE para exigir que quem não está pagando enfim pague o piso”, destaca Janeayre.
AULA-ATIVIDADE – Como não houve maioria no plenário, ficou para a próxima semana a votação sobre a regra de que um terço da carga horária do professor deverá ser reservado para atividades extraclasse como planejamento de aula e atualização. Os governos alegam que esse ponto da lei fere a autonomia dos estados e municípios em organizar seus próprios sistemas de ensino.

Fonte: SINTE RN
disponivel em:http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/837/trabalhadores_em_educacao_do_rn_comemoram_a_decisao_favoravel_ao_piso

segunda-feira, 4 de abril de 2011

'Só não estuda quem não quer', diz Dilma
Em seu programa de rádio, a presidente comentou os números do Fies em 2011
  Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff informou nesta segunda-feira, 4, que 34 mil alunos contrataram financiamento estudantil do governo desde 31 de janeiro e outros 29 mil processos estão sob análise. Ao comentar as novas regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), Dilma disse, em seu programa de rádio Café com a Presidenta, que "só não estuda quem não quer".

Os números, porém, foram avaliados como baixos pela presidente. Dilma lembrou da taxa de juros cobrada atualmente no Fies - 3,4% - e que o prazo para início do pagamento foi estendido para um ano e meio após a formatura. O montante pode ser pago em um período que represente três vezes a duração do curso, mais 12 meses.

De acordo com as novas regras do Fies, não há mais um período limitado para pedir o financiamento estudantil. As inscrições para o programa podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do aluno.

Disponivel em: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=229048

SAÙDE


Descobertos cinco novos genes de risco de Alzheimer

Ao estudar as causas genéticas da doença de Alzheimer, cientistas identificaram cinco novos genes, duplicando o número anterior de genes ligados à doença degenerativa.
Se medicamentos ou mudanças de estilo de vida puderem ser criados para combater essas variações genéticas, mais de 60% dos casos de Alzheimer poderão ser prevenidos, segundo os investigadores, cujo trabalho foi publicado na revista Nature Genetics.
Mas essas descobertas devem demorar pelo menos 15 anos, disseram eles.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, uma doença cerebral fatal que afecta a memória, o raciocínio, o comportamento e a capacidade de realizar afazeres comuns do dia a dia. A doença vem afectando cada vez mais as sociedades e economias de todo o mundo.
«Estamos a começar a juntar as peças do quebra-cabeças e a entender melhor» a doença, disse Julie Williams, do Centro de Genética e Genómica Neuropsiquiátricas da Universidade de Cardiff, que liderou o estudo.«Se conseguirmos eliminar os efeitos colaterais dos tratamentos com genes, esperamos que possamos então reduzir a proporção de pessoas que contraem Alzheimer a longo prazo.»Os investigadores afirmam que as variantes genéticas encontradas destacam as diferenças específicas em pessoas que contraem Alzheimer, incluindo variações no sistema imunológico, no modo pelo qual o cérebro lida com o colesterol e lipidos, bem como um processo chamado endocitose, que remove proteínas tóxicas do cérebro. A entidade Alzheimer´s Disease International prevê que, conforme a população envelhece, os casos de demência duplicarão a cada 20 anos, atingindo os cerca de 66 milhões em 2030 e 115 milhões em 2050. Boa parte das vítimas concentra-se em países pobres.

Fonte: Diário Digital
Deiponivel  em: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=503511&page=1