Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inaugurações;

A administração Nossa Força é Nosso Povo prossegue inaugrando obras em nosso município. confiram:

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Agradecimento

Obrigada a todos os(as) amigos(as) e familiares que me parabenizaram e enviaram mensagens em torno do meu aniversário. Obrigada pelo carinho de todos vocês.
Aruza Paiva.

Jornada Pedagógica

A Joranda Pedagógica que teve início dia 21/02 na Escola M. Josué de Oliveira, ocorreu de forma integrada nos dias 21,22 e 23/02, com oficinas direcionadas para todos os seguimentos que compõem a educação. Juntos as escolas municipais, estaduais e particulares oportunizaram aos seus servidores momentos de muito conhecimento através de oficinas e palestras ministradas por profissionais qualificados. Com o apoio do Prefeito e vice-prefeito Ademar Ferreira e Alcivan Viana e com o empenho e zelo do Sec. de Educação Assis Batista, a Jornada foi um grande momento no inicio do ano letivo,salientamos que esta terá continuidade até o dia 25/02 nas escolas onde cada gestor direcionará o trabalho com sua equipe pedagógica. Os professores da s escolas do Campo continuarão sua com sua jornada na escola M. Josué de Oliveira.Desejamos que todos façam uso dos conhecimentos adquiridos para melhor atender  as necessidade de aprendizagem dos nossos alunos. Parabéns à todos que  organizaram, patrocinaram e participaram da Jornada Pedagógica.

domingo, 20 de fevereiro de 2011


18/02/2011 Audiência

Sinte tem audiência com secretária de Educação do Estado

A direção do Sinte participou de uma audiência com a secretaria de Educação do Estado Betânia Leite Ramalho, nesta sexta-feira (18). No encontro foi discutido o pagamento de valores em atraso como a carga suplementar devida pelo estado desde 2009.
Sobre a carga suplementar, a secretaria afirmou que o pagamento está orçado em R$4 milhões. Mas disse que lutará para que o valor seja repassado aos educadores no mês de março. O calendário de pagamento dos servidores públicos ainda não está definido, mas a gestora afirmou que em março ele será publicado.
Na reunião também foi discutida a revisão do Plano de Carreira dos Professores. Na oportunidade, a secretária se mostrou interessas em conhecer o conteúdo da proposta e disse ainda que vai solicitar audiência com a governadora para tratar da questão.
Sobre os projetos de lei em tramitação, a gestora disse que esteve muito envolvida com o início do ano letivo e não tratou ainda dessa questão. Esses projetos dizem respeito a alterações na lei de gestão democrática e à lei que altera os portes das escolas e reorganiza o valor da gratificação em função de diretor e vice-diretor.
A proposta de alteração da jornada de trabalho na rede municipal também foi discutida. A secretaria disse que não tem um posicionamento no momento, mas iria apreciar o conteúdo. Sobre o Profuncionário, o Sinte solicitou que o comitê de política do estado voltasse a atuar. Betânia Leite se mostrou favorável a isso.
Durante a audiência, também foi apresentado o pleito da formação de novas turmas do Profuncionário, as condições de instalação em que acontecem as aulas, o trato dado aos tutores e coordenadores, que não se sentem estimulados a ministrar o curso. Também foi proposto que o governo ofereça o curso superior aos profissionais. A secretária achou a reivindicação interessante e afirmou que pesará sobre a questão.
GME
A secretária garantiu que o pagamento da Gratificação será feito este mês. A forma que se define o mérito também foi discutida e a gestora disse querer se aprofundar sobre a questão em outra oportunidade.
Aposentadorias
Betânia Leite disse que três novos assessores jurídicos foram integrados à Secretaria e que sua principal demanda será as aposentadorias.
Fonte:Sinte/RN
Disponivel em: http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/721/sinte_tem_audiencia_com_secretaria_de_educacao_do_estado

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A equipe da Secretaria de Educação, sob o comando do Secretário Assis Batista prepara os detalhes finais para a Jornada Pedagógica que acontecerá no período de 21 a 25 de fevereiro na Escola Mul. Josue de Oliveira. Desde já desejo suceso a todos os participantes.

Alguns membros da Equipe da Sec. de Educação.

Feliz Aniversário!

A minha querida colega Genilma Mota, meus Parabéns especial pelo seu niver. Deus continue te iluminando e abençoando sua vida para que sejas sempre muito feliz. tudo de bom querida, você é uma pessoa muito especial.
Bjus...Aruza
Genilma aqui ladeada pelas amigas Calingia e Sonia.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Formação para Professores.

Atenção professores efetivos da rede municipal de ensino, estão abertas as pré-inscrições para o curso PROINFO INTEGRADO 40h. As mesmas podem ser realizadas na Secretaria de Educação com ARUZA. Por gentileza procurem efetuar sua pré inscrição o mais rápido possivel, pois precisamos repassar a demanda para a coordenadora geral do PROINFO.
Dados necessários: contato telefonico / CPF/ RG.
Por: Aruza Paiva

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Álcool mata mais que Aids, tuberculose e violência, diz OMS

REUTERS 11/02/2011 11h18

O álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, mais do que a Aids, a tuberculose e a violência, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira.
O aumento da renda tem provocado o consumo excessivo em países populosos da África e da Ásia, incluindo Índia e África do Sul. Além disso, beber em excesso é um problema em muitos países desenvolvidos, informou a agência das Nações Unidas.
No entanto, as políticas de controle do álcool são fracas e ainda não são prioridade para a maioria dos governos, apesar do impacto que o hábito causa na sociedade: acidentes de carro, violência, doenças, abandono de crianças e ausência no trabalho, de acordo com o relatório.
Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas ao álcool, disse a OMS em seu "Relatório Global da Situação sobre Álcool e Saúde".
"O uso prejudicial do álcool é especialmente fatal em grupos etários mais jovens e beber é o principal fator de risco de morte no mundo entre homens de 15 a 59 anos", afirma o relatório.
Na Rússia e na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), uma em cada cinco mortes ocorre devido ao consumo prejudicial, a taxa mais elevada do planeta.
A bebedeira, que muitas vezes leva a um comportamentos de risco, agora é prevalente no Brasil, Cazaquistão, México, Rússia, África do Sul e na Ucrânia, e está aumentando entre outras populações, segundo a OMS.
"Mundialmente, cerca de 11% dos consumidores de álcool bebem bastante em ocasiões semanais; os homens superam as mulheres em quatro a cada uma. Eles praticam constantemente um consumo de risco em níveis muito mais elevados do que as mulheres em todas as regiões", disse o relatório.
Em maio passado, ministros da Saúde dos 193 países-membros da OMS concordaram em tentar conter o consumo excessivo de álcool e de outras formas crescentes do uso excessivo por meio de altos impostos sobre bebidas alcoólicas e restrições mais rígidas de comercialização.
Fonte: Correio do Estado
Disponivel em: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/alcool-mata-mais-que-aids-tuberculose-e-violencia-diz-oms_99060/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bolsa Família: termina dia 26 prazo para envio de informações de crianças de famílias que recebem o benefício
Autor: Undime
Data: 7/2/2011


As prefeituras têm até o dia 26 deste mês para informar as condições das crianças filhas de famílias que recebem o Programa Bolsa Família. Os gestores municipais devem enviar os dados, por exemplo, de crianças e adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vinculos. O calendário foi definido pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

As informações são incluídas mensalmente no Sistema de Controle e Acompanhamento das ações ofertadas pelo serviço socioeducativo do Peti, da secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério. A lei que criou o Bolsa Família diz que pelo menos 85 % das crianças e adolescentes devem participar de atividades socioeducativas promovidas pelo gestor municipal.

Em relação à área da sáude, os beneficiários devem manter atualizada a vacinação e fazer o acompanhamento das crianças com até seis anos, das gestantes e nutrizes. Já na área da educação, deve ser comprovada assiduidade de 85% nas aulas para crianças entre seis e quinze anos e de 75% para adolescentes entre dezesseis e dezessete anos.

Se as exigências não forem cumpridas, as famílias deverão ser acompanhadas pela equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que poderão suspender temporariamente os efeitos do descumprimento, evitando o cancelamento do benefício.

É imprescindível a integração entre as áreas de educação, saúde e assistência social, tanto nos governos locais quanto nos estaduais e no federal, para assegurar o direito de acesso a serviços públicos fundamentais e melhorar a situação das famílias atendidas pelos programas sociais.

O acompanhamento familiar dos beneficiários com problemas para cumprir as condicionalidades, feito pelos municípios, contribui para solucionar as dificuldades enfrentadas pelas famílias.

A instrução operacional que define o calendário e detalha o monitoramento das condicionalidades é uma publicação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde.

Saiba mais sobre o trabalho infantil no Brasil.

Educação

Em regra, menores de seis anos não podem ser aceitos no ensino fundamental. Mas há exceção
Autor: Undime
Data: 9/2/2011


Quando o assunto é educação, a palavra "repetência" nos remete a reprovação, despreparo, incapacidade do aluno em seguir adiante. A "repetência" é o sinal de que o estudante não está pronto para ser aprovado. Precisa, então, de mais um ano para que o conteúdo aplicado seja revisto. Essa expressão vem sendo usada pela imprensa para se referir à permanência do aluno na educação infantil. Ou seja, é como se a criança não estivesse preparada, do ponto de vista educacional, para sair da pré-escola. Essa referência não é correta. A permanência , no caso das crianças da educação infantil, não implica em revisão do que já foi ensinado. Até porque para elas, o aprendizado foi, principalmente, de socialização, coordenação motora, desenvolvimento da personalidade... É a primeira etapa do processo educacional de uma pessoa. E esses conceitos podem ser reforçados de outras maneiras.

A permanência das crianças na educação infantil vem sendo aplicada em alguns estados para adequar sua faixa etária à vida escolar futura. A Resolução 6/2010*, do Conselho Nacional de Educação (CNE) diz que a criança só irá para o primeiro ano fundamental, em 2011, com seis anos completos ou se fizer seis até o dia 31 de março do mesmo ano da matrícula. A exceção é para as crianças de cinco anos que já tenham convivência na escola. Isso quer dizer dois anos de educação infantil. Essa medida impede que alguns alunos, por causa da menor idade, avancem com os colegas que já completaram seis anos. Para que a regra valha para 2012, será necessária mais uma resolução do CNE.

Em São Paulo, o Conselho Educacional do estado orientou, de forma acertada, a todas as escolas a só aceitarem crianças que se encaixem no que diz a resolução do CNE. Por isso, alguns alunos menores de seis anos e que não passaram pela educação infantil não poderão ser matriculados. Mas muitos outros vão poder seguir adiante, justamente porque estiveram na educação infantil por dois anos. Esse últimos estão sendo prejudicados por alguma escolas particulares paulistas, que não estão seguindo a orientação dos Conselhos Estadual e Nacional.

A saída para os pais, até agora, tem sido recorrer à justiça. Eles conseguiram, por meio de liminares, que os filhos sejam matriculados no primeiro ano do ensino fundamental. "Não deve haver retenção por esse motivo. As escolas devem seguir a orientação e não reter os alunos", diz o professor César Callegari, integrante do CNE. A situação só será resolvida, segundo ele, depois da aprovação de uma lei regulamentando o assunto pelo Congresso Nacional.

O Projeto de Lei que prevê as alterações está tramitando na Câmara dos Deputados. O presidente da Undime, professor Carlos Eduardo Sanches, lamenta que esses casos tenham chegado às vias judiciais. Para ele, este é um problema nacional e também defende que a legislação seja atualizada: "a Undime aplaude a decisão do CNE e do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Mas uma solução definitiva é urgente e temos de trabalhar para isso”, completou.

*resolução 6/2010, de outubro, modificou a resolução 1/2010

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Celebração da vida!

O Vice-prefeito de Caraúbas Alcivan Viana comemora hoje mais um aniversário. E o Prefeito Ademar Ferreira juntamente com a Sec. de Ação Social Josilene Ferreira e a funcionaria Ana Paula Cruz prepararam uma surpresa para este dia: um delicioso café da manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao lado dos que fazem a gestão municipal, amigos e familiares Alcivan celebrou esse momento.Alguns amigos fizeran uso da palavra e levaram sua mensagem a Alcivan, que emocionado falou da importância desse momento e agradeceu o carinho de todos. Parabéns e tudo de bom para você.



clik na imagem para ampliá-la.
Conheça o relógio da alimentação
Para ter um corpo saudável é necessário exercício físico e boa alimentação. No entanto, não basta comer bem, é preciso ingerir o alimento correto na hora certa. Esse hábito, além de ajudar a manter o peso, garante uma qualidade da saúde.
"Além de não ter educação alimentar, a maioria das pessoas comem em horários errados e isso compromete o bom funcionamento do organismo e, por consequência, adoecem", fala o médico Ibernon Luiz.
Ele explica que outro problema comum são as dietas com grandes intervalos de jejum. "As pessoas que prolongam muito a alimentação, submetem o corpo inconscientemente a economizar energia e a consequência disso é o metabolismo ficar lento, pois o organismo não sabe quando será a próxima refeição. Com isso, a dificuldade de controlar o apetite é inevitável", destacou Ibernon.
Isso também explica o fato de pessoas continuarem ganhando peso, ou tendo desconforto, mesmo adotando uma alimentação saudável.
Comer mais vezes no decorrer do dia também não significa comer mais do que o necessário. Cientificamente se tem comprovado que refeições fracionadas de 3 em 3 horas estimulam o metabolismo a gastar energia com o processo de digestão e absorção.
O fracionamento das refeições deve buscar a presença de produtos saudáveis e diversificar o consumo, controlando as quantidades. Frutas, iogurtes, barrinhas de cereais, barrinhas de frutas, cereais integrais são excelentes escolhas para se intercalar entre as refeições principais.
Com as crianças, um problema comum ocasionado pela alimentação errada é a chamada constipação ou prisão de ventre. Daí a importância de orientação com um profissional.
O primeiro e grande passo para você ajustar sua alimentação, seria o fracionamento de sua dieta. Não deixar longos intervalos entre as refeições (no máximo 3h e meia), não esperar sentir fome para comer, seria fundamental para que o organismo se ajustasse metabolicamente.
Outra dica é respeitar também os horários de descanso do corpo. Mas tudo sem exagero. Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo. Da 0h às 4h é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, é importante dormir bem, o que não significa dormir muito.
Conheça os melhores horários para se alimentar. 

Fonte: Jornal de Fato
Disponivel em: http://www.defato.com/domingo/mulher.php

Educação


10/02/2011 Educação Estadual

Direção do Sinte se reunirá com secretária de Educação

Está marcada a segunda audiência entre o Sinte e a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho. O encontro será realizado na próxima terça-feira (15), a partir das 16h na Secretaria de Educação. “Nossa expectativa é que a secretária já apresente resoluções da pauta emergencial protocolada em 7 de janeiro deste ano”, diz a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
Fonte: SINTE/RN
Disponivel em: http://www.sintern.org.br/noticias

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A 13ª DIRED realizou nos dias 07 e 08/02  encontro com  gestores, coordenadores pedagógicos e supervisores. O referido encontro aconteceu em virtude da Jornada Pedagógica que tem prosseguimento até dia 11/02. Que juntos possamos levar o ensino aos nossos educandos e que no final do ano letivo possamos obter bons resultados.
Por: Aruza Paiva
Parabenizo Caçula Benevides pelos seus 50 Anos de carreira, tocando sempre um excelente Forró Pé de Serra. Continue fazendo sucesso, você merece.
Por: Aruza

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Educação

O Secretário de Educação de Caraúbas , Assis Batista e a Subsecretária Joenilma Menezes continuam realizando visita às escolas da rede municipal. Hoje realizam visita à Escola Municipal Gregório Batista na comunidade do Apanha Peixe.
Por: Aruza Paiva